Parada Cultural na Unipampa teve 12 horas ininterruptas com atrações culturais

   Na última sexta-feira, 3 de julho, aconteceu na Unipampa – campus São Borja a Parada Cultural, movimento promovido pelo projeto Culturando, do curso de Relações Públicas, com o apoio da Três Aspas – Comunicação Jr. O evento teve duração de 12 horas consecutivas, das 9h às 21h, e contou com diferentes manifestações culturais.

   O evento teve suas manifestações culturais todas promovidas por alunos da Unipampa, o que tornou a Parada Cultural ainda mais institucional. Pela manhã uma das atrações foi uma oficina de instrumentos da capoeira ministrada pelo aluno de Relações Públicas Rudi da Rosa que faz parte da Associação Libertos Capoeira. Durante o almoço e jantar, a manifestação ficou por conta do Teatro Locomotiva, que fez uma intervenção cultural a qual tratava sobre questões de raça e etnia. O acadêmico do 3º semestre do curso de Ciência Política, Marcos Lopes, ator na companhia de teatro, diz que a “companhia de teatro busca a conscientização, o despertar da criticidade e o combate ao ódio através da arte.”

   Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda, Pedro Henrique Melo e Walkir Padão Guerra, também expuseram seus trabalhos durante o evento. Pedro Henrique fez uma exposição de seus desenhos e falou da importância de eventos que instigam a cultura em âmbito acadêmico: “Mostrar artes, desenhos, músicas e diversas coisas relacionadas incitam mais produções e relações entre quem produz. As relações fazem com que os conhecimentos sejam transmitidos de uns para os outros e juntos vão descobrindo coisas novas”. O ilusionista Walkir Padão Guerra afirmou que esses eventos contribuem para a integração entre os alunos. Além de que, acarretam no conhecimento dos diferentes talentos que a universidade possui.

   A Parada Cultural se deu em diferentes lugares do campus da Unipampa – São Borja e também em diferentes turnos, o que fez com que grande parte dos acadêmicos, professores e funcionários prestigiassem as manifestações culturais. Além dos já citados, o evento contou com produções artísticas da Banda Ensaio Imaginário, Banda Moral em Conserva, Luis André Padilha, Thaysa Flores, Joel Guindani e Alex Belmonte. Exposição de fotos de Caio Santana e Natálie Brombilla, além da exibição do curta Maria do Carmo completaram as atrações.

banda

Texto: Rosana Ruviaro