Na tarde da última quinta (6), foi lançado o livro “Ensino em Comunicação Social num mundo de fronteiras convergentes”, organizado pelos professores Cristóvão Almeida e Marislei Ribeiro. O evento aconteceu no hall de entrada da Unipampa, campus São Borja, como uma das atividades do IV Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura. Na ocasião, foi disponibilizado um coquetel e um show acústico aos professores, técnicos administrativos e alunos que prestigiaram o lançamento.
A obra tem a compilação de dez artigos de educadores dos três cursos de Comunicação Social da Unipampa: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com ênfase em Produção Cultural. Segundo a organizadora, Marislei Ribeiro, o livro articula diversos saberes que facilitam a educação integral e o processo formativo dos futuros profissionais da Comunicação Social.
Para o organizador, Cristóvão Almeida, o livro é uma divulgação das atividades que estão sendo realizadas na Unipampa. “De uma forma interdisciplinar, o livro tem como público-alvo os professores ingressantes na universidade e também os novos alunos, para com isso, mostrar o que cada professor participante tem trabalhado no campus”, completa Almeida.
O estudante de Relações Públicas, Elisando Coelho, acredita que a obra é de grande importância. “É uma oportunidade dos professores mostrarem as ações, pesquisas e projetos que são desenvolvidos com os alunos para a comunidade, ou seja, uma forma de expor o que é produzido dentro da universidade”, ressalta Coelho.
O livro é pioneiro no campus envolvendo educadores da área da comunicação com pensamentos divergentes e já pode ser adquirido juntamente com os autores e organizadores. Tem o objetivo de fomentar a criação de espaços universitários que priorizem o aprendizado reflexivo, crítico e criativo, tendo como referência as experiências pessoais dos acadêmicos e dos educadores. Os autores planejam continuar o projeto com outras edições.