Alunos de Relações Públicas conheceram o modelo de gestão de cultura de Santiago

   Na segunda-feira, dia 17 de novembro, os acadêmicos do componente curricular Políticas da Cultura, do quarto semestre de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural acompanhados da professora Fernanda Sagrilo Andres, realizaram uma visita técnica na cidade de Santiago. O município localizado há 140 km de São Borja, além de ser reconhecido como a Terra dos Poetas por revelar talentos na literatura, há pouco tempo também conquistou o titulo de Cidade Educadora, juntamente com mais 14 cidades brasileiras.

  O grupo de estudantes da Unipampa foi recebido por Rodrigo Neres, Gestor da Cultura – que apresentou o mapa estratégico do município, os pontos de cultura e as principais políticas públicas de cultura desenvolvidas. “Aqui em Santiago, desde 2009, a cultura aparece como a espinha dorsal de todas as ações de gestão. Cultura é tratada como prioridade, tanto pela administração pública quanto pela comunidade, que reconhece a importância e cobra ações efetivas” afirmou o gestor.

   A visitação iniciou na Estação do Conhecimento, antiga estação Férrea, que ganhou revitalização no final de 2010. Hoje, a estação se tornou ponto cultural e de conservação histórica da viação férrea e da cidade. No mesmo local funciona também o Cineclube Cine Clio. Além de conhecer as políticas empregadas no principal ponto turístico da cidade, os alunos ainda visitaram a Emei Mary Lopes Peixoto, a Estação do Saber – Thomas Fortes, a Rua dos Poetas, a Calçada da Fama e a Casa Caio Fernando Abreu.

10431379_603108173126801_903711471878200746_o

 Texto e Foto: Fernanda Andres