Evento na Unipampa focou os cidadãos surdos e a luta por reconhecimento nos 17 anos da lei de Libras

Na última quarta-feira, 24, foi realizado evento em comemoração aos 17 anos da Lei de Libras: Avanços em Políticas Públicas de Inclusão, no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O seminário de Libras contou com as organizações dos professores de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Keli Krause e Willian Brum.

No seminário foram tratadas as perspectiva dos movimentos Surdos: a lei de Libras, além de relatos de experiência dos ex-discentes da Unipampa relacionadas a Libras: Rebeca Karen e Thayanne Sant´Anna do curso de Publicidade e Propaganda e Vagner Correa, André Rodrigues e Matheus Charão do curso de Jornalismo.

Houve ainda a apresentação de monografias relacionadas ao tema: a  acadêmica Márcia Batista do curso de Relações Públicas apresentou seu trabalho sobre a cartilha inclusiva da comunicação em Libras.

A ex-discente Márcia Silva do curso de Ciências Humanas, apresentou seu trabalho de conclusão de curso – intitulado “LIBRAS Comunicação em Movimento no Contexto Escolar de São Borja: Reflexões sobre importância da inclusão de Libras como disciplina curricular”.

A tradutora/intérprete de Libras do campus Itaqui Bruna Todeschini contou sua experiência trajetória acadêmica e profissional da Unipampa pelo curso de Ciências Sociais – Ciência Política.

Ex-discente surda Luana de Paula do curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Unipampa, em seu trabalho de conclusão de curso – focou as “Políticas Públicas para a acessibilidade de surdos no Ensino Superior: um estudo de caso”.