Notícias | Relações Públicas – Bacharelado | Campus São Borja | Página: 24

Curso de Relações Públicas da Unipampa firma acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para futuras publicações

Pensando em buscar novos investimentos e instalações de empresas em São Borja, e assim contribuir com a geração de renda e novos empregos, na tarde de segunda-feira, (17/02), foi realizada uma reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Unipampa, a fim de discutir parceria para futuras publicações. Participaram do encontro o secretário da pasta Antonio Corin, e representando o curso de Relações Públicas o professor Cristovão Almeida.

A Prefeitura lançará uma revista que terá apoio dos empresários locais, a fim de divulgar a cidade, através de reuniões empresariais. A proposta é informar o diagnóstico econômico do município. A outra publicação prevista é o Catálogo Talentos da Terra, que pretende contemplar obras de artesanatos, artísticos, entre outros. O município subsidiará o material e os alunos da universidade produzirão as publicações.

Curso de Relações Públicas da Unipampa participará de publicações locais. Créditos: Lucas Carvalho
Curso de Relações Públicas da Unipampa participará de publicações locais. Créditos: Lucas Carvalho.

 

 

 

 

 

Alunos fazem evento para comunidade acadêmica dia 24

A turma de Comunicação e Arte ministrada pela Professora Denise Silva, realizará uma instalação baseada nos cinco sentidos: Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato, dia 24 de fevereiro, das 20h às 22h, na sala 2203.

A proposta da iniciativa é criar um âmbito alternativo, no qual a pessoa que visitará a instalação será instigada a recorrer aos cinco sentidos, estimulando sua percepção sobre o que está ao seu redor, utilizando a comunicação e suas relações intersubjetivas na interpretação da arte.

O grupo de discentes da disciplina, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, realizou previamente releituras de obras de artistas plásticos, anteriormente trabalhados em aula, as quais também estarão disponíveis para apreciação no local. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica do Campus.

Curso de Relações Públicas promoveu reunião geral com alunos

Aconteceu dia 13 de fevereiro, na Sede da Pastoral da Criança no bairro do Passo a reunião geral do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Unipampa, que contou com a presença de professores e alunos dos quatro semestres.

A proposta da reunião foi entender as demandas e expectativas dos alunos em relação ao curso. Para isso foram elaboradas dinâmicas com a participação dos discentes, que realizaram a exposição das prioridades e linhas de ações mediante construção em grupo.

As sugestões e observações foram anotadas e servirão para outro momento que está sendo preparado pelo colegiado e coordenação e deverá reunir informações e retornos  no início do semestre letivo de 2014-1, em maio.

Foto: Bruna Camargo

 

Projeto Culturando terá primeira apresentação dia 21 na Unipampa

O projeto Culturando, desenvolvido pelo curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) terá sua primeira edição do ano no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 19h, no hall do Campus São Borja. A atração será o coral de crianças do projeto Vozes do Futuro da Escola de Samba Vai-Vai.

Desenvolvido pela responsável da Escola de Samba Vai-Vai, Bia Ifran, e pela professora Ana Maria Ifran, o projeto visa atender crianças da comunidade Boa Vista que estão em vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, são atendidas 32 crianças. Toda comunidade acadêmica da UNIPAMPA é convidada a prestigiar a apresentação cultural.

 

Texto: Fernanda Martins

Presidente do Conselho Regional de Relações Públicas fala sobre o exercício legal da profissão para alunos do curso na Unipampa

Aconteceu na última sexta-feira, 07, na sala 1303 da Universidade Federal do Pampa campus São Borja a palestra com a  Presidente do Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP) – 4ª Região, Maria Amélia Maneque Cruz. O encontro foi direcionado aos acadêmicos do 6º e 7º semestres do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural.

Maria Amélia conversou com os alunos sobre a ética e a legislação que regem a profissão de Relações Públicas,  além da fiscalização realizada pelo Conselho no que tange seu exercício legal. Também, tirou dúvidas em relação à carteira e o registro profissional. Ao final, a palestrante distribuiu aos alunos cartilhas do CONRERP – 4ª Região, com informações sobre o Conselho e as atividades regulamentadas do profissional de Relações Públicas.

 

                                                                                     Foto: Fernanda Martins

Agência Experimental de Relações Públicas realizou oficina de In Design

Nesta quinta feira, dia 06, foi realizada na Agência Experimental de Relações Públicas da Unipampa São Borja a oficina sobre o programa In Design, ministrada pela aluna Tamara Finardido do 8º semestre do curso de Jornalismo. A oficina foi voltada aos estagiários da agência e bolsistas do curso.

O software In Design é utilizado para diagramar e organizar páginas, apresentando várias ferramentas que aprimoram a elaboração de trabalhos de materiais informativos e institucionais. Foram trabalhados aspectos de diagramação de textos,  alinhamentos, leis de Gestalt, e utilização do programa para produzir trabalhos como jornais, revistas, anúncios, entre outros.

