Professor do curso de Relações Públicas ministra palestra na Semana Missioneira

Na noite de terça-feira, dia 24 de abril, na Câmara de Vereadores de São Borja, em decorrência das atividades da 1ª Semana Missioneira da cidade, ocorreu a 2ª noite do Seminário “Orgulho de Ser Missioneiro”, para ministrar foram convidados os doutorandos; Muriel Pinto, Tiago Costa Martins e Diego Luiz Vivian.

Além das palestras, a noite foi marcada pela doação de resquícios missioneiros, cerca de 110 pedaços em argila, que marcam o período. Os doadores foram o casal, Edemar e Cândida Werner, que entregaram ao município para que estas peças façam parte do acervo do museu municipal.

O primeiro palestrante da noite foi o Doutorando, Diego Luis Vivian, natural de São Miguel das Missões, fazendo parte da equipe do Museu das Missões, relatou sobre o histórico do museu e de como foi o construído o acervo museológico. O palestrante explicou que a instituição possui diversas atividades missioneiras, e isso resulta em um grande número de turistas que visitam a cidade missioneira, disse que foram mais de 60 mil turistas no ano passado e que em 2010 chegaram ao número de 100 mil turistas visitando o museu e as ruínas de São Miguel.

Logo após, foi à vez de Muriel Pinto, um São-Borjense, Doutorando em geografia, palestrou sobre a identidade missioneira, e os discursos que constroem a figura do homem missioneiro. Muriel salientou que a construção desta identidade é um processo contínuo que se dá através de trocas com outras culturas formando mais de uma identidade missioneira. O palestrante explicou que a diversidade de etnias e de costumes, que ocupam o mesmo espaço, neste caso as missões, formam identidades variadas e citou alguns exemplos; identidade missioneira pampiana, identidade missioneira reducional e identidade missioneira europeia.

Encerrando a noite de palestras, o Doutorando Tiago Costa Martins, professor do curso de Relações Públicas da Unipampa, falou sobre a identidade do Gaúcho. Para explicar sobre o assunto Tiago usou o conceito sociológico de pertencimento a determinado lugar. Deste modo, de acordo com a sociologia o sujeito é influenciado pelo ambiente que vive. O Doutorando utilizou o conceito de Rural x Urbano, Local x Global, para explicar como se dá a identidade do povo gaúcho no século XXI, onde um indivíduo conserva velhos aptos do gaúcho campeiro, agregando os confortos da vida moderna.

O segundo dia terminou, com o presidente da Câmara de Vereadores, Beto Souza, agradecendo a participação do público que tem lotado o plenário em todas as noites do seminário e mais uma vez se disponibilizou a divulgar e propagar mais atividades culturais para a comunidade de São Borja.

Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de São Borja.