PET Agro

Grupo PET Agronomia UNIPAMPA

O que é o Programa de Educação Tutorial – (PET)?

            O PET é um programa do governo federal brasileiro visando estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é composto por grupos PET, sendo que na UNIPAMPA existem 13 grupos. Os grupos são formados por 12 discentes bolsistas, com tutoria de um docente. O objetivo do programa é apoiar discentes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação, para desenvolverem ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor, assim, dando oportunidade aos alunos participantes de ampliar o conjunto de experiência em sua formação acadêmica e cidadã.

O que o PET faz?

            Os grupos PET realizam planejamento anual de atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e culturais, envolvendo os discentes em 20h semanais de atividades para atender aos objetivos do programa.

Visa propor e participar de atividades com foco:

  • no desenvolvimento do Curso e do Campus;
  • na aproximação da graduação com outros níveis de ensino e integração com a comunidade;
  • no desenvolvimento de trabalhos para a diversificação na agropecuária e no cuidado ambiental;
  • na formação profissional de excelência e cidadã.

Como fazer para participar do grupo PET:

            Para participar do grupo PET o discente deverá estar regularmente matriculado no curso de Agronomia. O mesmo, não pode ser bolsista de qualquer outro programa, com exceção do Plano Permanência. Além disso, deve apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 6,0, possuir disponibilidade de 20 horas semanais para às atividades do programa e assinar um termo de compromisso com o grupo PET. O discente que cumprir esses requisitos deve aguardar a publicação de edital de seleção de integrantes para o grupo, que é divulgado por e-mail e nas páginas do PET (facebook e Instagram). O ingresso ocorre somente por seleção.

Quais as responsabilidades dos integrantes:

Manter a qualidade acadêmica do programa e participar ativamente das atividades programadas; manter um bom rendimento no curso de graduação; ter no mínimo um trabalho acadêmico por ano, em apresentação ou publicação de natureza científica; não receber outra bolsa a não ser a do programa e, dessa forma, dedicar-se às atividades do curso de graduação e carga horária de 20 horas semanais pelo PET.

Para mais informações, entre em contato pelo nosso e-mail unipampa.petagronomia@gmail.com

Página do PET: https://linkme.bio/petagronomiaunipampa/