Cena Queer recebe recursos da Lei Paulo Gustavo para a realização da II Edição
Na noite da última segunda-feira (04/03), aconteceu o ato de assinatura da homologação de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Borja. Nesta sessão, o evento “Cena Queer: quando o mundo se movimenta” foi contemplado com o valor de R$10 mil para a realização de uma segunda edição.
Victor Salcedo, estudante de Relações Públicas, em Sessão na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, é um dos idealizadores do evento Cena Queer.
Produzida a partir do componente curricular “Gestão de Eventos, Cerimonial e
Protocolo”, do curso de Relações Públicas da Unipampa – Campus São Borja, a I
edição do evento teve como objetivo celebrar a cultura queer local, sendo um
espaço de expressão e representatividade ao colocar artistas, empreendedores e
personalidades da comunidade LGBTQIAPN+ em evidência.
Os recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo serão utilizados para fortalecer e
expandir o trabalho idealizado em sala de aula, em 2023, pelos discentes Antônio
Kanaan, Camili Froner, Cassiano Battisti, Flávia Ortiz, Gabriel de Oliveira, Karen
Alves, Kauany Mantelli, Priscila Miranda, Thalia Ferreira e Victor Salcedo, com
orientação do Prof. Dr. Paulo Júnior Melo da Luz.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar no 195, de 08 de julho de 2022) dispõe
sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em
decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. O
município de São Borja foi contemplado com R$530 mil para incentivo à Cultura,
com 56 projetos inscritos, totalizando mais de R$900 mil em valores de propostas
junto à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEMCTEL).
O professor e coordenador do evento, Paulo Júnior Melo da Luz, declarou
entusiasmo para concepção de uma segunda edição: “O Cena Queer foi feito por
estudantes de comunicação, desenvolvido como projeto cultural e amparado por
pessoas comprometidas que querem ver brilhar a criatividade e a energia de uma
comunidade há tempos marginalizada”.
Para saber mais informações sobre a segunda edição do evento, acompanhe o
perfil oficial @cena.queer no Instagram.
Texto: Thalia Ferreira e Victor Salcedo.
Nota de Esclarecimento
Alunos de Relações Públicas recebem certificados pela aplicação de pesquisa
No dia 14/07 (sexta-feira) alunos de Relações Públicas visitaram o 2° Regimento Mecanizado de Cavalaria João Manoel e receberam certificados de participação em cerimônia. O evento aconteceu em decorrência de uma parceria entre o curso de Relações Públicas e o exército. O intuito desta colaboração era auxiliar as forças armadas na mensuração do alcance e da recepção da população são-borjense em relação às propagandas feitas sobre a operação Ágata Sul e propor aos alunos a união da prática com a teoria.
A pesquisa aconteceu na semana do dia 09/07 (domingo) até o dia 13/07 (quinta-feira), tendo a sua finalização e certificação na sexta. Ao todo foram dispostos oito alunos voluntários de Relações Públicas e foram entrevistados mais de 250 pessoas, a pesquisa foi dividida por bairros e por idade. Ao finalizar as atividades, os alunos ganharam certificados de horas em cerimônia de agradecimento com oficiais e o comandante do regimento, além disso, o exército também promoveu uma visitação guiada pelo museu militar e equipamentos de guerra.
O subtenente Almeida, um dos responsáveis pelo gabinete de Relações Públicas do regimento, comenta que “[..] é muito bom ver a aproximação do exército com a universidade [..]” complementando a fala do subtenente, a coordenadora do curso, Marcela Guimarães discorre “A realização da pesquisa foi uma grande oportunidade para os alunos conhecerem a realidade de outras instituições do município, aplicando conhecimentos de pesquisa trabalhando em sala de aula.”
Encerramento da 1ª Oficina de Leitura e Produção Textual da Unipampa
Projeto Oficinas de Leitura e Produção Textual no Ensino Superior.
No dia 30/06, aconteceu a última aula da 1a Oficina de Leitura e Produção Textual do Projeto de Ensino Oficinas de Leitura e Produção Textual no Ensino Superior, coordenado pela Profa. Dra. Paula Daniele Pavan.
