X Semana da Consciência Negra de Jaguarão

O Curso de História-Licenciatura e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unipampa Campus Jaguarão – NEABI MOCINHA, junto aos coletivos, grupos e instituições que ajudaram a construir a Semana da Consciência Negra de Jaguarão, apresentam a programação para a comunidade acadêmica participar! Venha construir essa Semana conosco! As atividades são gratuitas e para todos os públicos!

 

Convite para palestra “História social dos impressos no Brasil do século XIX”: 24 de setembro, 19h

Na segunda feira, dia 24 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Unipampa, o Curso de História vai promover palestra com o Prof. Dr. Rodrigo Camargo de Godoi (Unicamp), intitulada “História social dos impressos no Brasil do século XIX: biografia, cidadania e política”.

O palestrante é professor de História do Brasil Império no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, IFCH-Unicamp. Graduado em História pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2006) é Mestre em Teoria e História Literária (2010) e Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2014). Principais temas de interesse: teatro e crônicas de Machado de Assis; história da literatura brasileira no século XIX; imprensa, edição e história do livro no Rio de Janeiro do século XIX; biografia; Francisco de Paula Brito.

Curso de Especialização em Ensino de História terá Aula Magna com o Prof. Fernando Seffner

No sábado 29 de setembro, às 9h, no auditório da Unipampa, o Curso de Especialização em Ensino de História vai promover sua Aula Magna com o Prof. Dr. Fernando Seffner (PPGEDU-UFRGS).

O professor Seffner possui vasta trajetória na pesquisa em Ensino de História, a partir de sua experiência enquanto educador no Ensino Básico e dos anos de docência no Ensino Superior, na orientação de estágios curriculares. Intitulada “Ensinar História: tempos turbulentos e desafios”, sua palestra irá tratar de mapear o território de tensões educacionais que marcam o Ensino de História na atualidade e entender melhor as questões políticas aí envolvidas, e como isto pode ajudar a traçar estratégias pedagógicas mais adequadas não apenas para lecionar mas para sobreviver nas salas de aula.

A entrada é gratuita, e serão entregues certificados aos participantes que realizarem inscrição prévia através do email lapeh.unipampa@gmail.com

Aula Magna do curso ocorrerá nesta terça feira, 22 de agosto, às 19h

Na próxima terça feira, 21 de agosto, a partir das 19h, no auditório do Campus Jaguarão, será realizada a Aula Magna do Curso de História, “O sentido das políticas afirmativas na guerra de raças”, com o Professor Doutor José Carlos Gomes dos Anjos.

O professor, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem atuado na discussão de temáticas das áreas da Sociologia de elites e Relações Interétnicas, Políticas públicas, elites intelectuais e desigualdade racial.

A entrada é gratuita.

 

Curso de História convida para defesa de banca de TCC: quarta feira 11 de julho, 19h, na sala 105

O Curso de História convida a comunidade para assistir à banca de defesa de TCC da discente Bruna Fenza, com o título “SER ALÉM DA GENITÁLIA: Escritas de si e processos de autoentendimento de pessoas trans entre a fronteira  Brasil e Uruguai”.

O trabalho tem como objetivo analisar a construção da identidade trans no contexto da fronteira entre Brasil e Uruguai. Para isso, se utilizou de um breve histórico do movimento LGBTQI+, demonstrando como foi possível a luta pelas identidades trans. O trabalho buscou compreender as principais políticas públicas nos dois países destinadas a esse público, a fim de delimitar aproximações e distanciamentos de suas abordagens de Estado, bem como se utilizou de relatos de pessoas trans que utilizam a fronteira entre os dois países para estabelecer vínculos e relações de afeto, lazer e trabalho.

Palavras-chave: Trans; Fronteira; Brasil e Uruguai.

Será nesta quarta feira 11 de julho, às 19h, na sala 105.

Inscrições para Curso de Especialização em Ensino de História estão abertas até 4 de junho

Com início em agosto de 2018, o Curso de Especialização em Ensino de História oferecido pelos docentes do Curso de História-Licenciatura está com inscrições abertas até o dia 04 de junho.

Com aulas às sextas feiras à noite aos sábados, o curso é gratuito e totaliza 360 horas.

As inscrições devem ser realizadas no link “PROCESSO SELETIVO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2018 Especialização em Ensino de História

Curso de formação continuada sobre temas da BNCC começa na próxima quarta 02 de maio e vai até julho

O curso de formação continuada intitulado “Questões contemporâneas em sala de aula: reflexões e práticas pedagógicas”, oferecido pelos/as professores/as do Curso de História-Licenciatura da Unipampa, é especialmente dirigido aos/às professores/as da rede pública de ensino, a profissionais recém-ingressantes na carreira do magistério, e a estudantes interessados/as.

São temas presentes na BNCC, tratados de forma crítica, através de oficinas.
Programação (sempre das 9h às 12h, na Biblioteca Pública de Jaguarão):

02 de maio: Abertura do Curso – Currículo e BNCC (Guinter Tlaija Leipnitz
Jônatas Marques Caratti)

24 de maio: Direitos humanos (Alessandra Gasparotto (UFPel))

05 de junho: Racismo e relações étnico-raciais (Caiuá Cardoso Al-Alam/Giane Vargas Escobar)

20 de junho: História e narrativas ameríndias (Leticia de Faria Ferreira)

05 de julho: História das mulheres e relações de gênero (Cassia Daiane Macedo Silveira/Renata Dla Sasso Freitas)

18 de julho: Visões sobre o “outro” e intolerância religiosa (Edison Bisso Cruxen/Rafael da Costa Campos)

Inscrições gratuitas – certificado de 24h
Para pré-inscrição e maiores informações, escrever para lapeh.unipampa@gmail.com

Laboratório de Estudos em História e Literatura divulga clube de leitura

O “Adamastor: clube de leitura em história e literatura” consiste em um projeto de extensão em que romances clássicos são lidos e discutidos de modo a elucidar diferentes processos históricos através de reflexões sobre a relação entre história e literatura. Através dos romances discutiremos temáticas como representação do passado, relações de gênero, relações étnico-raciais, espacialidade e história, entre outras. O projeto faz parte das atividades do Laboratório de Estudos em História e Literatura (LEHL) e será executado pelas docentes Cássia Macedo da Silveira e Renata Dal Sasso, além dos/as discentes ligados ao laboratório.

Interessados podem entrar em contato através do email lehlunipampa@gmail.com ou então através da página @lehlunipampa no facebook.