Evento do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas propõe a construção coletiva de um doutorado profissional na Unipampa

 

Na terça-feira (06 de Junho), o evento “WorkDOC: A construção de um doutorado profissional” reuniu discentes, docentes, egressos e a comunidade externa para construir coletivamente uma proposta de doutorado em políticas públicas na Unipampa.
A construção de um Doutorado profissional em Políticas Públicas foi tema de um workshop ocorrido na terça-feira (06), no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), da Unipampa São Borja. O evento reuniu membros da comunidade externa, docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos com o objetivo de estabelecer diretrizes e apontar caminhos para a construção de um doutorado profissional em Políticas Públicas.
Como primeiro programa de pós-graduação em políticas públicas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o PPGPP conta com uma rede colaborativa na sociedade e com o mercado de trabalho Riograndense, consolidando nota quatro em uma escala de cinco pela CAPES. Segundo o Prof. Dr. Muriel Pinto “A nota 4 permite ao PPGPP propor um doutorado profissional. Mas além da nota, a produção técnico-científica também nos credencia a buscar a realização deste sonho”, disse o coordenador do programa.
O evento “WorkDOC”, elaborado a partir de um método criado especialmente para o evento, foi coordenado pelo Prof. Dr. Tiago Costa Martins e composto por três etapas baseadas no design e nos métodos ágeis. Assim, contando com 29 participantes segmentados em mesas temáticas entre discentes; egressos; docentes; técnicos e comunidade externa, acredita-se que os resultados obtidos no evento terão impacto significativo no fortalecimento da proposta do doutorado profissional pelo PPGPP.
Durante o evento, foram apresentadas diversas ideias para a configuração do perfil do egresso, da contextualização regional e da estrutura do curso, destacando abordagens inclusivas, regionais, científicas e práticas para a formulação do projeto de doutorado. Em uma entrevista concedida ao Pampa News durante o evento, o Prefeito da cidade de Itaqui, presente como convidado e egresso do PPGPP, Leonardo Betin, salientou que “não é apenas a cidade de São Borja que ganha com a vinda de um doutorado profissional, mas sim, toda a comunidade da fronteira, através da qualificação dos atores políticos que nós temos aqui na região”.
As próximas ações do Programa serão apresentar os resultados do evento e expor a construção da proposta para a comunidade acadêmica. Confira a lista dos participantes do primeiro “WorkDOC: A construção de um doutorado profissional” em unipampa.edu.br, na aba cursos: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgpp/.