Dois professores do curso de Relações Públicas e mais oito alunos da Universidade Federal do Pampa – São Borja iniciam nesta quinta, 17/07, uma longa viagem rumo ao Nordeste brasileiro. Não se trata de uma viagem de férias, mas de uma oportunidade de desenvolver trabalhos voluntários no Projeto Rondon. A equipe de rondonistas da Unipampa permanecerá mais de quinze dias no município de Orobó, localizado na região do agreste pernambucano. A cidade de Orobó faz divisa com o estado da Paraíba, tendo uma população estimada de 23 mil habitantes.
Os rondonistas da Unipampa também unirão a rondonistas da PUC/PR. Juntos desenvolverão atividades como Oficinas e Mini cursos de Reciclagem, Democratização da Comunicação, Marketing Pessoal, Aproveitamento e Reutilização dos Alimentos, Potencializando a Rede de Comércio Local, Economia Solidária e o Pescado, Criação de Blog, Fotografia, Artesanato com Jornal, Produtos Cosméticos com Plantas Medicinais, Produção Agroecológica e construção de Hortas Residenciais, Pescado Defumado, Mostra de Dança Prática. Essas atividades serão realizadas com públicos de todas as faixas etárias, em escolas, centros comunitários da cidade e da zona rural. A expectativa dos coordenadores é de integração com a comunidade e de partilha de conhecimento com os participantes das oficinas: “esperamos contribuir especialmente com a construção de conhecimento que melhore, efetivamente, a qualidade de vida dos moradores; que as oficinas possam contribuir para o bem-estar pessoal e coletivo desses participantes”, destacam.
Expectativa dos Alunos
Para a rondonista Adriana Pires, a oportunidade é única, principalmente pelo contato e convivência com uma nova cultura: “vamos nos deparar com uma realidade totalmente diferente da nossa. Esperamos que o contato com os moradores seja uma rica troca de experiências. É uma oportunidade de levarmos um pouco do que já aprendemos na graduação e de trazermos para a nossa realidade tudo o que aprendemos desta experiência”, declara.
A equipe da Unipampa é coordenada pelos professores Cristóvão Domingos de Almeida e Joel Felipe Guindani, docentes do curso de Relações Públicas. O grupo de rondonistas é constituído pelos alunos Adriana Pires, Bruna Karina Gonçalves, Antonio Weber Junior do Campus São Borja, Julia Eisenhardt de Melo do Campus de Bagé, Pedro Damboriarena, Vagner Callai da Silva, Jonathaline Apollo Duarte do Campus Uruguaiana e Carlos Tauã Pinto do Campus Santana do Livramento.
Projeto Rondon
É coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem- estar da população. O projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Retorno
Está prevista o encerramento das atividades em Orobó no dia 30 de julho, data que devem retornar a Recife onde permanecem por dois dias participando de encontros de relatos de experiências e interação com os mais de 600 universitários. A equipe da Unipampa deve sair de Recife no dia 02, com chegada em São Borja no dia 03 de agosto.
Crédito da foto: Fahen Carvalho.