A oficina foi realizada com o intuito de proporcionar aprendizado aos acadêmicos com noções do programa para elaboração de trabalhos na área de Relações Públicas em assessoria de comunicação.

 

Foto: Fernanda Martins
Foto: Elana Weber

Alunos de Relações Públicas apresentam projetos culturais

Na noite da última segunda-feira, 03, acadêmicos do 6º semestre do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA apresentaram para clientes reais os projetos culturais desenvolvidos por eles.

A atividade contou com a presença da diretora da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Borja, Viviane Pimenta que fez parte da disciplina de Produção Cultural II, ministrada pelo professor Muriel Pinto.

 

Presidente do Conselho Regional de Relações Públicas falará para alunos da Unipampa

O Conselho Regional de Relações Públicas – 4ª Região – abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A atual presidente, Maria Amélia Maneque Cruz estará na Unipampa – São Borja falando para alunos do curso de Relações Públicas sobre a legislação e fiscalização do Conselho. A palestra será dia 07 de fevereiro, a partir das 19h, na sala 1.303. A atividade faz parte da disciplina de Ética e legislação em Relações Públicas.

Maria Amélia é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e graduada em Comunicação Social Habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seus principais projetos são: Projeto de Relacionamento: Cliente que trata da excelência no atendimento procurando a satisfação do cliente, observando o relacionamento cliente x escritório desde a assinatura do contrato até a entrega da obra. E o 2º:Projeto de Relacionamento, Lojas de Decoração que consiste na representação do escritório em coquetéis e mostras oferecido pelas lojas de decoração e no relacionamento escritório e loja de decoração desde o pedido de objetos para clientes, apoio para eventos e publicações até o pós-evento. Estes dois projetos foram desenvolvidos para o escritório G. Arquitetura, onde trabalhou ao lado do renomado arquiteto Gustavo Camargo. Atualmente presta assessoria autônoma para empresas e consultoria na área imobiliária.

 

 

COMUNICADO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS- ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL SOBRE O MOVIMENTO DISCENTE

Após reunião do colegiado do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural realizada na tarde desta quarta-feira, 29, foi decidido que os professores do curso continuarão cumprindo suas atividades letivas durante a semana. Todavia, não se opõem ao movimento discente e acreditam em sua legitimidade para a construção de uma realidade universitária melhor. Assim, a recomendação do colegiado do curso é que os professores sigam suas atividades docentes, porém, sem a realização de atividades avaliativas nesse período.

Atenciosamente,

Colegiado do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural

Professor do curso de Relações Públicas da Unipampa São Borja defende tese de doutorado em Comunicação na PUCRS

A tese foi defendida pelo professor Valmor Rhoden, do curso de Relações Públicas da Unipampa – campus São Borja no último dia 16 de dezembro, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, com orientação da professora PhD Cláudia Peixoto de Moura. Participaram da banca examinadora, as professoras: Adriana Amaral da  UNISINOS; Celsi Brönstrup Silvestrin da UFPR; Cleusa Maria Andrade Scroferneker da  PUCRS e Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello da  UFSM.

O objetivo da tese foi compreender as Relações Públicas Digitais no ensino superior e verificar, através de estudo de caso, sua inserção nos cursos da área na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo do desenvolvimento do estudo, procurou-se responder ao seguinte questionamento: Como o ensino superior de Relações Públicas insere as novas tecnologias digitais na formação de seus alunos? Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, incluindo livros, dissertações e teses, anais dos eventos e revistas científicas de Comunicação e Educação.

Além de pesquisar os projetos dos cursos, os coordenadores de cursos foram entrevistados, foram ainda analisadas a Resolução Normativa nº 43, do Conselho Federal de Relações Públicas que rege as áreas de atuação profissional no país – as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002 e de 2013, homologadas pelo Ministério da Educação. Os resultados apontaram uma lacuna quanto à inserção do digital nos cursos e documentos pesquisados.

Para o professor Valmor, com a pesquisa pretende-se contribuir para que a comunidade acadêmica da área entenda a relevância nas discussões sobre a profissão, que exige conhecimento e domínio dos recursos digitais nos tempos atuais.

Texto: Valmor Rhoden

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Professoras da banca junto com autor da tese após a defesa.

Projeto Hora de falar de bullying da Unipampa mobilizou escolas estaduais de São Borja em evento

Exposição fecha ciclo de atividades propostas para 2013.

O Projeto Hora de Falar de Bullying, da Unipampa, iniciou em março de 2013 e desde então tem desenvolvido nas escolas do município um trabalho de mobilização e conscientização a cerca do tema bullying.

