Professor do campus São Borja apresentou o trabalho final no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Na semana passada, 16, o campus São Borja ganhou mais um Doutor em Comunicação em seu quadro docente. O professor Cristóvão Domingos de Almeida obteve o título de doutor em Comunicação e Informação ao defender sua tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A tese, intitulada “Comunicação e Cultura: práticas cotidianas e construção da cidadania na comunidade quilombola Campina de Pedra, município de Poconé-MT”, foi desenvolvida durante quatro anos, sob orientação do prof. Dr. Valdir Jose Morigi.
A tese parte do princípio de que a articulação entre comunicação e cultura é fundamental para a conquista da cidadania. O professor Cristóvão, identificou essa articulação a partir da mediação dos meios de comunicação nas práticas cotidianas dos remanescentes de quilombos ao analisar como esses meios auxiliam na construção da cidadania junto às manifestações da cultura local dos quilombolas. O trabalho focaliza a experiência de uma comunidade quilombola e se apóia no método etnográfico para verificar que as práticas cotidianas dos quilombolas se articulam de modo coerente como espaço de resistência e mecanismos de manutenção da cultura, de pertencimento ao local e de comunicação com o outro.
A banca examinadora foi composta pelos professores: Denise Cogo, Ilza Girardi, Lizete Dias e Ronaldo Colvero que emitiram conceito A ao trabalho desempenhado pelo professor Cristóvão Almeida.