As aulas aconteceram durante cinco encontros e tiveram como objetivo desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos discentes da Unipampa – Campus São Borja. Os alunos aprenderam as normas adequadas para desenvolver textos acadêmicos e compartilharam suas experiências com produções textuais.
Para a discente Elaine Cristina Santos da Rosa, participar da oficina foi importante para desenvolver e aprender como fazer um resumo com suas próprias ideias, pois tinha muito bloqueio de desenvolver a escrita de um texto através do seu próprio entendimento. Logo após a primeira atividade desenvolvida na oficina, conseguiu aplicar com êxito as técnicas em trabalho da disciplina do seu curso.
O Projeto irá retornar com as atividades no segundo semestre de 2023 e abrirá inscrições para os interessados em participar.
Evento de Relações Públicas da Unipampa ganha prêmio no Expocom
O trabalho “Sexta-feira muito louca” ficou em primeiro lugar na categoria Organização de Eventos do EXPOCOM 2023, durante o Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, 08 a 10 de junho na Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava/PR.
O evento que foi idealizado e realizado pelos acadêmicos Paloma Ferreira, Luis Henrique, Maria Luiza Rosado, Gabriela Bortolazzo, Matheus Pacheco, Iago Bianchi, Bruna Ramires e Bruno Castilhos com orientação da Profª Dra Elisa Lubeck no componente curricular de “Gestão de eventos e Cerimonial e Protocolo” em 2022, teve como objetivo proporcionar uma experiência imersiva e nostálgica nos anos 2000.
Agora o trabalho irá concorrer ao prêmio nacional no Expocom que ocorre nos dias 05 a 08 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema central, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Equipe vencedora
Coordenação do Curso de Relações Públicas promove reunião com discentes e docentes
Ocorreu na última quarta-feira (31), na sala 1207 do Campus 1, a reunião promovida pela Coordenação do Curso de Relações Públicas, para apresentação do processo de renovação do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, previsto para junho do ano corrente.
Estiveram presentes na reunião o diretor do campus, Prof. Valmor Rhoden, o coordenador acadêmico Thiago Sampaio, docentes e discentes do 1º, 3º, 5º e 7º semestre do curso.
O encontro teve como principal objetivo sanar as dúvidas relacionadas ao curso e estreitar os laços entre coordenação, docentes e discentes.
Para a coordenadora Marcela Guimarães e Silva, “a importância da reunião residiu no encontro de docentes, discentes e da direção do campus, em um momento de reflexão sobre o próprio curso. Para que assim, os alunos possam tomar conhecimento de tudo o que acontece, manifestar-se e dialogar com a coordenação, docentes e direção.”
Por fim, além de aprimorar esse diálogo dentro do curso, foi apresentada a representante discente, os estagiários da assessoria de comunicação do curso e o DARP (Diretório Acadêmico de Relações Públicas). Também foram mencionados os projetos de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidos, bem como os serviços de auxílio aos discentes disponíveis na Universidade.
Coordenadoras do Curso de Relações Públicas.
Público presente.
3ª edição In-Palco: um projeto que une as pessoas através da dança e inclusão
3ª edição In-Palco: um projeto que une as pessoas através da dança e inclusão
Foi realizado no dia 27 de maio de 2023 a 3ª edição do festival de dança inclusiva, In-Palco, no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus em São Borja. O evento teve início às 10h das manhã e se estendeu até o final do dia com mais de 60 apresentações artísticas das mais diversas modalidades, dentre elas ocorreram apresentações de dança gaúcha, folclórica, balé, hip-hop, etc.
Os participantes eram todos alunos integrantes de projetos inclusivos não só das escolas de São Borja, mas também de diversos lugares do estado do Rio Grande do Sul como Itaqui, Santiago, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, bem como de outros países como Argentina e Venezuela.
O evento foi organizado por Mara Cabral com a colaboração dos discentes voluntários do curso de Relações Públicas da Unipampa. Estiveram presentes para prestigiar o evento autoridades do município e o Técnico em Assuntos Estudante Beno Poll representando o diretor da Unipampa campus São Borja.
