Notícias | Relações Públicas – Bacharelado | Campus São Borja | Página: 31

Período de pedidos de validação de ACG segue até o dia 14 deste mês.

A coordenação do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural da Unipampa comunica aos estudantes que iniciou no dia 02 de maio e segue até dia 14, o período de pedido de aproveitamento das Atividades Complementares de Graduação (ACG).

As ACGs, disponíveis aqui, compreendem atividades de: ensino, pesquisa e extensão, além de atividades culturais, sociais, de gestão e artísticas. Os estudantes devem preencher a ficha de requerimento e protocolar o pedido de validação aos membros da comissão: prof. Cristóvão Almeida e profª. Elisa Terra.

Os professores conferirão, no ato do protocolo, os originais com as cópias dos documentos. Após análise, a Comissão encaminhará o processo à Secretaria Acadêmica para computar os créditos e divulgar os resultados.

Seleção de estagiário – IFFarroupilha Campus São Borja

O IFFarroupilha Campus São Borja está com as inscrições abertas para  seleção de estagiário externo de nível superior para atuar junto a Direção de Ensino, Direção de Aministração e Planejamento e Coordenação de Extensão. O período de inscrições é de 04 a 11 de maio de 2012, na Coordenação de Extensão do IFFarroupilha Campus São Borja, das 8:30h às 12h e das 14:00h às 17:30h. Poderão candidatar-se às vagas estudantes que atendem os seguintes pré-requisitos:

Vagas Lotação Requisito para inscrição Seleção Carga horária
01 Direção de Ensino Matriculados entre o 3º e o 6º semestres dos cursos de Letras, Relações Públicas ou Jornalismo. Prova Escrita
Prova de Títulos
Entrevistas
30h semanais
01 Direção de Administração e Planejamento Matriculados entre o 3º e o 6º semestres dos cursos de Administração, Gestão Pública ou Contabilidade. Prova Escrita
Prova de Títulos
Entrevistas
30h semanais
01 Coordenação de Extensão Matriculados entre o 3º e o 6º semestres dos cursos de Administração, Gestão Pública ou Contabilidade. Prova Escrita
Prova de Títulos
Entrevistas
30h semanais

Mais informações, consulte na íntegra o edital do processo seletivo no site www.sb.iffarroupilha.edu.br

Fonte: Assessoria de Relações Públicas (assessoriarp@sb.iffarroupilha.edu.br)

Aluna de Relações Públicas da Unipampa participou de evento nacional da Abrapcorp em São Luis do Maranhão


Mais de 200 participantes de todo o país que estiveram em São Luís/MA no VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abrapcorp, na Universidade Federal do Pampa. Do curso de Relações Públicas ênfase em Produção Cultural participou a discente Ivana Cavalcante do 3º período. O evento realizado no período de 26 a 28 de abril teve como temática a “Comunicação, Discurso e Organizações”.

A atual presidente da ABRAPCORP, prof. Ivone de Lourdes Oliveira, em seu discurso de abertura  disse estar feliz pela realização de mais um congresso da Associação, sobretudo porque é a primeira vez em que o evento acontece no Nordeste. A aluna que é natural da região e ex-aluna da instituição anfitriã, afirmou o orgulho de participar do evento.

A temática do evento veio atender a necessidade de ampliar o conhecimento da área sobre as teorias do discurso e sua fertilidade para os estudos de comunicação e relacionamento organizacional, bem como fomentar o desenvolvimento de pesquisas orientadas por essas teorias, além das que já estão em desenvolvimento. Mais que o esperado, a programação veio rigorosamente cumprir esta proposta explorando pelas mais diversas faces a análise do discurso como importante metodologia de estudo. Num painel esclarecedor, “O que se estuda em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil?”, os professores João José de Azevedo Curvello (Universidade Católica de Brasília), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo) e Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentaram as tendências de estudos e pesquisas desenvolvidas nas áreas citadas.

Ocorreram várias conferências sobre poder, identidade e diferença, linguagem e disputas discursivas, ética organizacional; folkcomunicação; lançamento de revistas e livros; mesas temáticas e projetos de iniciação científica. Além disso, muitos projetos de iniciação científica foram apresentados demonstrando o alto índice de aproveitamento das pesquisas em andamento na área. Como bolsista do projeto de extensão de Comunicação Digital do curso de Relações Públicas ênfase Produção Cultural, Ivana optou pela oficina para os alunos de graduação ofertada pela professora Fernanda Bastos (PUC-Minas) – intitulada “Impactos das mídias sociais nas organizações”, o curso versou acerca de estudos de casos para análise e avaliação das conseqüências das ações comunicacionais das organizações no contexto das redes sociais digitais. Bem como, da Mesa “Comunicação digital, novas tecnologias e mídias sociais”, coordenada pela professora Ana Lúcia Coelho Romero Novelli, da Universidade Católica de Brasília.

