LAPEHME promove II Semana Infernal

Entre os dias 28 e 30 de Outubro acontecerá, no Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Ciclo de Palestras II Semana Infernal, dando continuidade ao evento realizado pela primeira vez em 2018, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovido pelo Programa de Pós Graduação em História (PPGH UFPEL).

Este Ciclo de Palestras é mais uma atividade organizada pelo Projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal”: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Média e Moderna, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME), do Curso de História, do Campus Jaguarão.

Contemporaneamente, temas relacionados a bruxaria, heresias e persistências de crenças pagãs na cristandade medieval e moderna tem ganho cada vez mais destaque na historiografia. Muito além de simplesmente despertarem o interesse do imaginário popular, tratam-se de objetos de pesquisa que remetem a formação de grupos marginais. Pessoas que podiam ser perseguidas e exterminadas pelas autoridades civis e religiosas, sem que ninguém levantasse a voz para protege-las. Ao longo da História a necessidade de criação de “bodes expiatórios” sempre foi uma constante para as estruturas de poder. Quem foram as bruxas e os hereges? Como o paganismo pré-cristão persistiu milênios dentro da cristandade? Por que estudar historicamente a concepção do Diabo e do Inferno como instrumento de controle social? De que forma estas categorias, aparentemente tão distantes de nossa realidade, podem nos fazer pensar nossa sociedade? Estas são questões que a II Semana Infernal se propõe a debater através das palestras de seus convidados.

Duas mesas de apresentação de pesquisas de discentes integrantes do LAPEHME:
– Wallyssom Dombrosk e Maria Eduarda Franco
– Adrienne Cardoso e Leticia Asami Makino

Palestrantes:
– Prof. Dr. Edison Cruxen (UNIPAMPA)
– Doutoranda Carolina Suriz (UFRGS)
– Doutoranda Amanda Basílio (UFPEL)
– Profa. Dra. Carolina Kesser (UPFEL)
– Prof. Dr. Francisco Mendonça Jr. (UFSM)

PROGRAMAÇÃO:
28.10.2019
14h – Abertura.
14h15min – Mesa de Discentes 1.
15h15min – Mesa de Discentes 2.
17h – Palestra (Prof. Dr. Edison Cruxen).

29.10.2019
15h – Palestra (Doutoranda Carolina Suriz).
16h – Palestra (Doutoranda Amanda Basílio).
19h – Cine Debate.

30.10.2019
15h – Palestra (Profa. Dra. Carolina Kesser).
16h – Palestra (Prof. Dr. Francisco Mendonça Jr.).