Internacionalização | Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP)

Internacionalização

 

2023:

 

PPGPP-UNIPAMPA passou a integrar a Red de Bibliotecas Virtuales de Ciencias Sociales en América Latina y el Caribe do Clacso – Conselho Latinoamericana de Ciências Sociais.

 

 

 

 

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Mestrado Profissional – PPGPP-UNIPAMPA passou a integrar a Red de Bibliotecas Virtuales de Ciencias Sociales en América Latina y el Caribe do Clacso – Conselho Latinoamericana de Ciências Sociais.

👉🏿 Link do respositório do PPGPP-UNIPAMPA na biblioteca do Clacso:

https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/handle/CLACSO/248230?fbclid=IwAR0po2s4t-3aCx272cGzsi2OD-z-GYi_3S3pzpEHTzYuNAQHGfA5VFhkNYQ

👉🏿 Conforme o Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, professor Dr. Muriel Pinto, o fato representa uma conquista para democratização e socialização das produções científicas e técnicas do PPGPP, além de contribuir com os processos de internacionalização do curso, visto que o Clacso é um dos maiores centros acadêmicos do mundo.

 

2022:

Comissão de validação de títulos do PPGPP valida titulo de Mestrado realizado na Flacso da Costa Rica

A comissão de validação de títulos do PPGPP-UNIPAMPA, composta pelos Professores Muriel Pinto, Carmen Nogueira e Lisianne Ceolin, participaram em junho do processo de reconhecimento de título de mestrado realizado no exterior via Plataforma Carolina Bori do MEC. O título validado trata-se de Mestrado em “Estado, Governo e Políticas Públicas” realizado pela FLACSO da Costa Rica.

 

PPGPP participa de reunião de trabalho sobre a validação de diplomas e creditação de disciplinas pela Rede Repeme

A coordenação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, participou no dia 9 de maio de 2022 de reunião técnica de trabalho em conjunto com diversos Programas de Pós-Graduação vinculados a Rede Repeme – Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão do Mercosul para discussão sobre ações já realizadas e ações futuras nas temáticas de validação de diplomas de creditação de disciplinas via Programas de Pós-Graduação da Argentina, Brasil e Uruguai.

 

 

 

2021:

PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) realiza o Iº Seminário: Discutindo a Validação de Diplomas Estrangeiros

 

Foi realizado durante o dia 15/12 o “Iº Seminário: Discutindo a Validação de Diplomas Estrangeiros”, atividade que é um produto técnico vinculado a Dissertação desenvolvida pela Mestranda Sandra Micheli Greff Menuzi orientada pelos Professores Dr. Muriel Pinto (PPGPP-UNIPAMPA) e Prof. Dr. Alejandro Noboa (UDELAR-Uruguai).

Estiveram presentes autoridades, pesquisadores, professores e estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que participaram de três momentos durante a atividade: 1ª) apresentação do objeto de pesquisa; 2ª) socialização de cada país sobre seus processos de validação; 3ª) apontamentos iniciais que foram destacados para o documento final gerado pelo seminário.

 

 

PPGPP celebra acordo de cooperação com a Facultad de Derecho, Ciências Sociales e Políticas da Universidad Nacional del Nordest Argentino (UNNE)
O Mestrado em Políticas Públicas celebra a aprovação via Conselho de campus da Unipampa, São Borja, do acordo de cooperação com a Facultad de Direito, Ciências Sociais e Políticas da Universidad Nacional del Nordest Argentino (UNNE).
O devido acordo objetiva:
1 – Realização de aulas, palestras, Conferências e seminários;
2- Atividades de investigação sobre linhas prioritárias definidas pelos cursos Cooperados, ou problemáticas relevantes na atualidade;
3-Publicações em conjunto de docentes e investigadores;
4- Planejamento e execução de cursos de extensão online;

 

Grupo de pesquisa "Processos Participativos na Gestão Pública" realiza evento sobre as Eleições nos EUA em 2020.

O Grupo de pesquisa “Processos Participativos na Gestão Píublica (CNPQ/ UFRGS), Liderado  pelo Docente Permanente do PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMAP), Prof. Dr. Alfredo Gugliano,  realizou evento sobre as Eleições nos EUA.  A atividade contou com pesquisadores Norte-americanos e brasileiros. O devido evento contou com apoio do PPGPP. A Atividade ocorreu dia 14 de Novembro de 2021.

 

2020:

 

Professores do PPGPP participam ativamente das discussões sobre a nova concessão da Ponte da Integração São Borja-Brasil/ San Tomé-Argentina
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP/UNIPAMPA, São Borja), se fez presente na reunião da Comissão de Educação, cultura e Universidades do Comitê de Integração fronteiriça de São Borja-BRA/ San Tomé-ARG, ocorrida dia 26/11 via online.
 
Na atividade foi discutida sobre a nova concessão da Ponte da Integração que contou com a presença do professor e investigador do Conicet e Director Nacional de Control de Fronteras e Hidrovías, Prof. Dr. Alejandro Gabriel Benedetti.
 
Também estiveram presentes represetantes das Universidad Nacional del Nordest (UNNE) e Instituto de Formación Docente Jorge Luiz Borges (ARG) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
 
Foto: Créditos ALex Retamoso.
PPG  em Políticas Públicas da Unipampa obtém aceite de Associação junto ao Clacso

A coordenação do PPGPP comunica a aprovação da Associação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas junto ao Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).  Gostaríamos de agradecer as cartas de aval do instituto de Ciências Sociales da UNNE – Universidad Nacional del Nordest Argentino e do Departamento de Ciências Sociales da Udelar – Universidad Nacional del República-Uruguai.

 

Mestranda do PPG realizará palestra em evento internacional

A mestranda do PPG em Políticas Públicas da Unipampa, Jandira Elóa Lopes irá realizar palestra em evento internacional organizado pelo Movimento Santamartiniano de Corrientes-Argentina.

 

III COINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas
O III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas – COINTER esta acontencendo entre os dias 20 e 22 de novembro na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Esse ano o evento abordará as “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino e na Pesquisa”. Docentes e Mestrandos do PPG estão na organização do evento em conjunto com outros cursos de Graduação, que debaterá uma temática de suma importância para a região.

Link site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer?fbclid=IwAR2O-y9H4_GFWPM6qZRVBy082ZX0RDFHhnccxFW3jPORMi2ZRN3Smilp9Xk

 

 

Professor Italiano do PPGPP Dr. Davide Carbonai ministrou Palestra em Buenos Aires-Arg

O Professor Italiano Dr. Davide Carbonai do PPGPP participou no dia 16-10, como conferencista do Workshop – “Sindicalismo en Perspectiva comparada: Argentina y Brasil en el giro a la derecha” em Buenos Aires, Argentina. O evento foi organizando pela Universidad Metropolitana de Educação Tecnológica e Pelo Programa de Estudios e Investigacianes de Economía Popular e Tecnologias de impacto Social.

 

2019:

 

Internacionalização: Docentes e Mestrandos do PPG participaram ativamente na organização do II CIF de São Borja-BRA e Santo Tomé-ARG

O programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas – PPGPP participou ativamente da organização do II CIF – Comitê de Integração Fronteiriça São Borja – Brasil/San Tomé – Argentina, que ocorreu em Agosto de 2019.  Este ano a coordenação do CIF esteve a cargo do consulado Brasileiro de Pasos de Los Libres- ARG.

Docentes e Mestrandos participaram ativamente das atividades de organização e nas discussões das comissões, que buscam resolver problemas relativos a transportes, educação, segurança e mobilidade na fronteira. As características da fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina fazem com que os três países participem das reuniões que compõem as comissões que vão encaminhar projetos para as questões de fronteira buscando uma integração do Cone Sul.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil os Comitês de Fronteira compreendem comissões temáticas que, reunidas, estabelecem metas a ser alcançadas e desafios a serem superados, com vistas à melhor qualidade de vida e prosperidade das populações das cidades irmãs.

 

 

II PRÊMIO MERCOSUL DE PESQUISA EM POLÍTICAS SOCIAIS DO MERCOSUL

O PPGPP- UNIPAMPA, campus de São Borja teve a oportunidade de ter dois avaliadores no Prêmio de Políticas sociais do Mercosul – edição 2019. Os docentes Profª. Dra. Carmen Regina Nogueira e Prof. Dr. Muriel Pinto avaliaram trabalhos de diversos países Latinoamericanos oportunizando muito aprendizado e redes do PPG com instituições internacionais.

 

PPGPP valida seu segundo título internacional de Mestrado advindo da Argentina

Durante o mês de abril de 2019, a comissão de validação de títulos internacionais do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, composta pelas Professoras Dr. Carmen Nogueira e Lisianne Ceolin e pelo Prof. Dr. Muriel Pinto, validaram na Plataforma Carolina Bori – Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, o segundo título advindo do exterior. No ano de 2017 havia sido validado a titulação de Mestrado em Políticas Sociais obtido na Unversidade Nacional de Misiones -Argentina, já nesta ano de 2019 foi validado em Políticas Públicas o Mestrado em Estudos da Ciência da Família realizado na Usan – Universidade Nacional de San Martin de Buenos Aires na Argentina.

 

Mestrando Haitiano do PPGPP realiza Palestra para Graduação em Ciência Política da Unipampa

Mestrando Sofaite Ambroise realiza palestra sobre Política Comercial e cooperação internacional para acadêmicos da Graduação em Ciência Política da Unipampa, São Borja.

Coordenação do PPG esteve presente em evento internacional de Comercialização Turística proposto pelo Ministério de Turismo da Província de Corrientes - Argentina

A Coordenação do PPG esteve presente neste dia 18-6, Terça-feira, no ” Encontro Regional de Comercialização Turística”. A atividade foi realizada na Municipalidade de Santo Tomé-Argentina e organizada pelo Ministério do Turismo da Província de Corrientes, que contou com representações das localidades de São Borja-Brasil, Yapeju, La Cruz, Alvear, Virasoro da Argentina. Na oportunidade o Prof. Dr. Muriel Pinto este compondo mesa de abertura representando a Comissão de Comércio, Turismo e Infraestrutura do Comite de Integração fronteiriça São Borja-Santo Tomé.

