Atividades de extensão em um pesque-pague na localidade de Tiaraju, São Gabriel, RS.

No dia 07/12/24, alunos do Curso de Tecnologia em Fruticultura, juntamente com os professores Igor Poletto, Frederico Vieira, André Copetti e Larissa Santos, realizaram uma visita técnica à propriedade do Sr. Cleo  localizado na localidade de Tiaraju em São Gabriel. 

O proprietário tem um pesque-pague juntamente com um pomar de frutíferas diversas, que foi implantado sem orientação técnica. Ele gostaria de utilizar o pomar como mais um atrativo para as pessoas que vão pescar, além de obter renda com a venda de frutas.

Inicialmente, o proprietário mostrou o pomar, fez um breve histórico de sua implantação e mostrou os principais problemas existentes. Em seguida, os alunos e professores fizeram um diagnóstico detalhado, observando, principalmente, a ocorrência de diversas pragas e doenças, deficiência nutricional, condições físicas do solo, etc. A equipe realizou avaliações do solo, abordando aspectos como textura, estrutura, drenagem e fertilidade, correlacionando o impacto direto dessas características na produtividade e saúde das plantas.

Após algumas horas de observações e avaliações a equipe orientou o proprietário sobre as medidas a serem tomadas com relação ao controle de pragas e doenças, priorizando  técnicas de manejo agroecológicas. Foi indicado opções de irrigação do pomar nos períodos de seca, aproveitando os açudes existentes na propriedade e, também, de drenagem do solo nos períodos de maior precipitação, já que o solo possui características vérticas. Para finalizar, recomendou-se a adubação, com a possibilidade de utilização de adubos orgânicos existentes na propriedade, com a utilização da compostagem ou vermicompostagem.

A visita técnica ao pesque-pague  permitiu o contato direto com os desafios reais do cultivo de frutíferas diversas. Essa integração entre teoria e prática reforça o compromisso do curso de Tecnologia em Fruticultura com a formação de profissionais capacitados e conscientes da importância da gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais.

Texto: Rogério Rosa Souto