Cursos de Ciência Política e Relações Públicas da Unipampa realizaram palestra sobre gestão organizacional

O evento ocorreu na sexta-feira, 27 de abril, no Campus da UNIPAMPA –  com o tema “Gestão Organizacional”.  A palestra foi ministrada pelo empresário de tecnologia da informação e comunicação ( TIC) da Omega Tecnologia, Magnum Mello Foletto.

Magnum possui mais de 10 anos na área de soluções de TI, foi responsável pela implementação de médios e grandes projetos em ambientes da alta disponibilidade e hoje atua como Diretor Executivo da Omega Tecnologia de Santa Maria, empresa reconhecida pela MPE Brasil como a Melhor em Serviços de TI em nível nacional e recebeu o prêmio Medalha Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade em 2010.

A palestra iniciou com uma breve explanação, do também empresário e diretor executivo Gustavo Stock, que destacou a fundação da Omega Tecnologia juntamente com a GPSNet Provedor. Logo depois foi apresentado o vídeo institucional da Omega e Magnum salientou a importância de se criar um estilo de gestão empresarial através do planejamento estratégico organizacional, ação esta que contribui como ferramenta importante na busca da excelência nos processos da empresa. Através de diretrizes criadas, como manual de conduta e ética, pode-se entender que, é de extrema importância treinar e motivar os colaboradores, público esse que não apenas faz parte, mas que ajuda na construção da imagem organizacional e se reflete em todos os relacionamentos da empresa, nos diversos públicos de interesse.

Texto e fotos: Joseane Reinaço.

ULBRA promove painel sobre Conselhos de Comunicação

A Secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do Rio Grande do Sul, Vera Spolidoro, participa no campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil, dia 08 de maio, de um painel sobre os Conselhos de Comunicação no Brasil. A atividade é promovida pelo curso de Comunicação Social em parceria com o Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, que reúne os cursos de Comunicação do Estado.

O painel será realizado a partir das 14h30, no Plenarinho do prédio 10, e terá como público os coordenadores dos cursos de Comunicação Social e das Agências Experimentais de Comunicação da região, além de membros de entidades representativas de Comunicação, representantes de veículos de comunicação e das pró-reitorias da Universidade. A mediação será realizada pelo coordenador do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, professor Deivison Campos. No Brasil, apenas o estado da Bahia possui um Conselho de Comunicação em funcionamento.

A partir da possibilidade de criação de uma entidade dessa natureza no Rio Grande do Sul e em outros estados, além da proposta de um conselho nacional, o objetivo do painel é ampliar a participação dos cursos no processo de discussão sobre o controle social dos meios de comunicação.

Cursos de Ciência Política e Relações Públicas da Unipampa realizarão palestra sobre gestão organizacional nesta sexta-feira

O evento acontece neste dia 27 de abril, a partir das 19h – na sala 2310 da UNIPAMPA numa promoção dos cursos de Relações Públicas e Ciência Política com o tema “Gestão Organizacional”. A palestra será ministrada pelo empresário de tecnologia da informação e comunicação ( TIC) da Omega Tecnologia, Magnum Mello Foletto.

Magnum possui mais de 10 anos na área de soluções de TI, foi responsável pela implementação de médios e grandes projetos em ambientes da alta disponibilidade e hoje atua como Diretor Executivo da Omega Tecnologia de Santa Maria, empresa reconhecida pela MPE Brasil como Melhor em Serviços de TI em nível nacional e recebeu o prêmio Medalha Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade em 2010.

A palestra abrange as disciplinas de Psicologia Organizacional e Assessoria de Comunicação I dos referidos cursos.

Professor do curso de Relações Públicas ministra palestra na Semana Missioneira

Na noite de terça-feira, dia 24 de abril, na Câmara de Vereadores de São Borja, em decorrência das atividades da 1ª Semana Missioneira da cidade, ocorreu a 2ª noite do Seminário “Orgulho de Ser Missioneiro”, para ministrar foram convidados os doutorandos; Muriel Pinto, Tiago Costa Martins e Diego Luiz Vivian.

