A instituição criou um Grupo de Trabalho (GT) Novos Tempos no Ensino Superior da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que reuniu-se, por meio de Webconferência, para discutir o planejamento do retorno às aulas emergencial no formato remoto na última sexta, 12.
A abertura do encontro foi realizada pelo vice-reitor, Marcus Querol. Ele ressaltou “Tudo que estamos construindo será submetido ao órgão máximo – o Conselho Universitário (Consuni)”. Além disso, enfatizou a preocupação com os mais de 1500 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica: “Não começaremos [as aulas remotas] até que todos tenham acesso”, declarou. O vice-reitor disse que as pró-reitorias e a DTIC estão trabalhando para fornecer acesso a todos os estudantes.
A sequência da reunião foi conduzida pelo pró-reitor e pela pró-reitora adjunta de Graduação, respectivamente, Pedro Kemerich e Shirley Nascimento. O pró-reitor informou as pautas da reunião: as ações em desenvolvimento da Unipampa; a importância do auxílio de todos para a divulgação da necessidade do uso do e-mail institucional e da participação na pesquisa de acesso aos meios digitais. Segundo Kemerich, houve um aumento significativo do número de respondentes, porém, deverá ser realizado um contato direto com os discentes para mapear aqueles que não tem acesso à internet. Os assuntos que serão apreciados pelo Consuni também estiveram em pauta: Calendário Acadêmico Emergencial com período especial para formandos; Diretrizes para oferta de Ensino Remoto Emergencial, Estágios e Atividades Práticas e a realização de Colações de Grau por meio digital.
Na ocasião, o GT criou um novo grupo para auxiliar na redação do texto das Diretrizes para oferta de Ensino Remoto Emergencial, Estágios e Atividades Práticas. A condução desse trabalho será feita por representantes dos diretores, coordenadores acadêmicos e discentes. Kemerich informou, ainda, as ações previstas para a próxima semana: Mesa redonda para debater os “Desafios iniciais para o Ensino Remoto” e um curso sobre o uso das plataformas Google Classroom e Moodle.
O Conselho Universitário da Unipampa deve votar sobre a proposta de calendário letivo para 2020 no dia 22 de junho.
O Curso de Relações Públicas já fez reunião da Comissão de curso na semana passada para debater sobre a proposta e encaminhou sugestões para o Conselho de Campus que no dia 19 de junho vai elaborar um documento do campus.
A proposta da reitoria para o calendário é esta abaixo: