Institucional e infraestrutura do PPGPP | Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP)

Institucional e infraestrutura do PPGPP

Redes de cooperações do PPGPP (2018, 2019 e 2020)

Conforme dados enviados a Coleta Capes nos anos de 2018, 2019 e 2020, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa conseguiu nestes anos base uma interessante rede colaborativa com a sociedade e Mercado de Trabalho das Mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense e Noroeste Rio-Grandense.

2018:

 

 

2019:

 

O que é um Mestrado Profissional?

De acordo com a CAPES, Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Ver mais em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e 

 

O PPGPP

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas  da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja tem proposta multidisciplinar. Em seus objetivos, o PPPGPP articula vários temas e objetos de estudo, em torno da grande área que inclui as Políticas Públicas e sua análise.

A ênfase do programa é a sua caraterização regional e fronteiriça: as Prefeituras da Fronteira Oeste e Metade Sul do Rio Grande do Sul, como também a integração transfronteiriça. Considerada essa ênfase, sua linha de pesquisa é abrangente. Nesse leque de Área de Concentração e Linha de Pesquisa, transitam várias profissões e profissionais, capazes de compreender de forma crítica a realidade nacional e estadual a partir do contexto regional da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Os objetivos do mestrado são diferenciados conforme as demandas do estudante, que pode escolher entre várias disciplinas eletivas, de acordo com os interesses. Sendo assim,  os principais objetivos do PPGPP são:

1. Descentralizar os Programas de Pós-Graduação na área de Ciência Política e Relações Internacionais dos grandes centros, assim como descentralizar os Programas entre os Campi da Unipampa (conforme PDI da Universidade);

2. Criar um Programa com caráter inovador, que busca refletir sobre as políticas públicas em áreas de fronteira e ser atrativo para acadêmicos de diversas regiões fronteiriças do Brasil, além de atrair acadêmicos dos países do Cone Sul.

3. Colaborar com a capacitação de profissionais inseridos ou interessados no planejamento e gestão de políticas públicas fronteiriças, que contribuam para a melhor interpretação do cenário socioeconômico e consequente desenvolvimento regional da Metade Sul do RS;

4. Cooperar com as estratégias de planejamento local/regional propostas pelos governos municipais, estaduais, federal e Coredes, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitarão a atuação políticas da UNIPAMPA no cenário territorial regional;

5. Articular o PPGPP, com o PDI, Cursos de Graduação da Unipampa, e com a área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES, através da integração entre diversos Campus e áreas de atuação; este objetivo possibilitará conhecimentos e metodologias interdisciplinares no programa supracitado;

6. Pensar as políticas públicas a partir de interpretações microterritoriais e oferecer estratégias para a dinamização de novos arranjos produtivos locais (turismo, economia criativa, economia solidária, relações internacionais transfronteiriças), potenciais estes que constantemente estarão sendo pensados a partir das percepções do desenvolvimento sustentável;

7. A partir da criação do Programa, vislumbra-se a consolidação do Núcleo de Políticas Públicas da Unipampa – campus São Borja, que contribuirá para a pesquisa na área de políticas públicas;

8. Contribuir com a qualificação dos servidores públicos municipais, conforme os Planos Estratégicos dos Coredes regionais.

Público-Alvo

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas destina-se a todos os que pretendam continuar a sua experiência acadêmica e aprimorar o próprio perfil técnico administrativo, tendo em vista a realização de atividade profissional em áreas de políticas públicas, aprofundar a sua formação teórica, ampliar os seus conhecimentos técnicos com as abordagens de análise mais recentes que vêm surgindo para analisar as políticas públicas em nível acadêmico e técnico.

Um dos desafios principais do PPGPP é formar profissionais capazes de produzir análises e conhecimentos, planejamento e avaliação sobre a realidade local e nacional na perspectiva da sua Área de Concentração. Sendo assim, o Mestre em Políticas Públicas do Programa tanto poderá atuar na administração pública, como também em organizações da sociedade civil (ONGs, cooperativas, etc.) como gestor ou prestando serviços de consultoria, pelo que refere à formulação e avaliação de políticas públicas ou projetos de caráter social.

Câmera fotográfica adquirida pelo curso para pesquisas

A coordenação do PPG comunica aos mestrandos que o curso foi contemplado com uma câmera fotográfica Canon através da chamada interna 16-2018 PROPPI. A mesma esta a disposição na coordenação acadêmica do campus (sala 3204, Campus II) para as pesquisas e atividades técnicas dos discentes e docentes.

 

PPGPP consegue a Aquisição licenças do Software Max Qda via edital APPG da PROPPI-UNIPAMPA

O PPG em Políticas Públicas e Grupos de Pesquisa (GP’s) vinculados ao curso, como “Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai (Líder Prof. Dr. Ronaldo Colvero)” e “Geep – Gênero, Ética, Educação e Política (Líder Profª. Drª. Jaqueline Carvalho Quadrado e Profª. Drª. Lauren Lacerda Nunes)” consiguiram adquirir licenças do Software Max Qda, para análises de dados quali e quanti, via edital APPG-UNIPAMPA/ 2020.

 

Infraestrutura disponível do PPG em Políticas Públicas 

 

Vista Panorâmica do campus São Borja                      Biblioteca e Sala de estudos

 

Laboratórios de Audiovisual                                 Laboratório de opinião Pública (Grupo Focal)

 

Secretaria da Pós-Graduação                                                Salas de Aula do PPGPP

 

 Restaurante Universitário do campus São Borja