Um projeto do curso de Relações Públicas denominado – Central do Bem – um espaço de fortalecimento do voluntaria de São Borjapretende ser um espaço, de articulação e divulgação com o propósito de reunir práticas em que profissionais de diversos ramos de atuação e atividade podem trabalhar voluntariamente em prol da comunidade, através de prevenções e orientações, contribuir para a melhoria das condições sociais das famílias, estimulando o desenvolvimento pessoal e social da mesma. A comunidade será beneficiada no sentido sócio-educativo desenvolvendo a viabilização de seus direitos, acesso e inclusão. A proposta é bem simples, profissionais de diversas áreas vão destinar parte do seu tempo para o voluntariado, cada um na sua área de atuação.
O projeto de extensão vai ser o articulador entre os profissionais com interesse em contribuir para que sua comunidade seja cada vez melhor e a comunidade com suas demandas sociais. Assim, pretende-se contribuir com o propósito fundamental de um projeto de extensão: envolver professor, aluno, técnico e com as ações que tem uma relação com o curso do discente, impactar de alguma forma na comunidade. Da mesma forma, instiga a comunidade acadêmica a conhecer os problemas contextuais, estabelecendo uma relação de reciprocidade com a comunidade local e identificação das demandas sociais, possibilitando, assim estimular a comunidade acadêmica ao contato com a realidade, conciliação entre teoria apreendida em sala de aula e a prática, desenvolvida mediante a participação no referido Projeto de extensão e ainda, o desenvolvimento de atitudes e habilidades exigidas à formação do profissional como a capacidade de análise crítica, na elaboração de estudos científicos a oportunidade de difundir os conhecimentos gerados na faculdade. E da parte dos profissionais, perceberá que seu trabalho faz a diferença, e a cada dia observará o resultado de suas ações. Sentirá uma enorme satisfação em ver a alegria das pessoas beneficiadas pelo projeto.
Nesta primeira fase que acontece durante o mês de maio quando vários profissionais e prestadores de serviço serão visitados e convidados a fazer parte do projeto. Num segundo momento – que deve iniciar em meados de junho – começa a divulgação dos profissionais cadastrados para a comunidade. O projeto é coordenado pelo professor Valmor Rhoden e o bolsista Lucas Olmes e conta com o apoio da instituição Parceiros Voluntários da Acisb. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3430 9595.
Crédito da foto: Viviane Pimenta/Acisb