Projeto do curso de RPPC da Unipampa leva premiação do 27º Set Universitário da PUCRS

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, receberam três prêmios na Mostra Competitiva do 27º SET Universitário. O evento voltado para a graduação em comunicação ocorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, em Porto Alegre, e é promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Mostra Competitiva

Na categoria Planejamento e Produção de Eventos, foi premiado o trabalho o trabalho I Exposição e Leilão Beneficente do Asilo São Vicente de Paula, dos alunos de Relações Públicas Anelice Belmonte, Bruna Gonçalves, Cléber Morelli, Damaris Silva, Gabrielle Guimarães, Victor Theodoro e Kairo Queiroz. A execução da atividade foi divida em três etapas. Na primeira, foram realizadas três oficinas de pinturas ministradas pela artista plástica Thalita Chagas junto aos idosos do asilo. Na segunda etapa, os alunos realizaram um pré-evento no qual expuseram os quadros para os idosos. A terceira etapa foi à realização do leilão beneficente.

O trabalho Blog do Fábio – Uma nova forma de fazer jornalismo em São Borja, desenvolvido pelo acadêmico de Jornalismo Fábio Giacomelli, foi premiado na modalidade Jornalismo Digital – Blog, Rede Social, e Podcast. De acordo com Giacomelli, o blog surgiu em março de 2013, depois de perceber um aumento significativo no número de usuários que tinham acesso à Internet em São Borja. O foco do veículo é trabalhar com pautas factuais.

Já alunos de Publicidade e Propaganda levaram o prêmio da categoria No-Mídia, com o trabalho intitulado A vida por um fio: bolsa de sangue como mídia alternativa. Os acadêmicos responsáveis são: Paulo Fiorite, Pedro Henrique Gomes, Bruna Ferracine, Tayciane Rosa, Luana Cabeleira, Cleberson Fontela, Lucas Shimada, Nathalie Fontoura e Lucas Goulart. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Mídia e tinha como eixo central gerar uma mídia real em São Borja e que trouxesse resultados. A equipe inseriu uma representação de bolsa de sangue (o líquido era composto de groselha e corante) dentro dos ônibus circulares de São Borja. Essa bolsa foi pendurada na corda em que é feita a solicitação de parada do ônibus. A ideia, segundo Paulo Fiorite, era fazer um trocadilho com a frase que estava impressa na etiqueta que era “a vida de alguém pode estar por um fio”.

O SET, que teve a sua primeira edição em 1988, é um evento voltado para alunos de Comunicação e de cinema do Brasil. A cada edição, ocorrem palestras, oficinas e a Mostra Competitiva – concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e seus professores orientadores.

15343689031_eeb35e4fe4_k

15159808749_085e830bb2_k

Texto: Tatiane Bispo – ACS – Unipampa
Créditos das fotos: Famecos