A tese foi defendida pelo professor Valmor Rhoden, do curso de Relações Públicas da Unipampa – campus São Borja no último dia 16 de dezembro, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, com orientação da professora PhD Cláudia Peixoto de Moura. Participaram da banca examinadora, as professoras: Adriana Amaral da UNISINOS; Celsi Brönstrup Silvestrin da UFPR; Cleusa Maria Andrade Scroferneker da PUCRS e Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello da UFSM.
O objetivo da tese foi compreender as Relações Públicas Digitais no ensino superior e verificar, através de estudo de caso, sua inserção nos cursos da área na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo do desenvolvimento do estudo, procurou-se responder ao seguinte questionamento: Como o ensino superior de Relações Públicas insere as novas tecnologias digitais na formação de seus alunos? Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, incluindo livros, dissertações e teses, anais dos eventos e revistas científicas de Comunicação e Educação.
Além de pesquisar os projetos dos cursos, os coordenadores de cursos foram entrevistados, foram ainda analisadas a Resolução Normativa nº 43, do Conselho Federal de Relações Públicas que rege as áreas de atuação profissional no país – as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002 e de 2013, homologadas pelo Ministério da Educação. Os resultados apontaram uma lacuna quanto à inserção do digital nos cursos e documentos pesquisados.
Para o professor Valmor, com a pesquisa pretende-se contribuir para que a comunidade acadêmica da área entenda a relevância nas discussões sobre a profissão, que exige conhecimento e domínio dos recursos digitais nos tempos atuais.
Texto: Valmor Rhoden