Grupo de pesquisa da UFMA realiza Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes

A primeira edição do Congresso será via plataforma digital, com palestrantes da academia e do mercado de vários países e os participantes podem inscrever trabalhos em quatro eixos temáticos

O grupo de pesquisa Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes – C3PR, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, realizará nos dias 04,05 e 06 de agosto, o Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes.O evento será o primeiro do gênero no Brasil e visa abordar, sob os pontos de vista da academia e do mercado, as tendências em relações públicas internacionais e os seus campos emergentes de trabalho, observados a partir da atuação das organizações.

“O Congresso tem relevância pelo fato de ser o primeiro promovido no Brasil, objetivando fomentar as discussões no âmbito de Relações Públicas Internacionais, além disso, o C3PR também é pioneiro nesse campo temático, acentuando a nota máxima recebida pelo curso de RP da UFMA, na avaliação do MEC em 2019.” pontua a coordenadora do grupo de pesquisa, Profa. Luiziane Saraiva. O evento é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, bem como a docentes e pesquisadores dessas áreas e profissionais que atuam no mercado de trabalho.

A iniciativa também integra o conjunto de atividades em comemoração aos 50 anos do curso de Comunicação Social da UFMA.“O Congresso é mais um marco, um demonstrativo da dimensão que esse curso ganhou nesses 50 anos, de hoje poder ser vanguarda também nessa área das Relações Públicas com um evento internacional, trazendo convidados de relevância, demostrando a maturidade do curso” destaca o Prof. Carlos Benalves, chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA.

O evento é gratuito e as inscrições são feitas na plataforma Even3 (www.even3.com.br/cirp). A programação do Congresso terá uma conferência de abertura e mesas-redondas com diferentes abordagens sobre a área de Relações Públicas. Para discutir os temas, palestrantes do Brasil e de outros países (EUA, Portugal, Moçambique, Reino Unido e Emirados Árabes) já confirmaram presença.

Também haverá apresentações de trabalhos acadêmicos, a partir de quatro eixos temáticos (Estratégia, comunicação e reputação nas organizações; Eventos, negócios e sociedade; Comunicação integrada na era digital; e Diversidade na comunicação organizacional). Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais poderão participar. A submissão pode ser feita até o dia 26/07,  no formato de resumo expandido ou relato de experiência, em português, inglês ou espanhol (ver informações e edital em: www.even3.com.br/cirp).

Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes

Programação:

04/08/2020 – TERÇA-FEIRA

  • CONFERÊNCIA DE ABERTURA: 10h00 às 12h00

Tema: Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes

Conferencistas: Maria Aparecida Ferrari – Profa. USP/Brasil

Sérgio Giácomo – Head ofStrategy, Planning & CSR Abu Dhabi NationalOilCompany/Emirados Árabes

Mediador: Esnel Fagundes – Prof. UFMA/Brasil

  • MESA 1: 14h30 às 16h30

Tema: Estratégia de Negócio, Comunicação e Reputação: O cenário global e a atuação local das organizações

Expositores: Kara Alaimo – Profa. HofstraUniversity/EUA

Sheila Miquidade – Gerente de Comunicação Vale/Moçambique

Mediador: Paulo Henrique Soares – Diretor de Comunicação IBRAM/Brasil

05/08/2020 – QUARTA-FEIRA

  • MESA 2: 10h00 às 12h00

Tema:Os megaeventos sob a ótica dos contextos dimensão, impacto e legado

Ana Teresa Gotardo – Relações Públicas UFF/Brasil

Ricardo Freitas – Prof. UERJ/Brasil

  • MESA 3: 14h30 às 16h30

Tema: Desafios e oportunidades da Comunicação Integrada na era digital

Andreia Almeida – Gerente We Love Social e-PR Agency/Portugal

Walter Romano – Gerente de Comunicação Fundação Dom Cabral/Brasil

06/08/2020 – QUINTA-FEIRA

  • MESA 4: 10h00 às 12h00

Tema:O papel das Relações Públicas na construção da diversidade na comunicação e nas organizações

Expositores: Gabriel Sadi – Prof. University of Huddersfield/ReinoUnido

Leila Luz – Global Diversity&InclusionLeader BRF/Brasil

Mediador: Cassius Guimarães Chai – Prof. UFMA e membro do Ministério Público Estadual-Maranhão/Brasil

  • SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: 14h30 às 17h00

Eixos Temáticos para a submissão de trabalhos:

Obs: Envio de resumos até o dia 26/07

EIXO 1.  Estratégia, comunicação e reputação nas organizaçõesA atuação das organizações se estrutura em fundamentos como estratégia de negócio, comunicação e reputação, dentre outros. Numa visão de mundo, como esses fundamentos se correlacionam no âmbito organizacional? O global x local ainda faz sentido na prática das organizações?

E-mail para envio de trabalho: eixo1.c3pr@gmail.com

EIXO 2.  Eventos, negócios e sociedadeOs eventos são atividades que movimentam a economia e a sociedade – os de grande porte, em esfera internacional, ainda mais. Quais contribuições os grandes eventos internacionais geram nos locais onde acontecem? De que maneira as relações públicas atuam no campo desses eventos?

E-mail para envio de trabalho: eixo2.c3pr@gmail.com

EIXO 3.  Comunicação integrada na era digitalAs organizações vivem a era da comunicação digital. Sob o aspecto da atuação global das organizações, como devem ser os processos integrados de comunicação? Ainda há espaço para o analógico? Qual deve ser o perfil do profissional de relações públicas para atuar nesses processos?

E-mail para envio de trabalho: eixo3.c3pr@gmail.com

EIXO 4. Diversidade na comunicação organizacionalA diversidade, em seus diferentes ângulos, está na pauta da sociedade contemporânea. Como as organizações, numa visão de atuação mundial e considerando as culturas dos países, trabalham a diversidade? Quais são os papéis da comunicação e das relações públicas nesse cenário?

E-mail para envio de trabalho: eixo4.c3pr@gmail.com