Aluna de Relações Públicas da Unipampa participou de evento nacional da Abrapcorp em São Luis do Maranhão


Mais de 200 participantes de todo o país que estiveram em São Luís/MA no VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abrapcorp, na Universidade Federal do Pampa. Do curso de Relações Públicas ênfase em Produção Cultural participou a discente Ivana Cavalcante do 3º período. O evento realizado no período de 26 a 28 de abril teve como temática a “Comunicação, Discurso e Organizações”.

A atual presidente da ABRAPCORP, prof. Ivone de Lourdes Oliveira, em seu discurso de abertura  disse estar feliz pela realização de mais um congresso da Associação, sobretudo porque é a primeira vez em que o evento acontece no Nordeste. A aluna que é natural da região e ex-aluna da instituição anfitriã, afirmou o orgulho de participar do evento.

A temática do evento veio atender a necessidade de ampliar o conhecimento da área sobre as teorias do discurso e sua fertilidade para os estudos de comunicação e relacionamento organizacional, bem como fomentar o desenvolvimento de pesquisas orientadas por essas teorias, além das que já estão em desenvolvimento. Mais que o esperado, a programação veio rigorosamente cumprir esta proposta explorando pelas mais diversas faces a análise do discurso como importante metodologia de estudo. Num painel esclarecedor, “O que se estuda em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil?”, os professores João José de Azevedo Curvello (Universidade Católica de Brasília), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo) e Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentaram as tendências de estudos e pesquisas desenvolvidas nas áreas citadas.

Ocorreram várias conferências sobre poder, identidade e diferença, linguagem e disputas discursivas, ética organizacional; folkcomunicação; lançamento de revistas e livros; mesas temáticas e projetos de iniciação científica. Além disso, muitos projetos de iniciação científica foram apresentados demonstrando o alto índice de aproveitamento das pesquisas em andamento na área. Como bolsista do projeto de extensão de Comunicação Digital do curso de Relações Públicas ênfase Produção Cultural, Ivana optou pela oficina para os alunos de graduação ofertada pela professora Fernanda Bastos (PUC-Minas) – intitulada “Impactos das mídias sociais nas organizações”, o curso versou acerca de estudos de casos para análise e avaliação das conseqüências das ações comunicacionais das organizações no contexto das redes sociais digitais. Bem como, da Mesa “Comunicação digital, novas tecnologias e mídias sociais”, coordenada pela professora Ana Lúcia Coelho Romero Novelli, da Universidade Católica de Brasília.