Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Curso de Relações Públicas da UNIPAMPA para a ACISB teve o objetivo de entender a satisfação do cliente em relação ao comércio de empresas associadas à Acisb.
A entidade tem atualmente 480 empresas associadas, sendo que foram aplicados 219 questionários. A margem de erro da pesquisa é de 5% para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%. Foram entrevistados consumidores – na saída dos estabelecimentos, após terem efetuadas compras ou simplesmente realizada uma pesquisa no empreendimento. A aplicação aconteceu entre os dias 23 de outubro a 14 de novembro, em diferentes horários, no comércio, microempreendedores individuais, prestadoras de serviços, indústria e agropecuárias.
Sobre renda mensal, 54% têm uma renda entre 1 a 3 salários mínimos, 23% responderam obter menos de 1 salário mínimo, entre 3 a 6 salários mínimos são 10%, mais de 6 salários mínimos são 5% e 8% não responderam a questão.
De modo geral, 55% responderam como sendo bom o atendimento ao cliente, 24% muito bom, 18% regular e 3% ruim.
Os entrevistados foram questionados se indicariam as empresas para outras pessoas, usando para isto uma escala de zero a dez. A média ficou em 7,34.
Sobre a divulgação 44% consideram as mídias sociais para investimento para divulgação de produtos e serviços, 33% citaram o investimento em rádio, 11% consideras a divulgação em jornal, 11% responderam a TV E 1% consideram o investimento em outros tipos de mídias. Em outra questão – 43% afirmaram que gostariam de receber informações sobre produtos e serviços por algum meio de comunicação digital o que mostra uma possibilidade de relacionamento para as empresas. Também foi perguntado sobre a abertura de Free Shops no município, sendo que 80% das pessoas são a favor da abertura de Free Shops, 8% tanto faz, 7% não tem opinião formada, 4% são contra e 1% não opinaram.
Outra questão perguntou sobre se, na hora da compra, você preza mais: pela qualidade e garantia do produto, pelo valor ou pelo bom atendimento? 44% das pessoas responderam que todas as opções têm a mesma importância, 30% responderam que prezam mais pela qualidade e garantia do produto, 13% prezam mais pelo valor, 12% prezam pelo bom atendimento e 1% não sabe ou não responderam.
Sobre a abertura do comércio nos domingos e feriados, 41% são contra a abertura, 36% são a favor, para 17% tanto faz e 3% não têm opinião formada e outros 3% não quiseram opinar. Ainda sobre isto – os consumidores foram perguntados – se trabalhariam nos domingos e feriados, sendo que 48% trabalhariam, mas gostariam de receber remuneração e folga em outro dia, 43% não aceitaria e 9% trabalhariam aos domingos e feriados.
Os resultados foram apresentados na última segunda-feira, 09, pelos alunos responsáveis pela pesquisa Douglas Barbosa, Ezequias Belmonte, João Claudio Benites de Souza e Victor Chaves, com orientação do professor Valmor Rhoden – na ACISB.
Crédito das fotos: João Claudio Benites de Souza.