Curso de Relações Públicas da Unipampa comemora três anos com atração cultural

Peça teatral Pandorga da Lua será apresentada para alunos de escolas municipais de São Borja dia 06 de agosto

Em agosto de 2010 o curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural iniciava suas atividades no campus São Borja da Unipampa. Inicialmente, contava com cinquenta alunos, alguns vindos de fora da região e estado e também outros do município. Atualmente, são quatro turmas, sendo que a primeira terá sua formatura em 2014.

Para comemorar esta data, o curso realizou uma parceria com a Prefeitura de São Borja, através da Secretaria de Educação e a Chili Produções Culturais de Santa Maria que atua como produtora cultural e desenvolve projetos e eventos institucionais e culturais desde 2004 e conta com relações públicas a frente dos projetos.

No dia 06 de agosto acontecerão atividades para os acadêmicos do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural com a gestora da Chili, Rose Carneiro, pela parte da manhã, na Unipampa.   À tarde cerca de 350 crianças das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) participarão do teatro Pandorga da Lua, no Clube Recreativo Samborjense a partir das 14 horas. O deslocamento até o clube será feito pela Santa Ignês Transportes, apoiadora do evento.

Nos meses de julho e agosto, o Projeto Pandorgueando, segue por diversos municípios, levando arte, cultura e alegria para a criançada. O livro/cd de poesias, escrito pelo poeta Jaime Vaz Brasil, que foi musicado em ritmos gaúchos pelo compositor Ricardo Verissimo Freire tem ocupado lugar de destaque no cotidiano das crianças e nas classes escolares de muitas escolas.

O projeto tem o financiamento do Sistema Pró-Cultura do Rio Grande do Sul, Patrocínio Eny Calçados e a realização da Chili Produções Culturais.

O musical infantil Pandorga da Lua canta uma mistura de palavras universais com melodia gaudéria. Traz ritmos gaúchos como milonga, chamamé, chimarrita, entre outros, como uma forma de ressaltar a cultura gaúcha entre a gurizada. O projeto cria as possibilidades para que os participantes possam refletir sobre a palavra e a poesia enquanto instrumentos de educação a partir das poesias escritas pelo poeta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil. As músicas foram compostas pelo músico Ricardo Veríssimo Freire. Pandorga da Lua, o livro/CD, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2006/07, traz 24 poemas que exploram o humor e o jogo sonoro das palavras. Trata-se de poesias infantis universais compostas com ritmos que vivem e convivem na música regional do Rio Grande do Sul, executados com a liberdade de uma pandorga e interpretadas por Ricardo Freire e alguns dos maiores nomes do cenário da música gaúcha e brasileira.

Histórico

              O Musical Pandorga da Lua ganhou os palcos em 2004. Nestes oito anos fez centenas de apresentações, nos mais diversos palcos possíveis: teatros, auditórios, salas de aula e até mesmo pátio de escola. Também se apresentou em diferentes formatos: duos, trios, quartetos, quintetos ou o grupo completo.

  Em março de 2008, o livro – CD “Pandorga da Lua”, indicado à Categoria Música Infantil, conquistou o Prêmio Açorianos de Música. É o principal prêmio para a produção musical do Rio Grande do Sul. Criado em 1991, acontece anualmente na capital gaúcha e é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre.

        Em 2010, ficou dentre os 12 melhores do país, fazendo parte do Programa Rumos Cultural Itaú, ao lado de grandes nomes da música Brasileira como Pato Fu e Turma do Pé Quente. O único projeto infantil de uma cidade do interior, os outros 11 são de capitais.

 

 

Texto: Agência Experimental de Relações Públicas e Produção Cultural