No início do mês de fevereiro o curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural passou a ter um espaço de práticas profissionais dentro da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja – , com a criação da sua Agência Experimental, que visa maior integração entre os acadêmicos da Universidade.
No momento a agência com caráter de laboratório é coordenada pela professora Laura Escobar e conta com quatro alunos do 5º semestre do curso: Leonardo Marion, Geovana Comim, Taiani Monteiro e Joseane Reinaço, que irão assessorar a direção do campus e os seis cursos de graduação. Conta também, com auxilio de alunos de Publicidade e Propaganda e seus professores orientadores.
O profissional de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural faz o planejamento de comunicação, cria e organiza atividades artísticas e culturais, elabora e executa ações culturais, além de trabalhar no gerenciamento da comunicação interna, eventos, cerimonial e protocolo, assessoria de imprensa, pesquisa de opinião pública, entre outras estratégias comunicacionais.
O objetivo da agência experimental é gerenciar e facilitar o processo de comunicação dos cursos e da direção local da Unipampa, além de promover a interação entre a instituição de ensino e a sociedade, e servir de local de prática aos alunos do curso, que é inédito no Brasil com a Ênfase em Produção Cultural.
Texto: Taiani Monteiro
Foto: Arquivo Agência Experimental RPPC