Através de pesquisas de campo realizadas com mais de 900 alunos, ainda no primeiro semestre deste ano foi verificado que cerca de 70% deles já sofreram com algum tipo de intimidação ou agressão, e 78%  disseram já ter visto os colegas sofrerem com esse comportamento nas escolas.

A partir desses números, acadêmicos de diversos cursos da Unipampa, implementaram ações direcionadas para pais, professores e alunos. As ações envolveram palestras para pais, oficinas desenvolvidas nas formações de professores e teatro, música e dinâmicas diversas para alunos. E para finalizar, um evento que reuniu cerca de 1.200 alunos, professores e comunidade em geral.

O evento I Exposição de Projetos – todos contra o bullying – aconteceu na última terça-feira, 26, no Clube Recreativo Samborjense, tendo como objetivo principal proporcionar um momento de troca e reflexão entre os públicos. As escolas apresentaram seus projetos, trabalhos e atividades artísticas e culturais e puderam participar de grupos de discussão, assistir o audiovisual contendo os principais conceitos do tema, deixar suas mensagens em murais e o principal aprender brincando, cantando, colorindo e fazendo das manifestações artísticas e culturais uma ferramenta de combate e prevenção à violência, dentre elas o bullying.

I exposição reuniu centenas de alunos

Também aconteceu um ato solene com o objetivo inicial de entrega dos certificados as escolas participantes e encerramento oficial das atividades do projeto deste ano foi palco também para promulgação da Lei municipal nº 4.742 de 31 de julho de 2013, que dispõem sobre o desenvolvimento de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no município de São Borja. O projeto de Lei foi proposto pelo vereador Tiago Cadó no decorrer deste ano e sancionado pela Câmara de Vereadores, foi assinado pelo Prefeito no evento e representantes do projeto e da 35ª Coordenadoria Regional de Educação também assinaram o documento.  Além disso, as autoridades presentes receberam as propostas que as escolas fizerem de ações contra o bullying.

Ações como esta podem ter resultados inesperados e maiores que o proposto para uma atividade acadêmica, e trazer resultados positivos também na esfera política em benefício aos cidadãos, em especial, neste caso aos alunos da rede escolar de São Borja. Somadas, as atividades do projeto mobilizaram mais de 2.800 pessoas diretamente, mais o público que recebeu informações em sua casa através das estratégias de comunicação como anúncios e notícias pelo jornal local, os spots veiculados nas rádios, pelo site do projeto ou mesmo nas informações disseminadas nas cartilhas elaboradas e distribuídas com esta finalidade. Foram mais de 40 acadêmicos dos diversos cursos da Universidade que contribuíram nas várias atividades desenvolvidas e 15 empresas e instituições parceiras que deram apoio para viabilizar as propostas do projeto.

Para a equipe organizadora os objetivos foram alcançados, dentre eles o de ter sensibilizado e conscientizado o público alvo do projeto (alunos, diretores e professores das escolas atendidas e em consequência as famílias destes) para importância do tema, alertando que para a redução efetiva do comportamento de bullying é necessária à continuidade e permanência de propostas como esta, assim como, é fundamental uma mudança de comportamento social, com trabalho, esforço e boa vontade de todos.

Para mais informações sobre as etapas desenvolvidas, com a cobertura completa do projeto, materiais de apoio, sugestões de livros e filmes, entre outros, podem ser acessados através do site http://horadefalardebullying.com.br/.

O apoio do projeto foi da LM Representações, Folha de São Borja, Rádios Fronteira FM e Cultura AM, Stampa Pneus, Marta Ferragens, Pirahy Alimentos, GPS Net, Sorveteria Estrela, Graffiti Papelaria, Clube Recreativo Samborjense, Santa Inês Transportes, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Bancários, Instituto de Cultura Espírita Caminho da Luz e Foto Márcia.

autoridades receberam propostas contra o bullying de escolas

 

 

Texto: Josenia Austria.

Crédito das fotos: Fernanda Martins

Roteiro missioneiro é tema de visita técnica

No dia 26 de novembro, os acadêmicos do curso de Relações Públicas ênfase em produção cultural da UNIPAMPA, campus São Borja, realizaram uma visita técnica em Santo Ângelo com o objetivo de conhecer um pouco da história missioneira, preservada neste município.

A visitação teve início no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, passando pela Praça Pinheiro Machado, pelo Museu a Céu Aberto, pela Catedral Angelopolitana, sendo guiada pela arqueóloga Raquel Machado Rech, que apresentou a história das reduções jesuíticas e do sítio arqueológico.

O roteiro incluiu também a visita ao Centro de Cultura Missioneira (CCM) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo, aonde a professora Nadir Damiani relatou fatos ocorridos desde a fundação do CCM em 1984 até hoje. E para finalizar os alunos visitam a antiga Estação Férrea, em que está o Memorial Coluna Prestes, para conhecer um pouco da trajetória de Luís Carlos Prestes e os equipamentos ferroviários utilizados entre os anos de 1921 a 1969, período de funcionamento da Estação Férrea do município.