Além das palestras, a noite foi marcada pela doação de resquícios missioneiros, cerca de 110 pedaços em argila, que marcam o período. Os doadores foram o casal, Edemar e Cândida Werner, que entregaram ao município para que estas peças façam parte do acervo do museu municipal.

O primeiro palestrante da noite foi o Doutorando, Diego Luis Vivian, natural de São Miguel das Missões, fazendo parte da equipe do Museu das Missões, relatou sobre o histórico do museu e de como foi o construído o acervo museológico. O palestrante explicou que a instituição possui diversas atividades missioneiras, e isso resulta em um grande número de turistas que visitam a cidade missioneira, disse que foram mais de 60 mil turistas no ano passado e que em 2010 chegaram ao número de 100 mil turistas visitando o museu e as ruínas de São Miguel.

Logo após, foi à vez de Muriel Pinto, um São-Borjense, Doutorando em geografia, palestrou sobre a identidade missioneira, e os discursos que constroem a figura do homem missioneiro. Muriel salientou que a construção desta identidade é um processo contínuo que se dá através de trocas com outras culturas formando mais de uma identidade missioneira. O palestrante explicou que a diversidade de etnias e de costumes, que ocupam o mesmo espaço, neste caso as missões, formam identidades variadas e citou alguns exemplos; identidade missioneira pampiana, identidade missioneira reducional e identidade missioneira europeia.

Encerrando a noite de palestras, o Doutorando Tiago Costa Martins, professor do curso de Relações Públicas da Unipampa, falou sobre a identidade do Gaúcho. Para explicar sobre o assunto Tiago usou o conceito sociológico de pertencimento a determinado lugar. Deste modo, de acordo com a sociologia o sujeito é influenciado pelo ambiente que vive. O Doutorando utilizou o conceito de Rural x Urbano, Local x Global, para explicar como se dá a identidade do povo gaúcho no século XXI, onde um indivíduo conserva velhos aptos do gaúcho campeiro, agregando os confortos da vida moderna.

O segundo dia terminou, com o presidente da Câmara de Vereadores, Beto Souza, agradecendo a participação do público que tem lotado o plenário em todas as noites do seminário e mais uma vez se disponibilizou a divulgar e propagar mais atividades culturais para a comunidade de São Borja.

Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de São Borja.

ACS seleciona monitores voluntários em Comunicação Social

Estudantes a partir do terceiro semestre dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) podem, a partir desta quarta-feira, 18, se candidatar a uma vaga como monitores voluntários na Assessoria de Comunicação Social da Instituição. Conforme o edital 01/2012, que rege o processo seletivo, são ofertadas seis vagas para Jornalismo, duas vagas para Relações Públicas e duas vagas para Publicidade e Propaganda.A monitoria voluntária, a ser realizada na ACS em São Borja, tem carga horária prevista de 20 horas semanais, nos turnos da manhã e/ou tarde e/ou noite, e tem duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Os interessados nas vagas têm até o dia 26 de abril para fazer sua inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na ACS (Campus São Borja – Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200 – sala 302 A). Será necessário entregar a ficha de inscrição preenchida, disponível na ACS; histórico escolar atualizado (fornecido pela Secretaria Acadêmica do Campus), e currículo impresso.

Para participar da seleção é preciso que o candidato esteja regularmente matriculado e frequentando um dos cursos da Comunicação Social na UNIPAMPA; não tenha outras modalidades de bolsa na UNIPAMPA, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – moradia, alimentação e transporte; disponha de 20 horas semanais para atividades previstas; esteja matriculado nos cursos (relacionados às vagas) de Comunicação Social – Jornalismo; Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas a partir do terceiro semestre; tenha obtido aprovação em, no mínimo, 75% dos créditos matriculados no semestre anterior; tenha cursado ou estar cursando disciplinas da área a ser desenvolvida no Programa de Monitoria Voluntária.

A seleção se dará em duas etapas. Na primeira, será feita a avaliação do desempenho acadêmico com avaliação do histórico escolar com relação à média geral, número de reprovações e infrequências e avaliação do currículo do candidato. A segunda etapa é composta por entrevista. Os resultados da seleção devem ser publicados no dia 7 de maio.


