Acadêmicas de Relações Públicas e Jornalismo da Unipampa integram comitê homenageado em Porto Alegre

Três acadêmicas do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foram homenageadas no 13º Congresso Internacional da Gestão na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que aconteceu em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de julho.

As alunas do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural Luma Correa e Gabrielle Lopes, e do curso de Jornalismo, Jézica Bruno, fazem parte da assessoria de comunicação do Comitê Regional do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O programa é um mecanismo de promoção da competitividade sustentável que visa à melhoria da qualidade de vida da população, através da busca pela excelência em gestão.

As graduandas receberam a homenagem, juntamente com o empresário e presidente do Comitê Regional do PGQP, Darci Schneid, por fazerem parte do comitê que mais realizou divulgação no interior do estado, sendo a assessoria com maior expressão significativa na mídia na região da fronteira e, também, por estarem entre os cinco comitês que mais se destacaram em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, 80 comitês concorreram à homenagem.

O trabalho realizado pelas estudantes da UNIPAMPA na assessoria iniciou a convite do professor do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural Valmor Rhoden que as indicou para Darci Schneid. Fazem parte do comitê diversas empresas da região da Fronteira Oeste do estado, como a Sirtec Sistemas Elétricos e a Rota Sistemas de Segurança, que receberam no congresso o Troféu de Ouro e a Medalha de Bronze, respectivamente. Com o intuito de adquirir experiência, as acadêmicas divulgaram voluntariamente as empresas premiadas, o evento e o PGQP a partir do dia 22 de junho, mobilizando os veículos da imprensa.

– Me senti orgulhosa por nossa enxuta equipe, que tive a honra de coordenar em todas as atividades com altruísmo e esforço. Nosso trabalho, por mais que fosse voluntariado, teve um sabor singular de conquista e vitória – ressalta Luma.

Para Gabrielle, a sensação é de dever cumprido.
– Foi minha primeira experiência em assessoria na prática. No começo fiquei assustada com o desafio, mas confiei na nossa equipe. Tivemos muita determinação e coragem, e o resultado foi uma homenagem feita pelos maiores gestores empresariais do estado.

Assim como as duas estudantes, Jézica considera que a experiência foi de grande valia.
– Foi, com certeza, uma experiência muito boa, e valeu a pena, não só por ter recebido o prêmio, mas pelo contato direto que tive com uma assessoria e pelos contatos profissionais que fiz. Foi algo que me enriqueceu, assim como melhorou meu currículo, e também me proporcionou uma experiência muito boa na área do Jornalismo.

O Congresso Internacional da Gestão é promovido todos os anos pelo PGQP e nesta edição teve como tema “Sustentabilidade Plena – Gestão Global, Conhecimento e Ações Inteligentes”. A programação do evento contou com palestras, cursos em gestão e sustentabilidade, workshops, Feira de Resultados e visitas técnicas às multinacionais localizadas em Porto Alegre e região metropolitana.

Luma, Gabrielle e Jézica continuarão o trabalho ao longo do mês de julho com a cobertura de eventos e entrega do relatório ao comitê e ao PGQP de Porto Alegre com os materiais resultantes das atividades realizadas.

Texto: Caroline Rossasi

Foto: Leonardo Marion