Acadêmicos de Relações Públicas da Unipampa realizam vários projetos de fomento da produção cultural local

Desde metade de fevereiro e durante o mês de março, os alunos da disciplina de Produção Cultural II ministrada pelo professor Muriel Pinto do Curso de Relações Públicas- Ênfase em Produção Cultural da Unipampa estão executando diversos projetos junto a comunidade são-borjense. Todos os projetos estão identificados com a realidade local, contribuindo para a cultura da cidade e exercendo uma grande influência social na comunidade.

Esses trabalhos abrangem diversas áreas da produção cultural, como:

Religiosidade:

  • Que consiste na realização de uma cartilha sobre as principais crenças profanas e religiosas da cidade de São Borja.

Educação e cultura:

  • Projeto “Universo dos Fantoches”que tem o objetivo de trabalhar diferentes conceitos, junto às crianças do ensino fundamental;
  • Elaboração de um vídeo documentário sobre história e cultura das missões, redução São Francisco de Borja.  Esse material vai servir de suporte para as escolas locais. Os alunos entrevistarão historiadores de São Borja e Santo Tomé. Esse é um vídeo didático com fotos, mapas, conceitos, entrevistas, que servirá como um instrumento de educação patrimonial, para trabalhar o ensino do patrimônio e cultura nas escolas;
  • Mostra gastronômica, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha terá pratos típicos de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de promover um debate sobre as diferentes culturas dessas regiões. Esse debate será realizado junto com os alunos da 7ª série do Colégio Estadual São Borja.

Cinema e fotografia:

  • Projeto que almeja trabalhar a inclusão social dos portadores de síndrome de down através do cinema. Primeiramente o grupo passará um filme que trata sobre a síndrome e após, escolherá uma escola onde farão uma discussão de como o cinema pode contribuir para a inclusão dessas pessoas especiais.
  • Projeto “Centro Dia Para Idosos”. O grupo registrou o cotidiano de idosos que frequentam o Lar do Vovô, uma casa onde eles podem passar o dia, tocar violão conversarem e depois voltam para suas residências. Será realizada uma exposição fotográfica, que interpreta o cotidiano comfotos tiradas que retratam a realidade dos frequentadores deste lar.

 Cultura interativa:

  • Feira de games (Cosplay). Os alunos irão trabalhar com a questão da representação real de personagens dos vídeo games. Um grupo de Santa Maria especializado neste tipo de evento virá para realizar a feira. Essa manifestação cultural vem crescendo e não trata somente de games, mas são grupos que se vestem como os personagens dos jogos, que vivem essa vida de gamers.

Com esta produção – o curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Unipampa mostra que a cultura pode ser uma área propulsora para mostrar aspectos muitas vezes escondidos da nossa comunidade.

 

Texto: Bruna Camargo

 

Foto: Antonio J. Ávila Weber Júnior