As aulas do primeiro semestre de 2013 da UNIPAMPA vão se iniciar no dia 26 de junho, na estação mais fria do ano. O inverno no estado é o mais intenso do Brasil, atingindo médias por volta dos 13ºC e temperaturas mínimas abaixo de 0º.
Além da maioria de acadêmicos gaúchos estudando na UNIPAMPA, a instituição localizada em dez cidades entre a região da Campanha e da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul ganha vários estudantes de outras regiões do país, que não estão familiarizados com o inverno rigoroso. Para ajudar quem está chegando, alguns estudantes dão dicas para quem vai enfrentar o seu primeiro inverno no estado.
Cerração no campus São Borja/Julho 2012 – Foto: Janine Motta
A carioca e estudante de Relações Públicas, Jéssica Rollemberg, aconselha comprar roupas aqui no estado, já que o inverno nas outras regiões do país é diferente. “Não adianta vir com os casacos que usamos lá, aqui tem que ser mais grossos, que esquentam de verdade. Minhas roupas de inverno foram todas compradas aqui no estado, no Paraguai ou na Argentina.”
O paraense do 7º semestre de Jornalismo, Will Lee, chegou à cidade de São Borja em 2010 e não pensava que iria enfrentar tanto frio: “eu não fazia ideia que iria enfrentar tanto frio, por sorte fiz uma parada em São Paulo, na casa de um amigo, onde eu pude comprar algumas roupas de frio por um preço mais baixo.”
A alimentação é outro fator importante para encarar o inverno. A nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da UNIPAMPA, Carla Pohl Sehn, explica a importância de uma alimentação saudável. “Consumir frutas, verduras e legumes (cerca de três porções de frutas e três porções de verduras e legumes) todos os dias garante o aporte de vitaminas e minerais (vitaminas A, C, e E, selênio, ácido fólico e zinco), fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo”.