Curso de Engenharia Mecânica recebe doação de material para aulas de soldagem

O curso de Engenharia Mecânica torna pública a doação feita pela empresa Lincoln Eletric do Brasil no dia 20/09, de um rolo de 12 kg de arame tubular para soldagem. O arame doado possui diâmetro de 1,6 mm e tem em seu interior (alma) um fluxo fusível cuja composição química permite produzir cordões de solda de alta dureza.
A doação foi bastante comemorada pelo prof. Alexandre Hoffmann, que ministra a disciplina de Soldagem, destacando a importância de ações como essa que aproximam as indústrias das universidades.
O prof. Alexandre salienta ainda  que essa doação vai contribuir para as aulas práticas da disciplina, na soldagem por processo a arco (MIG/MAG com eletrodo tubular).
A doação, feita pela empresa Lincoln Eletric do Brasil, foi articulada através do executivo de vendas e representante da empresa no RS, Sr. Alex Machado.
 image34

Turma de Elementos de Máquinas I visita a usina de geração da CAAL

No dia 30 de setembro alunos da turma de Elementos de Máquinas I do curso de Engenharia Mecânica realizaram uma visita técnica junto a usina de geração da Cooperativa Agroindustrial de Alegrete (CAAL)

Na oportunidade foram visitadas as instalações da turbina de geração de eletricidade a partir da queima da casca do arroz. Posteriormente a turma visitou a oficina da usina onde se encontra em manutenção um redutor de velocidades de médio porte. Durante a visita os alunos puderam observar os elementos construtivos do redutor, o que enriquece/complementa os assuntos trabalhados em sala de aula, principalmente quanto ao projeto de eixos e árvores e fadiga. A visita foi acompanhada pelo professor Tonilson Rosendo.

O curso de Engenharia Mecânica agradece à CAAL, principalmente o Eng. André Luiz Rígoli por viabilizar a visita e o Eng. Átila Menezes pelo acompanhamento da turma.

image33image23

 

Curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA recebe selo de qualidade do Guia do Estudante da Editora Abril

É com grande satisfação que compartilhamos a notícia recebida no dia de hoje sobre o selo de qualidade recebido pelo curso de Engenharia Mecânica da Unipampa/Alegrete em avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) da editora Abril nos cursos superiores no ano de 2016. Este selo já constará na publicação do GE Profissões Vestibular 2017, que passará a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Uma notícia como essa reflete o trabalho realizado por todos: professores, técnicos administrativos, funcionários e, principalmente, pelos alunos que confiam sua formação acadêmica à nossa instituição. Todos estão de parabéns!

Selo_GE

 

Alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA realizam visita técnica

No dia 17 de agosto de 2016 alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA / campus Alegrete realizaram uma visita técnica nas empresas Rijeza Metalurgia e Grefortec, ambas localizadas na cidade de São Leopoldo/RS. A visita foi acompanhada pela professora Dra Ana Claudia Costa de Oliveira.

A empresa Rijeza Metalurgia desenvolve e implementa soluções contra desgastes superficiais para reduzir os custos de manutenção e aumentar a produtividade dos clientes através do aumento da vida útil de peças. Os alunos fizeram uma visita em toda a fábrica e ao laboratório dessa empresa. Foram vistos in loco os processos de aspersão térmica (método HVOF), cladding e arco elétrico.

A Grefortec é uma empresa que atua na fabricação e manutenção de fornos para tratamentos térmicos, na realização de tratamentos para clientes (recozimento, normalização, têmpera, revenimento, cementação e nitretação) e na fabricação de feixes de molas e outras peças automotivas. Nessa empresa os alunos visitaram as instalações, onde puderam observar na prática processos de tratamentos térmicos em larga escala.

Foto_Grefortec