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Esta visita técnica integra uma das atividades de ensino do componente curricular “Política da Cultura”, ministrado pelo professor Tiago Costa Martins do curso de Relações Públicas e contou com o apoio do professor Joel Felipe Guindani. A proposta dos professores é continuar realizando estes pequenos roteiros pela região das Missões como uma estratégia complementar às atividades desenvolvidas no componente, bem como proporcionar o conhecimento in loco aos alunos.

 

Texto: Daiane Gampert.

Agência Experimental de Relações Públicas e Produção Cultural abre seleção para voluntários

A coordenação da Agência Experimental de Relações Públicas e Produção Cultural torna pública a abertura de três vagas destinadas à modalidade BOLSISTA VOLUNTÁRIO.

-REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Estar regularmente matriculado (terceiro, quinto ou sexto) semestre do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural;

-DOCUMENTOS E PRAZOS DE INSCRIÇÃO
• Preencher Ficha de Inscrição e enviar por e-mail até dia 12 de novembro.
• Enviar cópia dos seguintes documentos:
• Histórico Escolar;
• Currículo;
• Disponibilidade de horário para as atividades de pelo menos 12 horas semanais.

-CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os critérios de seleção são análise do histórico, currículo e entrevista. A divulgação da seleção será no dia 18 de novembro, no mural e no site de RP. Vigência da seleção: novembro de 2013 a junho de 2014, podendo ser renovado por mais seis meses. Os clientes da agência são os cursos de graduação e o campus São Borja da UNIPAMPA.

BENEFÍCIOS DO ESTÁGIO DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL

• Atestado de ACGs
• Experiência de práticas profissionais
• Criação de redes de relacionamento com clientes reais
• Oportunidade de trabalho e reconhecimento profissional
• Desenvolvimento de atividades específicas de RP e Produção Cultural
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está na página da agência no site do curso e enviá-la para o e-mail cursorp@unipampa.edu.br,

Curso de Relações Públicas da Unipampa promoveu II mostra das assessorias de comunicação

O Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural promoveu nesta semana a 2ª  Mostra de comunicação, tendo como objetivo principal divulgar todo o trabalho da disciplina de assessoria de comunicação II realizada  pelos acadêmicos do  5º semestre do curso nas organizações e entidades de São Borja.

Cabe à área de relações públicas, diagnosticar os problemas de comunicação internos e externos e a partir disto propor políticas e estratégias que atendam as necessidades de comunicação das entidades com os mesmos, estabelecendo relacionamentos estratégicos  da organização com seus públicos de interesse.

A mostra contou com a presença de vários empresários que são os clientes. Alguns trabalhos de destaque abriram espaço de estágio, inclusive de contratação para os futuros egressos do curso na cidade. Na avaliação do professor Valmor Rhoden, a mostra é uma possibilidade do curso mostrar a importância que a comunicação tem para uma organização, desde que seja feita de forma planejada e contínua. Temos que fazer este tipo de evento junto ao empresário local, pois precisamos trabalhar para abrir mercado para os relações-públicas.


A Mostra das assessorias traz clientes reais para a Universidade onde as estratégias e os resultados de comunicação são apresentados e discutidos com os gestores.

 

 

Crédito das fotos: Anelice Belmonte

Acadêmicos do 5º semestre promovem atividades em incentivo à leitura

 

Através de um trabalho da disciplina de Produção Cultural I, foi criado o projeto “Grandes Obras para Pequenos Sonhadores” pelos acadêmicos do 5º semestre do curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA. Voltado para o público infantil, o objetivo do projeto foi incentivar a prática da leitura entre crianças carentes e em vulnerabilidade social. As ações aconteceram nos dias 08 e 09 de outubro, na Escola Municipal Fernando Ferrari e Centro da Pastoral da Criança, respectivamente. As atividades dos acadêmicos consistiam em contar clássicas histórias, e com o apoio da empresa PLOC, vestiram fantasias de conhecidos personagens infantis. Além de levar cantigas e brincadeiras para proporcionar momentos de lazer, interação e diversão aos “pequenos”. Aproximadamente, cerca de 170 crianças foram contempladas com as atividades nesses dois dias. Segundo a diretora da escola, Denise Escobar, essas atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem e estimulam as crianças, “Tudo que tu fizer da parte lúdica, eles te respondem, por que eles são carentes também de afeto. Tu podes ensinar usando a brincadeira, a realidade dela é o lúdico! Tem que trazer para ela toda aprendizagem de forma divertida, alegre. Que ele aprenda sem se dar conta que está aprendendo”, ressaltou a pedagoga.”

 Texto: Laura Escobar

Fotos: Carolina Campos e Fernando Acosta