Na última semana de abril, o coordenador acadêmico do campus São Borja, Muriel Pinto, acompanhado da coordenadora do curso de Direito, Lisianne Sabedra Ceolin, estiveram em Itaqui – falando com o executivo e legislativo municipal para acertar questões relativas ao transporte dos alunos da Unipampa oriundos deste município, que estão chegando em horário posterior ao início das aulas e saindo antes do término – o que está gerando prejuízos aos mesmos, na visão de docentes.
Houve aumento no número de universitários, dado que é extremamente positivo para o Campus São Borja. Porém, são necessários alguns ajustes para que o transporte continue se dando de forma eficiente e segura. O Prefeito Municipal, Jarbas Martini, comprometeu-se em adotar todas as medidas possíveis para que eventuais problemas sejam contornados, pontuando que esta pauta é prioritária, por envolver o acesso à educação, no caso, ao ensino superior. Os vereadores, de igual forma, mostraram-se plenamente solidários para com a necessidade de melhorias no transporte. Todos os dias, deslocam-se de Itaqui estudantes dos Cursos de Ciências Humanas – Licenciatura, Ciência Política, Relações Públicas e Direito, graduações com oferta noturna no campus.
Também foi abordada, tanto junto ao Executivo quanto ao Legislativo, a possibilidade de parcerias entre os Poderes e a Universidade Federal do Pampa, de modo a promover qualificações e inserção na comunidade.