Sobre o evento, Mara Cabral declara que para ela “o In-Palco significa inclusão e inclusão é amor e a inclusão existe só que ela precisa ser praticada e o In-Palco é a prática da inclusão no palco. Assim, através da realização desse projeto é despertado o melhor dentro dos corações das crianças e jovens pois a dança faz as crianças realizarem sonhos e o In-Palco é um sonho realizado através da dança”.
Equipe de alunos do curso de Relações Públicas que trabalhou no evento.
São Borja promove 3ª Mostra de Dança Inclusiva: In-Palco
Unindo inclusão, dança, comunicação, cultura e solidariedade, a Cia de Dança Mara Cabral promoverá mais uma edição do In-Palco
Acontecerá dia 27 de maio, a 3ª Mostra de Dança Inclusiva de São Borja: In-Palco, no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus. O In-Palco é promovido pela Academia de Ginástica e Cia de Dança Mara Cabral, com o apoio do curso de Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa.
Unindo inclusão, dança, comunicação e cultura, o In-Palco tem como propósito proporcionar uma experiência diferenciada de evento, utilizando a dança como temática central na realização de uma ação artística-social voltada para a realidade de pessoas com deficiência. O evento consiste em uma mostra de dança sem caráter competitivo, que busca refletir questões sociais através da comunicação e da arte.
A proposta de criar um evento inclusivo através dessas manifestações é de possibilitar a integração de todas e todos, bem como promover a experiência real de encontro entre os participantes. Para isso, o evento está sendo planejado de forma estratégica, abrangendo, em todas as etapas, cuidados e atenção com a comunicação acessível.
Em edições anteriores, o In-Palco trouxe dançarinos de diversas cidades vizinhas e também do exterior, movimentando a cidade com muito amor e solidariedade. Conforme a professora e idealizadora do evento, Mara Cabral, este evento só é possível graças à união de diversas pessoas em prol de um único objetivo: promover a inclusão social de pessoas com deficiência e de baixa renda.
Para Mara, “o In-Palco é um evento cheio de amor para aquelas pessoas que muitas vezes são deixadas de lado pela sociedade. Nosso objetivo é proporcionar um momento único e marcante na vida dessas crianças e jovens, fazendo com que elas sejam vistas e ouvidas, através da arte e das emoções.” Para saber mais sobre o evento, basta acessar a página do Instagram https://www.instagram.com/inpalcosb/.
Unipampa se prepara para processo de recredenciamento pelo MEC
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) irá receber, de 29 a 31 de maio, comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o processo de recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Este processo é obrigatório para o funcionamento de todas as instituições de ensino superior do país, sendo que a última avaliação da Unipampa ocorreu em 2016. Portanto, serão especialmente avaliados os últimos oito anos de atividades.
Na última sexta-feira, 12, foi realizada reunião para o alinhamento de algumas demandas. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou, na ocasião, a importância para a Instituição desta extensa preparação, pois os parâmetros conquistados “são as credenciais que estamos apresentando para o país todo”. Neste sentido, a pró-reitora de Graduação, Shirley Nascimento, frisou que este é um processo coletivo, realizado por diversos setores e servidores da Universidade, enriquecido pelas trocas internas e, também, pelas consultas externas.
– O que é o recredenciamento?
O recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição. O processo transcorre em diversas etapas, a exemplo da avaliação virtual pela comissão do Inep. Para o recredenciamento, o Instrumento de Avaliação contempla as 10 dimensões que são agrupadas por afinidade em cinco eixos:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
Eixo 2 – Desenvolvimento institucional;
Eixo 3- Políticas acadêmicas;
Eixo 4 – Políticas de gestão;
Eixo 5 – Infraestrutura.
– Como é o processo de avaliação?
O processo de recredenciamento se dá em cinco etapas: despacho saneador; avaliação; parecer final; deliberação; homologação. Logo, a avaliação é a segunda das cinco etapas do processo de recredenciamento.
A Unipampa, portanto, já passou pelo despacho saneador, etapa que envolve as fases de preenchimento e protocolo do pedido de recredenciamento, além da análise documental. Nesta segunda etapa de avaliação, a comissão é recebida pela Unipampa para avaliar a Universidade em cinco eixos. Todo o processo será realizado de forma virtual.
