Os acadêmicos do 6º semestre do curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja, realizam o projeto cultural Janela Literária, voltado para crianças da Escola Estadual Tricentenário em São Borja. O projeto conta com a orientação do Professor Muriel Pinto, responsável pela disciplina de Produção Cultural II.
O projeto Janela Literária é uma iniciativa que visa o incentivo e a inserção de práticas textuais no âmbito escolar, especialmente direcionada para crianças com idade entre 10 e 12 anos, do 5º e 6º ano da Escola Tricentenário. A proposta do projeto permite que as crianças trabalhem com temas existenciais como amor, felicidade, esperança, futuro, cidadania, igualdade, diferença sob o olhar e perspectiva da criança.
O objetivo do projeto é buscar uma sensibilização tanto com a comunidade escolar, quanto com a comunidade são-borjense para esses temas, pois as produções desenvolvidas pelos alunos nas oficinas serão impressas em cartazes estilizados e distribuídos por toda a cidade.
Além disso, o projeto pode ser inscrito no programa Mais Cultura nas Escolas, patrocinado pelo Ministério da Cultura (MINC) e da Educação (MEC) que tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e projeto pedagógico de escolas públicas ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
Neste ano o projeto possui ainda um caráter experimental, abrangendo em torno de 80 alunos. Ano que vem, se o projetoJanela Literária for aprovado pelo programa Mais Cultura nas Escolas, pretende-se alcançar cerca de 500 alunos para a realização e expansão do projeto.
O projeto é composto pelos alunos Ediliane Fortes, Geovana Comin, Lízia Miguens, Karen Greco, Sheila Miranda e Vilmar dos Anjos e na última sexta, dia 13, contou com a presença da professora de jornalismo da Unipampa Tabita Strassburger que conduziu a primeira oficina na escola. Para ela “A experiência no projeto Janela Literária foi emocionante! Fiquei muito feliz ao ver as crianças reunidas durante a oficina, participando das atividades, produzindo frases sobre o significado que determinadas palavras e sentimentos têm em sua vida… Conforme entregavam o exercício ou mostravam, perguntando se estava certo, a empolgação tomava conta de mim. A sensibilidade que manifestaram nos textos é impressionante! Fica marcada por um sentimento de gratidão para com os pequenos e as pequenas que nos receberam de coração aberto, e também para com a escola e os profissionais que atuam nesse espaço.”, finaliza a professora.
Agência Experimental de Relações Públicas e Produção Cultural.
Texto: Sheila Miranda
Créditos das fotos: Taíse Dorneles Almeida e Sheila Miranda