Na noite da última quinta-feira (17), a comunidade são-borjense teve uma ótima oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre o Rio Uruguai. A Mesa Redonda do 4º Prêmio GPSNet de Arte no Muro, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, foi sucesso de público. Lotada, a Casa recebeu uma plateia variada que acompanhou o debate através de assuntos relacionados à temática da edição deste ano que é “Rio Uruguai: história, cultura e preservação”.
Organizado pelo curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Unipampa, juntamente com a Comissão Organizadora do projeto, o evento iniciou com uma participação especial do grupo Os Angüeras com a música “O homem e o rio”. Na sequência, o mediador da Mesa Redonda, o servidor público da Unipampa e professor da URI, Alex Sander Retamoso, conduziu a fala dos debatedores.
Um dos painelistas, o pesquisador, historiador e especialista Juan Carlos Palacios, veio da cidade de Salto, no Uruguai, para explanar sobre a integração que o Rio Uruguai proporciona entre as cidades e países vizinhos e afirmou ser de suma importância este tipo de debate para a comunidade. Ao reforçar a fala de Palacios, outro debatedor, o também pesquisador e historiador, Sergio Venturini, lembrou que muitas das histórias que envolvem o rio não são contadas nas escolas e faculdades, e isso também foi um dos motivos que o levou a escrever algumas obras relacionadas ao assunto.
A Mesa teve ainda a participação do pescador e presidente da Associação dos Pescadores Artesanais para à Proteção a Pesca e a Bacia do Rio Uruguai, Idalêncio Silva Mello, que trouxe uma abordagem histórica e cultural sobre a atividade da pesca no rio. O professor do Curso de Gestão Ambiental da Uergs – São Borja, José Rodrigo Caresani, completou o espaço de debate onde falou sobre assuntos relacionados à importância da conservação e preservação do Rio Uruguai.
O evento teve ainda a participação do público, que além de encaminhar questionamentos aos palestrantes, também contribuiu ao resgatar outros aspectos históricos do rio e ainda sugeriu ações de conscientização e preservação. A Mesa Redonda finalizou com mais uma apresentação do grupo Os Angüeras com a música “ Balseiros do Rio Uruguai”.
Fotos: GPSNet