Licenciatura em História

GEESPA Debate Bibliográfico – 05/11, 17:30h

O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico.
Será na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, às 17:30h na sala 105. Debateremos a primeira parte do livro “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil”. Esta primeira parte, foca na trajetória de Luciana Lealdina de Araújo, que em 1901 fundou o Asylo São Benedicto, em Pelotas (RS), para o acolhimento de meninas negras, e também outra instituição com a mesma função em Bagé (RS), no ano de 1909.

Leremos da página 11 até a 85.
No encontro do próximo mês, em dezembro, leremos e debateremos o restante do livro, sobre a trajetória de Maria Helena Vargas da Silveira.
Participem!
OLIVEIRA, Fernanda. Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do brasil. Niterói: EdUFF, 2020. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 2).

Colóquio de História “A extrema direita global: história e nacionalismos”, 02/10 – 19h

Bom dia discentes.
Ocorrerá na próxima quarta-feira, às 19h, com o tema “A extrema direita global: história e nacionalismos”, conforme convite abaixo.
Fundamental que vocês compareçam e participem, pois é uma atividade que agrega todos/as estudantes do curso. As presenças das aulas nesta noite, também serão contabilizadas.
Palestra: A extrema direita global: história e nacionalismos
Ministrante: Profa. Tatiana Vargas Maia (DERI-UFRGS).
Data: 2 de outubro
Hora: 19h
Local: Sala 105
Abraços.

GEESPA – Debate Bibliográfico, 01/10 , 17:30h

Bom dia discentes.

O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico. Trata-se de uma atividade dialógica em grupo, abordando o conteúdo do tema e da bibliografia em específico a ser debatida.
Será na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, às 17:30h na sala 105. Debateremos o capítulo “O potencial libertador dos casamentos negros”, da tese de doutorando Franciele Oliveira.

LAPEH Convida: “Conhecendo o LEH/UFPEL: ações e experiências”.

O LAPEH, Laboratório de Pesquisa e Ensino de História da Unipampa-Jaguarão, convida para atividade “Conhecendo o LEH/UFPEL: ações e experiências”, com o Prof. Dr. Wilian Bonete (Ufpel). Será na próxima quinta-feira, dia 18.07, às 17:30. O Prof. Wilian está conosco via Google Meet e sua fala será transmitida na sala 105 (Laboratório de História).
Será fornecido atestado de participação.

GEESPA – Debate Bibliográfico, 18/06, 17:30h, sala 105

O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico.
A atividade ocorrerá na próxima terça-feira, dia 18 de junho, às 17:30h na sala 105 do prédio Administrativo.
Será abordada a temática da História Social da Escravidão, a partir de um texto de Henrique Espada Lima, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A atividade será certificada.

Convite para reabertura do LAPEH-Unipampa

No dia 13 de junho, quinta-feira, às 17:30, na sala 105, haverá a reabertura do Laboratório de Pesquisa em Ensino de História (LAPEH), coordenador por mim e vinculado ao curso de História da Unipampa.
Neste dia será apresentado o projeto de ensino e com isso convido todos e todas para participarem e conhecerem nossa proposta e cronograma de atividades para 2024.
Aguardo vocês!

GEESPA – VI Seminário Integrado, dia 04/06 17h

Com o sentido de possibilitar trocas de conhecimentos e acesso da comunidade ao diálogo com pesquisadores/as de fora da instituição, o Grupo de Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição, convida para o VI Seminário Integrado.
Na oportunidade, será recebido o professor e pesquisador Alisson Barcellos Balhego, que ministrará palestra com o título “Ativismo judicial: as ações de liberdade da Vila de Canguçu e a pressão que redundou no 13 de maio (1868-1887)”.
Alisson é mestre em História e atualmente cursa o doutorado em História no PPGH/UFPel.
A intenção da atividade é dialogar sobre os protagonismos negros na luta pela abolição e as experiências de liberdade que marcaram gerações de famílias negras na região sul do Estado.
A atividade, aberta a todos/as interessados/as, ocorrerá no dia 4 de junho, às 17h na sala 105 do campus Jaguarão.
A participação é gratuita e serão confeccionados certificados.