Fonte: ACS – UNIPAMPA

1ª Semana Missioneira em São Borja, de 19 a 25 abril

A Câmara de São Borja está organizando a primeira Semana Missioneira para integrar programação Estadual. É uma semana que será dedicada à valorização histórica cultural missioneira, que contará com lançamento de revista resgatando a história Missioneira de São Borja, no evento terá palestras, seminário, inauguração de monumento e Tertúlia Missioneira, entre outras atividades.

Participe! Clique sobre 1ª Semana Missioneira para visualizar a programação.

Informações e inscrição no site semanamissioneira.blogspot.

Curso de Relações Públicas realizou Páscoa Solidária para cerca de 60 crianças

Na última segunda-feira, dia 02 de abril, em parceria com a Pastoral da Criança o curso realizou na Comunidade Conquistadora da Vila Alfredo Arno Andres, a Páscoa Solidária. Os alunos da disciplina de Política da Cultura juntamente com a professora Marislei Ribeiro arrecadaram balas, pirulitos e chocolates para a confecção de cestas de páscoa que foram distribuídas para 60 crianças da comunidade.

O local da confraternização para a entrega das cestas foi decorado com balões coloridos. A festa teve guloseimas como cachorro-quente, pipoca e refrigerantes. Também houve espaço para recreação com apresentação de personagens infantis e maquiagem decorativa. Ainda contemplou-se o CRAS e o Asilo São Vicente de Paula com os alimentos arrecadados para o evento.

Foto: Alunos de Relações Públicas fizeram a diferença na Páscoa de 60 crianças em São Borja com a ação social esta semana.

ATENÇÃO: Prazo de validação de ACG ocorre no início de maio

A coordenação do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural da Unipampa comunica aos estudantes que inicia no dia 02 de maio e segue até dia 14, o período de pedido de aproveitamento das Atividades Complementares de Graduação (ACG).

As ACGs, disponíveis aqui, compreendem atividades de: ensino, pesquisa e extensão, além de atividades culturais, sociais, de gestão e artísticas. Os estudantes devem preencher a ficha de requerimento e protocolar o pedido de validação aos membros da comissão: prof. Cristóvão Almeida e profª. Elisa Terra.

Os professores conferirão, no ato do protocolo, os originais com as cópias dos documentos. Após análise, a Comissão encaminhará o processo à Secretaria Acadêmica para computar os créditos e divulgar os resultados.

Seleção de Bolsista – Projetos de EXTENSÃO e MONITORIA do curso de Relações Públicas

A coordenação dos Projetos de EXTENSÃO: Comunicação Digital; Trânsito Seguroe Recepção Cultural do curso de RP II edição: “RP fora da caixa” e MONITORIA, aprovados pelo EDITAL PBDA 2012 – Programa de Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico – torna pública a abertura de três vagas, uma para cada projeto mencionado e quatro vagas destinadas à modalidade MONITORIA.

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO:

a) Estar regularmente matriculado (preferencialmente – curso de comunicação- habilitação Relações Públicas);

b) Habilidade para divulgação;

c) Estabelecer relacionamento com as parcerias do projeto.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DA BOLSA:

– Não possuir outra atividade remunerada, com exceção dos auxílios do Programa Bolsas de Permanência (PBP);

– Preencher Ficha de Inscrição e enviar por e-mail (clique sobre o nome para ter acesso a Ficha de Inscrição);

– Entregar cópia dos seguintes documentos:

• Histórico Escolar;

• Currículo Lattes atualizado;

• Documento com dados bancários (Cópia do cartão ou extrato);

• Documento de Identidade; CPF;

• Declaração de que não exerce outra atividade remunerada.

– Não ter pendências no que se refere à entrega de relatórios de atividades de outras bolsas;

– Os estudantes devem encaminhar, por e-mail até o dia 03 de abril, ficha de inscrição aos respectivos professores responsáveis pelos Projetos de Extensão e Ensino (Monitoria).

BOLSA EXTENSÃO:

a) Ter disponibilidade de dedicar 20 horas semanais, no projeto Comunicação digital (Cristóvão);

b) Ter disponibilidade de dedicar 12 horas semanais, no projeto Trânsito Seguro (Marislei);

c) Ter disponibilidade de dedicar 12 horas semanais, no projeto Recepção Cultural do curso de RP II edição: “RP fora da caixa” (Elisa).

