Os alunos, Sheila Laís Miranda Pereira e Elisandro Coelho do 6º semestre de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA – Campus São Borja receberam prêmio de melhor trabalho nacional na INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), através do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). O trabalho teve a orientação do professor Dr. Cristóvão Domingos.
A INTERCOM realiza duas etapas de congressos anualmente, a primeira fase os participantes de cada região do Brasil apresentam trabalhos, estes estão divididos em duas categorias, o Intercom Júnior (Trabalho Científico) e Expocom. Somente no Expocom os participantes inscritos concorrem ao prêmio de melhor trabalho no Intercom Regional. Após isso, os trabalhos vencedores nas etapas regionais, são transferidos para o Intercom Nacional, que avalia os trabalhos a partir de uma banca de jurados que fazem a escolha de apenas um trabalho vencedor de cada categoria.
Durante o ano de 2013 a acadêmica Sheila teve sua premiação inicial no Intercom Regional, onde concorreu o prêmio com as Universidades UFSM, UEL, FEEVALE e UNISC, sendo aprovada para a fase Nacional e por fim garantiu o prêmio nacional de melhor trabalho na categoria de Relações Públicas, modalidade Produto de Comunicação Institucional Impresso Avulso, com o seguinte título, Comunicação Dirigida: Cooperativa Lã Pura e a herança cultural em São Borja.
O artigo Comunicação Dirigida: Cooperativa Lã Pura e a herança cultural em São Borja surgiu através do projeto Integrador formado pelos professores Cristóvão e Marislei Ribeiro. O trabalho teve como iniciativa proporcionar a cidade de São Borja uma melhor dimensão a partir da cultura regional, assim o projeto pode ser realizado a partir da Cooperativa Lã Pura e teve como produto final um folder impresso produzido pela publicitária Luísa Souza, que só pode ser realizado através do briefing e do diagnóstico feito pelos alunos de relações públicas, reforçando o trabalho de comunicação integrada.
Para a acadêmica Sheila Miranda “O curso que faço, na instituição que estou, tiveram grande parcela de peso nesse prêmio, pois desde o início da faculdade os professores me envolveram com a experiências em projetos de extensão e sempre nos orientou da importância do referencial teórico, salientando sempre que os dois caminhavam juntos, e a partir dessa dimensão, penso que consegui realizar essa junção entre a teoria e a técnica que resultam de maneira história para o curso de Relações Públicas, para a UNIPAMPA.”, finaliza a vencedora.
Na avaliação do coordenador do curso, prof. Valmor Rhoden, estes prêmios servem para mostrar a capacidade dos nossos alunos. “Quando eles querem – eles mostram que podem fazer trabalhos de excelência e são reconhecidos. A premiação coloca a Unipampa no cenário nacional de debate sobre a produção cientifica na área da comunicação”,complementa Rhoden.