Mesa-redonda debate o meio ambiente e as tecnologias de São Borja

Aconteceu na última quinta-feira, 04, na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, a mesa-redonda “Meio Ambiente e Tecnologia”.  A ação fez parte do 3º Prêmio GPS de Arte no Muro.

Compuseram a mesa a bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Diva Corin, os professores de Química com ênfase em Educação Ambiental Denis Garcia e Guilherme Bortolotto, e a bolsista Taiane Schmidt. O mediador do debate foi o professor do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa, Erick Maciel Melo.

A discussão da noite teve como foco a responsabilidade ambiental da população de São Borja e a grande quantidade de lixo eletrônico existente na cidade. Foi apresentado na ocasião o trabalho de catadores na reciclagem de materiais, e uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal Farroupilha em escolas públicas/ privadas e empresas do município sobre o comportamento em relação à preservação do meio ambiente e entendimento da necessidade de rever ações de toda a sociedade.  Vários participantes participaram do debate e questões polêmicas foram abordadas, todas convergindo para a urgente necessidade de ações tanto por parte das instituições públicas como dos cidadãos em prol da destinação correta dos vários tipos de resíduos que são produzidos pelo ser humano. Um levantamento apresentado mostra que por ano cada um gera em torno de 28 kg de resíduos tecnológicos nos Estados Unidos.

O debate foi organizado pela Empresa GPS Net em parceria com o curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Unipampa.

GPS 3GPS

GPS 2Texto e fotos: Fernanda Martins.