.
.
.
.
.
A abertura da mesa foi realizada pelo Professor Doutor Flavi Ferreira Lisboa Filho da Universidade Federal de Santa Maria, que enfatizou a importância do evento e lançou um desafio para a próxima instituição organizadora do ALCAR 2014, de que o sucesso seja dos encontros permaneça.
Com o tema Recortes da Pesquisa em Comunicação: O RS e o contexto platino, as discussões seguiram-se com a apresentação dos estudos do professor Flavi Lisboa com um comparativo Brasil – Argentina sobre a televisão e sobre a produção e a cobertura televisiva nos espaços fronteiriços do Brasil.
Logo após a Professora da Universidad Nacional de Quilmes, Marina Poggi, apresentou um comparativo sobre a cobertura da reforma agrária em La Opinión (jornal argentino) e A Opinião (jornal brasileiro no ano de 1973.
Dentro desta linha de estudos e reflexões, Carlos da Rosa, professor e pesquisador da Universidad Nacional de Misiones expôs a aproximação entre a radiodifusão missioneira argentina frente à expansão brasileira. Prosseguindo nos debates da noite, com o tema A Influência Platina nas origens da Radiodifusão Sulbrasileira, a Professora Ada Cristina Machado da Silveira, da Universidade Federal de Santa Maria.
Após as apresentações, o mediador abriu espaço para as últimas perguntas reflexões do evento e, logo após, as atividades do ALCAR RS 2012 foi oficialmente encerrada com a apresentação dos músicos do do Grupo Os Angueras.