Unipampa promoveu primeiro bate-papo aberto sobre Saúde Mental na Universidade

O curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu na última quinta-feira, um bate-papo sobre “Saúde Mental na Universidade”. A atividade faz parte do Projeto de Saúde Mental e bem-estar na universidade, coordenado pela Psicóloga e Professora Juliana Lima Moreira Rhoden.

O bate-papo foi ministrado pelas psicólogas Chaiane Ajala Gauna e Sofia Priscila Weber, teve como objetivo dialogar sobre a temática da saúde mental no ambiente acadêmico, de maneira dinâmica e interativa como, apresentações de grupo de teatro e apresentações musicais por discentes da Unipampa.

A universidade demanda que todos os sujeitos tenham um convívio comum, e cada um reage da sua maneira por serem pessoas de diversos lugares e das mais diferentes personalidades e diversidades culturais, resultando que os universitários evidenciam ‘comportamentos incomuns’ que dizem muito a respeito de um desequilíbrio emocional.
Chaiane, destaca que “muitos dos alunos vem do ensino médio com uma estratégia completamente diferente do ensino superior, além de muitos serem de fora da cidade ou até mesmo de fora do estado, resultando num choque cultural” e reitera “a partir deste cenário e das atividades de saúde mental colocadas em práticas, consegue-se o equilíbrio interno e externo dos alunos e fazer com que consigam lidar com as adversidades pessoais e também no coletivo, ou seja, dentro da universidade”.

Sofia, afirma que “existem várias características e sintomas que indicam que uma pessoa esta com a saúde mental abalada, como distúrbio do sono ou sono desregulado, apetite alterado, rotina alterada, perda de vontade nas atividades do cotidiano, perda de interesse sexual, dificuldade de lidar e enfrentar problemas, sensibilidade emocional e isolamento social, e por fim o afastamento da vida acadêmica” e informa que o projeto vem no sentido de “amenizar esses sentimentos, e criar um espaço de acolhimento, onde os alunos possam externalizar suas emoções fazendo com que não os alunos não se afastem das rotinas acadêmicas”.

Por fim, professora Juliana fez um convite a todos os discentes para participarem do projeto, que tem o intuito de fornecer suporte psicossocial aos estudantes, com um espaço de escuta, acolhimento, orientação, auxiliando-os a criar estratégias de enfrentamento para os problemas de ordem biopsicossociais. As atividades do grupo serão divulgadas na página do instagram: @projetosaudementalunipampa.