Profissional abordou sobre áreas de atuação para Relações Públicas no primeiro e terceiro setor
São Borja, 22 de março de 2019.
O auditório do campus II da Unipampa ficou lotado com alunos do Curso de Relações Públicas nesta quinta-feira, 21, para palestra sobre “Relações Públicas e Mercado: experiências na área pública e do Terceiro Setor” que foi ministrada pela professora e profissional de Relações Públicas Tânia Almeida.
Ela falou sobre os desafios do profissional de comunicação junto aos setores de comunicação dos governos e demais setores públicos. Várias oportunidades de concursos há para esta área que precisa ser melhor compreendida pelos alunos e gestores, inclusive no que é o papel da comunicação neste contexto de levar a informação ao cidadão. Ela ressaltou que a “comunicação de governo é da prefeitura, governo do estado e assim por diante e não da pessoa que está na gestão deste. Isto se chama de comunicação de governo e não de gestão.”
Sobre o terceiro setor – Tânia abordou as possibilidades de atuação para a área das relações públicas em projetos de ONGs que muitas vezes podem ser viabilizados financeiramente através de produtos ou serviços que oferecem e nisto o relações-públicas pode auxiliar a gerir, afinal ele é um gerenciador de relacionamentos. Uma das dicas que a ministrante focou é que o profissional não pode ficar sentado no escritório, “ele precisa circular, articular, conversar”, isto é ser relações públicas frisou.
Por último, a palestrante falou dos projetos de impacto social que estão sendo retomados com vigor no país e são outra possibilidade de atuação para o profissional de RP, tendo este tipo de projeto inclusive apoio do SEBRAE.
Crédito das fotos: Agência Experimental de Relações Públicas da UNIPAMPA.