Alunos da UNIPAMPA encerram oficinas do Projeto Cultural Janela Literária

       O projeto cultural Janela Literária, realizado pelos acadêmicos do 6º de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja, encerrou suas oficinas na Escola Estadual Tricentenário. O mesmo aconteceu a partir da disciplina de Produção Cultural II, ministrada pelo professor da UNIPAMPA, Muriel Pinto. O projeto seguiu o cronograma de execução para o mês de setembro e promoveu três oficinas com a participação dos Professores da UNIPAMPA Tabita Strassburger, Joel Guindani e Juliana Rhoden.

       O projeto além de apoiar a educação também proporciona a interação a partir da fanpage no fancebook “Janela Literária”, esta tem o objetivo de divulgar informações sobre o projeto como oficinas, fotos e as próprias produções dos alunos. A primeira oficina aconteceu na segunda semana de setembro pela professora de jornalismo Tabita Strassburger, onde trabalhou o tema fronteira e fez atividades que facilitaram as produções textuais.

     Na última semana de setembro, o projeto efetivou duas oficinas no mesmo dia. A atividade teve inicio pela manhã, com a participação da Professora de psicologia Juliana Rhoden e seus bolsistas, estes trabalharam com o tema amor e felicidade, através de músicas, rimas e dinâmicas, com os 60 alunos do 6º ano da escola.  À tarde o projeto contou com a participação do professor de Relações Públicas, Joel Guindani que trabalhou com o tema imaginação e utilizou técnicas como músicas, brincadeiras, leituras, desenhos para estimular a produção de poesias com os 40 alunos 5º ano da escola.  O projeto Janela Literária, além de ser um projeto piloto este ano, pode proporcionar uma nova ideia aos alunos dos 5º e 6º ano Escola Estadual Tricentenário, atingindo seu objetivo de incentivar as práticas textuais trabalhando a criatividade e inocência da criança. O projeto proporcionou um retorno positivo à escola, com ampla adesão e receptividade dos alunos. As práticas textuais espontâneas podem e devem fazer parte do processo de aprendizagem das crianças, representando um forte aliado a sua formação como cidadão.

       O Janela Literária foi inscrito no Programa Mais Cultura nas Escolas, uma realização do Ministério da Educação e da Cultura e já está aprovado para a sua realização em maior escala, prevendo suas práticas para o início de 2014.  Um fomento para o incentivo à escrita em âmbito municipal.

Foto: Geovana Comin