Alunos da disciplina de Conformação Mecânica realizam visita técnica em empresas do setor

Alunos da disciplina de Conformação Mecânica do curso de Engenharia Mecânica realizaram no dia 17/10 visitas técnicas nas empresas Fockink e Bruning Tecnometal, ambas na cidade de Panambi/RS.

Nas visitas os alunos estiveram acompanhados do prof. Leandro Thesing e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina de trabalho de duas importantes empresas do setor metal/mecânico do estado. Segundo o professor Leandro, visitas como estas permitem explorar junto aos alunos questões práticas de muitos conceitos que são vistos em sala de aula, sendo uma importante ferramenta para a formação dos alunos.

O curso de Engenharia Mecânica agradece a receptividade de ambas as empresas. Esta relação estreita entre a universidade e empresas é fundamental no ensino de engenharia.

Alunos do curso de Engenharia Mecânica realizam visita técnica

No dia 03 de outubro de 2017, alunos do curso de Engenharia Mecânica realizaram visita técnica na empresa AGRALE SA em Caxias do Sul/RS. Na visita, foi conhecida a Unidade 1 da empresa onde fica o centro administrativo e a planta de fabricação de peças e componentes automotivos, motores, caminhões leves e máquinas agrícolas.

No mesmo dia também foi realizada a visita na feira MERCOPAR que é uma importante feira que engloba diversos segmentos industriais. A feira é realizada anualmente, pelo SEBRAE/RS em parceria com a Hannover Fairs Sulamerica.

Durante as visitas os alunos estiveram acompanhados pelos servidores Carlos Aita e Ivan Lopes.

Servidores e alunos da Engenharia Mecânica fundem placa comemorativa dos 10 anos do campus Alegrete da UNIPAMPA

Servidores e alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA produziram, por fundição, uma placa de alumínio para comemorar o marco de 10 anos do campus Alegrete da UNIPAMPA. O que começou como uma ideia informal ganhou força e depois de muito trabalho de criação chegou-se a uma arte que reflete o caminho percorrido pelo campus Alegrete nesses 10 anos.

Alunos das disciplinas de Processos Metalúrgicos e de Conformação Mecânica sob a orientação do prof. Alexandre Hoffmann e auxílios do Eng. Dieison Fantineli, conseguiram, depois de extenuantes dias de trabalho, finalizar a placa que foi colocada junto ao saguão do bloco acadêmico do campus durante a tradicional cerimônia de celebração do aniversário do campus Alegrete.

Curso de Engenharia Mecânica recebe doação de material para aulas de soldagem

O curso de Engenharia Mecânica torna pública a doação feita pela empresa Lincoln Eletric do Brasil no dia 20/09, de um rolo de 12 kg de arame tubular para soldagem. O arame doado possui diâmetro de 1,6 mm e tem em seu interior (alma) um fluxo fusível cuja composição química permite produzir cordões de solda de alta dureza.
A doação foi bastante comemorada pelo prof. Alexandre Hoffmann, que ministra a disciplina de Soldagem, destacando a importância de ações como essa que aproximam as indústrias das universidades.
O prof. Alexandre salienta ainda  que essa doação vai contribuir para as aulas práticas da disciplina, na soldagem por processo a arco (MIG/MAG com eletrodo tubular).
A doação, feita pela empresa Lincoln Eletric do Brasil, foi articulada através do executivo de vendas e representante da empresa no RS, Sr. Alex Machado.
 image34