Desde o dia 5 de julho estudantes da UNIPAMPA estão em Santa Maria do Pará, distante a 115 km da capital Belém, realizando diversas atividades de cunho social com os moradores do município. Eles participam do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e que envolve a participação voluntária de universitários do país.
Por meio da Operação Forte do Presépio, os alunos estão promovendo oficinas de fotografia, comunicação comunitária, educação ambiental, aproveitamento alimentar, acompanhamento social, horta comunitária, iniciação de atores, valorização do turismo local e ações de impacto nos bairros, tais como, combate a dengue e leitura do livro livre.
Os rondonistas apostam nessas atividades socioculturais como espaço para fomentar o desenvolvimento da cidade a partir da divulgação dos pontos turísticos, eventos e manifestações artísticas e culturais da região. As atividades estão ocorrendo nas escolas municipais, salão paroquial, posto de saúde e praça pública.
A equipe da operação Forte do Presépio é composta por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Geofísica, Serviço Social, Engenharia Química e Biotecnologia. A operação Forte do Presépio acontecerá até 23 de julho e é realizada simultaneamente em 26 municípios do estado do Pará e quatro do Maranhão. Ao todo são 600 alunos e 120 professores universitários envolvidos. A inscrição do projeto Rondon foi uma iniciativa dos professores Cristóvão Almeida e Joel Guindani do curso de Relações Públicas da Unipampa. Do curso de RP estão participando também os alunos Kairo Vinicius e Mariana Rocha.