Projeto Hora de falar de bullying da Unipampa mobilizou escolas estaduais de São Borja em evento

Exposição fecha ciclo de atividades propostas para 2013.

O Projeto Hora de Falar de Bullying, da Unipampa, iniciou em março de 2013 e desde então tem desenvolvido nas escolas do município um trabalho de mobilização e conscientização a cerca do tema bullying.

Através de pesquisas de campo realizadas com mais de 900 alunos, ainda no primeiro semestre deste ano foi verificado que cerca de 70% deles já sofreram com algum tipo de intimidação ou agressão, e 78%  disseram já ter visto os colegas sofrerem com esse comportamento nas escolas.

A partir desses números, acadêmicos de diversos cursos da Unipampa, implementaram ações direcionadas para pais, professores e alunos. As ações envolveram palestras para pais, oficinas desenvolvidas nas formações de professores e teatro, música e dinâmicas diversas para alunos. E para finalizar, um evento que reuniu cerca de 1.200 alunos, professores e comunidade em geral.

O evento I Exposição de Projetos – todos contra o bullying – aconteceu na última terça-feira, 26, no Clube Recreativo Samborjense, tendo como objetivo principal proporcionar um momento de troca e reflexão entre os públicos. As escolas apresentaram seus projetos, trabalhos e atividades artísticas e culturais e puderam participar de grupos de discussão, assistir o audiovisual contendo os principais conceitos do tema, deixar suas mensagens em murais e o principal aprender brincando, cantando, colorindo e fazendo das manifestações artísticas e culturais uma ferramenta de combate e prevenção à violência, dentre elas o bullying.

I exposição reuniu centenas de alunos

Também aconteceu um ato solene com o objetivo inicial de entrega dos certificados as escolas participantes e encerramento oficial das atividades do projeto deste ano foi palco também para promulgação da Lei municipal nº 4.742 de 31 de julho de 2013, que dispõem sobre o desenvolvimento de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no município de São Borja. O projeto de Lei foi proposto pelo vereador Tiago Cadó no decorrer deste ano e sancionado pela Câmara de Vereadores, foi assinado pelo Prefeito no evento e representantes do projeto e da 35ª Coordenadoria Regional de Educação também assinaram o documento.  Além disso, as autoridades presentes receberam as propostas que as escolas fizerem de ações contra o bullying.

Ações como esta podem ter resultados inesperados e maiores que o proposto para uma atividade acadêmica, e trazer resultados positivos também na esfera política em benefício aos cidadãos, em especial, neste caso aos alunos da rede escolar de São Borja. Somadas, as atividades do projeto mobilizaram mais de 2.800 pessoas diretamente, mais o público que recebeu informações em sua casa através das estratégias de comunicação como anúncios e notícias pelo jornal local, os spots veiculados nas rádios, pelo site do projeto ou mesmo nas informações disseminadas nas cartilhas elaboradas e distribuídas com esta finalidade. Foram mais de 40 acadêmicos dos diversos cursos da Universidade que contribuíram nas várias atividades desenvolvidas e 15 empresas e instituições parceiras que deram apoio para viabilizar as propostas do projeto.

Para a equipe organizadora os objetivos foram alcançados, dentre eles o de ter sensibilizado e conscientizado o público alvo do projeto (alunos, diretores e professores das escolas atendidas e em consequência as famílias destes) para importância do tema, alertando que para a redução efetiva do comportamento de bullying é necessária à continuidade e permanência de propostas como esta, assim como, é fundamental uma mudança de comportamento social, com trabalho, esforço e boa vontade de todos.

Para mais informações sobre as etapas desenvolvidas, com a cobertura completa do projeto, materiais de apoio, sugestões de livros e filmes, entre outros, podem ser acessados através do site http://horadefalardebullying.com.br/.

O apoio do projeto foi da LM Representações, Folha de São Borja, Rádios Fronteira FM e Cultura AM, Stampa Pneus, Marta Ferragens, Pirahy Alimentos, GPS Net, Sorveteria Estrela, Graffiti Papelaria, Clube Recreativo Samborjense, Santa Inês Transportes, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Bancários, Instituto de Cultura Espírita Caminho da Luz e Foto Márcia.

autoridades receberam propostas contra o bullying de escolas

 

 

Texto: Josenia Austria.

Crédito das fotos: Fernanda Martins