BOLSA MONITORIA:

a)      Ter disponibilidade de dedicar 12 horas semanais para cada professor;

BOLSAS

Cristóvão Domingos de Almeida – 01 bolsa de extensão e 01 de monitoria;

Elisa Lubeck Terra – 01 bolsa de Extensão e 01 de monitoria;

Marislei Ribeiro – 01 bolsa de Extensão e 01 de monitoria;

Valmor Rhoden – 01 bolsa de monitoria

A divulgação da seleção será no dia 04 de abril, no mural e no site de RP. Vigência da bolsa: abril a dezembro de 2012.

Prof. Cristóvão Domingos de Almeida (e-mail: cristovaoalmeida@unipampa.edu.br)

Profa. Elisa Lubeck Terra (e-mail: elisaterra@unipampa.edu.br)

Profa. Dra. Marislei Ribeiro (e-mail: marisleiribeiro@unipampa.edu.br)

Prof. Valmor Rhoden (e-mail: valmor@unipampa.edu.br)

Curso de Relações Públicas promove Páscoa Solidária

Na próxima segunda-feira, dia 02 de abril, acontece a “Páscoa Solidária”, a partir das 18h, na Comunidade Conquistadora, sito à Rua 1º de Maio, Vila Alfredo Anuandres, Bairro do Passo. O evento é uma promoção do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), organizado pelos alunos da disciplina de Política da Cultura, lecionada pela professora Marislei Ribeiro.

A ideia de realizar esse evento surgiu na primeira aula de Política da Cultura, quando a professora sugeriu aos alunos esse trabalho como uma forma de inserção na comunidade localizada ao redor da universidade, e os mesmos aceitaram a proposta. Divididos em grupos, os alunos estão organizando todas as etapas da festividade, cuidando da decoração, criação de identidade visual, arrecadação de bebidas e do lanche, e de balas e chocolates para a confecção de cestas que serão doadas às crianças da Comunidade.

Além de conhecer melhor e estreitar os laços com a comunidade que circunda a UNIPAMPA, essa ação serve para reflexão de todos os envolvidos nesse processo, tanto os organizadores quanto os demais participantes. Páscoa é momento de nascimento, é um momento de despertar, e é papel do professor contribuir para este despertar, indo além dos conteúdos ministrados em aula, compartilhando vivências e proporcionando ao aluno situações onde ele próprio vivencie outras realidades e isto se reflita em uma formação mais humanística, necessária para qualquer profissional, principalmente se tratando do campo das Relações Públicas, onde o contato com diferentes grupos, cada um com suas peculiaridades, é necessário, e a capacidade de flutuar entre esses públicos e saber “ler” cada um deles é imprescindível para se tornar um bom profissional.

Leonardo Marion especial para Assessoria de Comunicação Social

Seleção de bolsista – Projeto de iniciação à extensão “Educação Emocional na Escola”: O educando aprendendo novas formas de ser e conviver

A coordenação do Projeto de iniciação à extensão “Educação Emocional na Escola”: O educando aprendendo novas formas de ser e conviver torna pública a abertura de uma vaga para bolsista para atividades de apoio junto ao projeto.

Trata-se de um programa voltado a “Educação Emocional”, que tem como objetivo principal auxiliar no desenvolvimento pessoal e social de jovens alunos, resgatando sua autoestima, melhorando sua capacidade de se comunicar, de conviver, respeitar as diferenças individuais, culturais e de lutar pela cidadania plena.

O Projeto está vinculado ao curso de ciências Sociais: Ciência Política, Licenciatura em Ciências Humanas, Relações Públicas.

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO:

  • Estar regularmente matriculado
  • Ter disponibilidade de dedicar 12 horas semanais
  • Possuir afinidade com o tema do projeto;
  • Capacidade de relacionamento e comunicação

As inscrições para a seleção deverão ser feitas exclusivamente por email ( juli.rhoden@gmail.com) até o dia 03 de abril. No ato da inscrição o candidato deverá enviar seus dados de identificação. Os dados que os candidatos devem informar para a inscrição constam do edital, disponível neste link.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DA BOLSA

  • Estar devidamente matriculado no semestre 2012-1;
  • Preencher a Ficha de Inscrição;
  • Entregar cópia dos seguintes documentos ao coordenador:
    • Histórico Escolar;
    • Currículo Lattes atualizado;
    • Documento com dados bancários (Cópia do cartão ou extrato);
    • Documento de Identidade;
    • CPF;
    • Comprovante de Residência;.
  • Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas.

Data da entrevista: dia 04 de abril, às 14h – em horário que será informado por email para cada candidato inscrito.

Dia 05 de abril – divulgação do resultado.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social