– Processo de preparação da Unipampa:
Há cerca de um ano, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unipampa coordena reuniões e ações a fim de coletar documentos e preparar a Universidade para o processo de recredenciamento que ocorrerá nos próximos dias. Neste momento, conforme a pró-reitora, é preciso focar no incremento da inserção de documentos com todas as evidências necessárias. Isso porque são diversas áreas para gerir a edição de quase 15 mil documentos.
Além disso, estão sendo gravados vídeos e cada uma das unidades será apresentada por meio do recurso audiovisual. Outra estratégia é o tour virtual, pois a comissão possui apenas três dias para avaliar os cinco eixos. Assim, esse recurso irá focar na apresentação da infraestrutura, trazendo alguns ambientes, seus diferentes locais e funcionalidades, inclusive das unidades da Reitoria.
– Próximas etapas:
Além da avaliação, ainda há as etapas do parecer final e dos processos de deliberação e homologação. Sendo assim, a comissão de avaliadores gera um relatório em que constam aferidas as informações apresentadas pela Universidade, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. Assim, é gerada uma nota que varia de 1 a 5, sendo que as notas iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. Na última avaliação, realizada em 2016, a Unipampa foi avaliada com conceito 3. O recredenciamento ocorre periodicamente em um período que pode variar de 5 a 10 anos, a depender da nota obtida na avaliação anterior.
Para mais informações, acesse a Página do Recredenciamento Institucional.
Fonte: Site da Unipampa.- São Borja
Professora Larissa Conceição dos Santos retorna às atividades na Unipampa e fala de suas experiências de Pós-doutorado
Nesta sexta-feira, dia 12 de maio, a professora do curso de Relações Públicas da Unipampa, Larissa Conceição dos Santos retorna às atividades de docência no curso, depois do encerramento de seu período de realização do pós-doutorado na Escola de comunicações e artes (ECA-USP) da Universidade de São Paulo.
Durante seu estágio a professora teve a oportunidade de desenvolver sua pesquisa sobre Comunicação Organizacional, sob a supervisão da Professora Margarida K. Kunsch. Neste período, a professora Larissa pode compartilhar conhecimentos com estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação, além de colaborar com pesquisadores e pesquisadoras que estudam RP e Comunicação Organizacional no Centro de estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp ECA-USP) e no Observatório de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Comunicação (SustenCOM).
Sobre seu retorno para o curso de Relações Públicas, a professora Larissa disse: “Estou muito animada em retornar ao Curso de Relações Públicas da Unipampa e poder dividir com vocês sobre os conhecimentos e experiências que vivenciei nesse período Pós-doc!”
Projeto de Ensino “RP nas ondas do Rádio” visa divulgar cursos oferecidos pela Unipampa
No início do semestre letivo de 2023/1, começaram as ações do projeto de ensino “RP nas ondas do Rádio”, coordenado pela professora Paula Daniele Pavan em colaboração com o Técnico do Laboratório de Rádio João Batista Santana Correia.
O projeto faz parte do componente curricular Redação em Relações Públicas II e também funciona como campo de Estágio obrigatório em RP. Através da execução do projeto, os discentes produzem textos, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade, para serem veiculados na futura Rádio Unipampa, dando origem ao programa “RP nas ondas do Rádio”.
O eixo norteador das produções textuais e de conteúdo é a divulgação dos cursos superiores ofertados pelos 10 campi da universidade, isso com o intuito de dar visibilidade à Unipampa, principalmente para o público externo que busca acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade.
Assim, ao final da execução, o programa “RP nas ondas do Rádio” terá um arquivo de produções aptas a ser veiculadas na rádio universitária e em breve também contará com uma mídia social para divulgação do que está sendo produzido pelos discentes.
A seguir, alguns registros do andamento do projeto.
Representantes do curso de Relações Públicas estiveram presentes na Feira de oportunidades para a juventude 2023
Nesta sexta-feira, dia 28 de abril, estiveram representando o curso de Relações Públicas na feira de oportunidades para a juventude, a estagiária Dariane Flores, a professora Carmen Abreu e a coordenadora do curso, a professora Marcela Guimarães. O evento foi organizado pela vereadora Daisy e ocorreu no CTG Tropilha Crioula pela parte da manhã, contando com a presença de várias instituições de educação da cidade de São Borja, incluindo a Unipampa.
