O curso de História-Licenciatura convida para a palestra do Dr. Marcus Vinícius de Freitas Rosa, a se realizar na sala 204, na quinta-feira, dia 25 de maio de 2017, às 19h.

O curso de História-Licenciatura convida para a palestra do Dr. Marcus Vinícius de Freitas Rosa, a se realizar na sala 204, na quinta-feira, dia 25 de maio de 2017, às 19h.

Marcus Rosa é graduado e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu tese que tematizou a história social do racismo em Porto Alegre entre o fim do século XIX e o começo do século XX. Atualmente, é servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos: relações de gênero, diversidade sexual e de raça”, no qual é coordenador do Projeto de Extensão Cotas Universitárias: explorando caminhos para jovens em contextos de medidas sócio-educativas. Atuou, ainda, como tutor e ministrante do Curso de Extensão Territórios Negros: patrimônio afro-brasileiro em Porto Alegre (edições 2015 e 2016), oferecido pela Faculdade de Educação/UFRGS

Bancas de TCC de 2016/2 serão realizadas entre os dias 11 e 13 de janeiro

Na próxima semana, entre quarta e sexta feira, dias 11, 12 e 13 de janeiro, haverá as sessões de defesa dos trabalhos de conclusão de curso deste semestre. Segue abaixo o cronograma:

Será emitido atestados de participação para os ouvintes.

Todas as sessões serão realizadas na sala 105 (exceção à banca do discente Bruno Escalante Ferreira, que ocorrerá na sala 501). Após o início de cada defesa, a porta será fechada, não sendo permitida a entrada durante a sessão.

Defesa pública de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): terça feira, 30 de agosto, 14h

O Curso de Licenciatura em História convida para a realização de defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do discente Pedro Henrique de Sousa Cáceres, intitulado “O Declínio da Cavalaria: Um Estudo do Modelo Tático Militar na Batalha de Aljubarrota (1385) Através da Crônica de D. João I, de Fernão Lopes”, desenvolvido sob orientação do Prof. Edison Cruxen.
Local: Sala 105 (Laboratório LACUMA/Unipampa-Jaguarão);
Dia: 30/08 (Terça-feira);
Horário: 14h.

Projeto de Ensino “História das mulheres e feminismo: um novo olhar sobre antigas perspectivas de gênero” vai promover o lançamento do livro infantil “SABES SABERES SABIDOS? Suleando os nossos sonhos!” nesta quarta feira, 27 de julho

O Projeto de Ensino “História das mulheres e feminismo: um novo olhar sobre antigas perspectivas de gênero” vai promover o lançamento do livro infantil “SABES SABERES SABIDOS? Suleando os nossos sonhos!”.

O livro é uma criação da Amigos da Terra Brasil e parceiros. É uma construção de muitas vozes, de todas as idades, cores, credos e gêneros.

A atividade contará com a presença de Marília Gutierres Gonçalves para um bate-papo. Marília é uma das organizadoras do livro e assentada em Herval.

Haverão conversas sobre soberania alimentar, resistência agroecológica, conhecimentos tradicionais, preservação da natureza, etc…

Estão tod@s convidad@s para construir a atividade.

QUANDO: Dia 27/07 (quarta-feira) às 17h30.
ONDE: Hall da Unipampa-Jaguarão.

2

Curso de História promove palestra “A nova história fiscal e suas fontes”

evento leticia

 

O Curso de História – Licenciatura da Unipampa promove palestra “A nova história fiscal e suas fontes”, com a Prof.ª Drª. Leticia dos Santos Ferreira.  Ela é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com a tese intitulada “É pedido, não tributo. O donativo de Inglaterra e paz de Holanda (Brasil e Portugal – c.1660-c.1725)”. Também é mestre em História pela UFF – dissertação intitulada “Amor, Sacrifício e Lealdade. O dote para o casamento de Catarina de Bragança e para a paz de Holanda. (Bahia, 1661-1725)”. Atualmente é professora adjunta do departamento de história da Universidade Federal do Tocantins e pós-doutoranda pela Universidade Federal Fluminense.

A palestra ocorrerá na próxima terça feira, 12 de julho, a partir das 20h, na sala 311.