“50|50: abrindo portas para a equidade de gênero na Comunicação” contará com quatro bate-papos online e participação de profissionais reconhecidas da área
O projeto 50|50 realizará, entre os meses de outubro e dezembro, às 20h15, seis encontros online com o objetivo de promover a discussão sobre a participação das mulheres na Comunicação. O período de inscrição é de 29 de setembro a 04 de outubro, no site do Grupo NÓS Pesquisa Criativa. As inscrições são gratuitas, limitadas e destinadas para as estudantes da graduação. Serão disponibilizados atestados de participação.
No dia 14 de outubro, acontece o encontro online de lançamento, intitulado “Abertura de Portas”. De 21 de outubro a 4 de novembro, as atividades serão de responsabilidade de cada Universidade participante. Na oportunidade, serão organizadas rodas de conversas com as estudantes, a fim de promover um ambiente mais íntimo e acolhedor para as discussões sobre gênero. Os bate-papos, com profissionais renomadas da Comunicação, serão realizados de novembro a dezembro.
O 50/50 é um projeto de ensino criado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela professora e pesquisadora Juliana Petermann, com o propósito de debater a equidade de gênero na publicidade. Desde 2017, o projeto vem propondo uma série de ações nos âmbitos acadêmico e mercadológico, considerando especialmente a área publicitária, com ênfase na propagação da diversidade no que se refere à representação de gênero, bem como na contribuição para a redução de comportamentos sexistas.
Após quatro anos de atuação, o Projeto abre mais portas e, agora, conta também, com colaboração da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a professora Fernanda Sagrilo Andres e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com as professoras Elisa Piedras e Laura Wottrich, na perspectiva de discutir a equidade de gênero na comunicação de forma ampla e integrada, incorporando além da área da publicidade, as áreas de Relações Públicas e de Jornalismo. Além das quatro professoras, estudantes de graduação e de pós-graduação das três instituições de ensino participam da produção do evento e do projeto.
Acesse https://www.nospesquisacriativa.com para se inscrever.
Acompanhe o Instagram para outras informações: @publicidade5050.
Sobre a programação:
(14/10): Abertura de Portas
(21/10 a 4/11): Rodas de conversas
(11/11): Mulher e síndrome de impostora, com Dani Arrais
(18/11): Coletividade, criatividade e mudança social, com Dani Mattos
(25/11): Mulheres na liderança, com Ana Cortat
(02/12): Criatividade e Diversidade, com Joana Mendes
Horários: 20h15min
Saiba mais sobre as palestrantes:
Dani Arrais
Jornalista e sócia-fundadora e diretora de criação e conteúdo da @contente.vc, plataforma de comunicação e educação por uma vida digital mais consciente – que faz coletivamente #ainternetqueagentequer. Faz o blog @donttouchmymoleskine, a série de entrevistas “Fala que eu não te escuto, impostora”, assina uma coluna na @revistajp. Pernambucana, vive em São Paulo desde 2006, quando ingressou na Folha de S.Paulo. Colaborou com os principais veículos de comunicação do Brasil.
Dani Mattos
Relações Públicas, com foco em Diversidade e Pós graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool. Sua última passagem foi na área de Cultura da Mutato liderando as iniciativas de Diversidade na agência. Hoje é Sócia Co-fundadora da Indique Uma Preta, consultoria de conexões entre profissionais negros e o mercado de trabalho.
Ana Cortat
Fundadora da Hybrid Colab, uma boutique consultancy focada em inspirar conexões humanas usando como trilhas a cultura, o comportamento e o desenvolvimento humano e a comunicação. Seu propósito é acelerar mudanças de impacto positivo em pessoas, negócios e marcas enquanto acelera a busca por inovação e lucro. Com uma sólida carreira de mais de 30 anos em pesquisa e comunicação, liderou as áreas de estudo de comportamento de 3 eleições presidenciais brasileiras e equipes transdisciplinares em grandes agências de publicidade, tendo desenvolvido e implementado estratégias de comunicação para marcas globais líderes. Antes de escolher o empreendedorismo, foi EVP na Leo Burnett Brasil (Grupo Publicis), EVP na Isobar Brasil (Grupo Dentsu), EVP na Agência África (Omnicon Group) e CSO na Pereira& Odell Brasil. Sua atuação tem sido reconhecida pelo mercado através de prêmios de eficácia, criatividade e inovação concedidos pelo Cannes Festival, Jay Chiat, Effie Award e Woman to Watch (que reconhece mulheres líderes em inovação e liderança na indústria brasileira de Marketing e Publicidade). Até hoje, é a única mulher negra a ocupar cargo de vice-presidência entre as 10 maiores agências de publicidade brasileiras. Ana é Singularity Alumnus, TED Speaker e professora na Miami Ad School em São Paulo. Além disso, é uma ávida defensora, palestrante e influenciadora dos conceitos que defendem o valor da ética e da confiança como pilares da construção da reputação de empresas e marcas saudáveis e comprometidas com as questões sociais e ambientais que irão definir o futuro dos negócios.
Joana Mendes
Negra queer nascida e criada em uma cidade no meio da Floresta Amazônica chamada Porto Velho. Trabalhou na Agência3, Artplan, DM9Rio, Pereira O’Dell, JWT, Loducca, FCB, Publicis, entre muitas outras. Foi selecionada para fazer parte da Young Lions Creative Academy. Atualmente, trabalha na R/GA Brasil e é responsável pelas contas do Google, Youtube e Ágora. Além disso, criou e produziu o único banco de imagens de mulheres negras do mundo. Em 2019, foi considerada um dos 30 jovens que estão mudando a indústria da publicidade, e também foi considerada uma Youpix Builder.