O público alvo do evento foram os estudantes do ensino médio das escolas de São Borja e durante o evento foram realizadas palestras e apresentações artísticas para o público, além de visitas às instituições da cidade que se fizeram presentes no evento, que trouxeram ao evento um pouco a respeito de cada curso que oferecem.
O evento proporcionou aos jovens um maior contato com o curso de Relações Públicas e também com os demais cursos ofertados na Unipampa, dando a oportunidade de conhecer mais a respeito da Universidade e da importância do ensino de qualidade que ela oferece e os caminhos profissionais que eles podem escolher trilhar a partir disso.
Diretório Acadêmico (DARP) e Coordenação do curso de Relações Públicas realizaram ação de Páscoa com os discentes
Na última quinta-feira (13), aconteceu de forma presencial nas dependências internas da Universidade Federal do Pampa, às 19h, a programação de ação de Páscoa realizada pelo Diretório Acadêmico de Relações Públicas e da coordenação do curso de Relações Públicas, direcionada aos discentes do curso; dando assim, a oportunidade dos mesmos comemorarem com chocolates a páscoa.
Visando de alguma maneira adoçar a noite dos alunos e relembrá-los da importância do feriado de Páscoa, a ação foi direcionada aos discentes matriculados no curso de RP no semestre de 2023/1, às 19h nas salas de aula do campus I.
A ação foi planejada e executada pela comissão organizadora do DARP, sendo eles Rafaella Ramos (presidente), Diana Carmo (vice-presidente), Josie Reinaço (tesoureira) e Antônio Kanaan (secretário); e pelo estagiário da Coordenação do curso de Relações Públicas, Pedro Henrique Dos Santos, nos quais se fantasiaram de coelho para entregarem os doces nas salas de aula.
Ao todo, mais de 70 alunos receberam doces no dia do evento, sendo eles dos 1º, 5º e 7º semestre do curso de RP da Unipampa. Os pacotinhos de doces continham: chocolate, pirulitos e balas; além disso, também continha um lembrete de “feliz páscoa” junto à um desenho de coelhinho.
O evento foi muito bem avaliado pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Profª Dra. Marcela Guimarães, no qual destacou “a ação foi importante para renovar a esperança entre docentes e discentes do curso de Relações Públicas, além de ser um momento de alegria para todos”.
Por fim, pode-se constatar que a ação foi um sucesso, tendo o principal objetivo como concluído: adoçar a noite dos discentes e relembrá-los de celebrar a importância do feriado de páscoa.
Projeto “Tá Na Mesa” tem início com almoço entre servidores da Unipampa e do IFFar
O primeiro evento do projeto de ensino “Tá na Mesa!” ocorreu nesta quarta-feira, 12 de abril, no Restaurante do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, e o IFFar. Na oportunidade, servidores das duas instituições participaram de um almoço temático.
O evento teve como base a “culinária italiana” e contou com um cardápio variado entre entrada, pratos principais, sobremesa e bebidas típicas da gastronomia italiana. O almoço temático foi executado pelos alunos Luiz Corrêa, Milane Almeida, Eduarda Merljak e Pablo Oliveira, com a orientação da professora Luiza Motta Klockner.
O projeto de ensino “Tá na Mesa!” visa aproximar as instituições por meio de ações a serem executadas pelos alunos dos cursos de Tecnologia em Gastronomia do IFFar e de Relações Públicas da Unipampa.
No projeto, os alunos do curso de Relações Públicas do componente curricular de Estágio Curricular são responsáveis pelo planejamento e divulgação dos eventos e, os alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFFar, matriculados em Gestão de Eventos, são encarregados pela organização e preparação de pratos a serem servidos nos eventos.
Por meio do projeto, acadêmicos de ambos os cursos trabalham diferentes formas de abordagem sobre planejamento e gestão de eventos, aproximando as instituições e colaborando com a formação dos profissionais. O próximo evento do projeto está marcado para a quarta-feira do dia 17 de maio, no IFFar.