Professores de Relações Públicas participam de Fórum sobre a inserção da extensão nos cursos de graduação

Na última semana, os professores do curso de Relações Públicas Valmor Rhoden e Paula Pavan participaram em Santana do Livramento do Fórum de Ciências Sociais – promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UNIPAMPA. A pauta do evento foi a discussão sobre a inserção da extensão nos cursos de graduação. A partir de 2022 – todos os cursos de graduação do país deverão ter pelo menos 10% de sua carga horária destinada para atividades de extensão em seu currículo, atendendo a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata sobre esta questão no ensino superior. No caso do curso de Relações Públicas isto representa cerca de 350 horas.
Esta inserção pode ser como parte de disciplinas, criação de disciplinas específicas ou ainda a criação de projetos e programas de extensão, além da validade de participação destas ações em outros cursos e instituições. Uma questão central é que os alunos serão protagonistas neste processo, ou seja, irão participar de forma efetiva desta inserção da Universidade na comunidade.
Para o professor Valmor Rhoden, coordenador do curso de Relações Públicas, “são muitos os desafios postos em termos de estrutura, mas a proposta é boa – porque vai fazer com que a comunidade possa enxergar melhor a universidade e dos seus cursos e a importância delas. Para a comunidade acadêmica vai ser a possibilidade de interação com a população e parte de suas demandas, dentro de uma perspectiva de atuação disciplinar, com as peculariedades de cada curso.”
No curso de Relações Públicas esta discussão já foi iniciada no Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) responsável por revisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 

Legenda da foto: Coordenadores de curso e integrantes do NDE de cursos do
Campus São Borja