O Projeto de Extensão Hora de Falar de Bullying: fomentando discussões com a comunidade escolar de São Borja é coordenado pela professora Juliana Lima Moreira Rhoden. O projeto é vinculado aos cursos de Ciências Humanas e Relações Públicas da Unipampa e tem por finalidade fomentar discussões com professores, pais e alunos de oito escolas estaduais de São Borja, sensibilizando-os para do problema e as suas consequências. Foi acertada também uma parceria com o projeto Proext Mec – Implementando a cultura de paz – para quando houver a necessidade de discussões sobre o bullying nas escolas onde este projeto atua.
O projeto já selecionou as escolas para suas ações, que vão desde aplicação de pesquisa para verificar a incidência, prevalência e consequências do bullying, além de palestras, oficinas e dinâmicas. Até o final deste mês está prevista a aplicação da pesquisa junto às crianças de 4º ao 6º ano do ensino fundamental.
Visando esta etapa do projeto, a equipe executora formada por acadêmicos, professores e técnicos da Unipampa tem buscado intensificar reflexões a cerca do tema “bullying”. Além disso, o grupo vem trabalhando em estruturação do projeto que contará com blog, cartilha e outros materiais gráficos, tudo isso, com identidade visual própria, direcionada principalmente para o público infanto-juvenil. A ideia é disseminar o assunto, conscientizar das consequências maléficas que pode trazer para os envolvidos.