Acadêmicos do 5º semestre do curso de Relações Públicas da Unipampa decidiram aproximar arte e estudantes através da realização de oficinas nas escolas públicas. O I Circuíto Artístico Cultural é um projeto que visa o cumprimento da missão de extensão da Universidade Federal do Pampa. Sua proposta é incluir nas atividades educacionais complementares a interação entre os estudantes e os artistas.
As atividades tiveram início na última semana. As primeiras oficinas ocorreram nas escolas estaduais Arneldo Matter e Apparício Silva Rillo. A oficina de artes foi ministrada pela oficineira Martiele Prestes, na sexta-feira à tarde, e a de música pelo instrumentista Cecílio Guimarães. Outras atividades também foram promovidas para atingir os objetivos propostos pelo Circuíto. O músico Carlos Araújo se apresentou no espaço de mobilidade e convivência da escola Apparício Silva Rillo, usando a música para interferir no cotidiano e dialogar com a comunidade escolar. O projeto de extensão Sessão Pipoquinha, da Unipampa, foi realizado na escola Apparício Silva Rillo com o filme “7 Vidas”. O “Sessão Pipoquinha” consiste na exibição de filmes e documentários com posterior debate sobre o tema.
Incorporar a arte ao cotidiano escolar, não apenas como manifestação cultural, mas como conteúdo fundamental na formação integral do aluno, contribui para efetivar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que tornou obrigatório o ensino da arte da educação básica. A proposta de criação do I Circuíto Artístico Cultura é parte do desenvolvimento curricular da disciplina de Produção Cultural I, sob a orientação da professora Carmen Abreu.
Foto: Alex Piêgas