PPGPP soma forças no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (BARRA DO QUARAÍ/ BRA-MONTE CASEROS/ARG-BELLA UNIÓN/URU

No dia 7-6 de 2019 ocorreu em Barra do Quaraí-RS-Brasil, o primeiro encontro de organização do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (BARRA DO QUARAÍ/ BRA-MONTE CASEROS/ARG-BELLA UNIÓN/URU. Na oportunidade o Mestrado Profissional em Políticas Públicas esteve representado pelo Prof.Dr. Muriel Pinto, Mestrando Leonardo Goulart e pelo egresso e Mestre pelo PPGPP, Hamilton Rodrigues (organizador da atividade). Neste elaboração deste plano estratégico o PPGPP estará em parceria com as Universidades Nacional de Quilmes (ARG), Universidade Nacional del República (UDELAR-Uruguai) e Prefeitura de Barra do Quaraí e Intendências de Monte Caseros e Bella Unión.

V Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política: Buscando o Sul “Estado, Sociedade e Democracia: os (des) caminhos da América Latina no Século XXI” (novo!!)

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e o Curso de Graduação em Ciência Política do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveram entre os dias 13 e 17 de maio, o V Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política – Buscando o Sul. O evento foi aberto ao público.

De acordo com o coordenador do Curso de Ciência Política, Edson Paniágua, o evento promoveu o intercâmbio de pesquisadores com foco na área da Ciência Política e das políticas públicas, oportunizando um espaço para discussão do ofício do cientista social e cientista político e a sua atuação em tempos de traumas institucionais que potencializam a proliferação de práticas e discursos antidemocráticos no Brasil e na América Latina, através de pesquisas acadêmicas, considerando e valorizando a pluralidade da relação entre teoria e prática.

Paniagua afirma ainda que o evento atingiu seus objetivos. “Foram cerca de 300 inscritos e 122 trabalhos aprovados que serão publicados em anais do evento. Além do trabalhos e palestras também foram ofertadas oficinas com empreendedores e comunidade em geral. É importante destacar que os palestrantes oriundos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidad Nacional de Misiones (Unam-ARG), Universidad Nacional de San Martin (UNSAM-ARG) e Unversidad Nacional del Nordest (UNNE-ARG), Fundación Bacelo e Instituto de Formación (ARG) Instituto de Formación Docente Jorge Luis Borges (ARG) . Estas Instituições trouxeram para o debate as principais questões sociopolíticas do Brasil e da América Latina. O Seminário dialogou plenamente com a formação dos discentes do campus São Borja, além de demonstrar o ofício do Cientista social e político e sua importância na sociedade.”

Confira todas as informações sobre o evento através do site:www.vbuscandosul.wordpress.com

 

2º CICLO DE DEBATES DO PPGPP: PALESTRA COM A DIPLOMATA BRASILEIRA MARIANE BRAVO LEITE

No dia 8 de Maio de 2019 o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa teve a honra receber a Consulesa Brasileira de Paso de Los Libres (Argentina) Mariane Bravo Leite. Na oportunidade a Diplomata palestrou sobre a “Diplomacia em espaços de fronteira”. A devida atividade foi organizada em parceria entre o PPGPP e a Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pampa.

 

 

1ª Reunião de Trabalho da Comissão de Educação, Cultura e universidades do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ Santo Tomé-ARG

 

Vários docentes do PPGPP-UNIPAMPA participaram da organização da 1ª Reunião de Trabalho do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ San Tomé-ARG. A devida reunião ocorreu dia  25 de janeiro de 2019,  na Unne – Universidad Naciona del Nordest Argentino,  Extensión Aulica de San Tomé. No devido encontro foram apresentadas diversas demandas regionais, ao Cônsules presentes.

Programação da Reunião de trabalho:

Oferta de disciplina com Professor convidado internacional

ATENÇÃO MESTRANDOS TEMOS NOVIDADE:

Oferta de disciplina com Professor Visitante Internacional:

Disciplina: “COMPLEXIDADE E ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA”

* Profº Dr. Alejandro Noboa (UDELAR – Universidad de La República (URUGUAI)

* Doutor pela Universidade Complutense de Madri (Espanha)

Dias das aulas:
-26 e 27/9 – presenciais (noites e tardes a combinar)
-30-9 (EAD)

*Matrículas apenas para alunos regulares do PPGPP (confirmação de matrícula presencial ou via e-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br (até 23-9).

 

2018:

 

Internacionalização do Curso: PPG conta Bolsista Haitiano do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB

 

Desde 2018 o PPGPP contou com a presença do Licenciado em Economia e Mestrando Haitiano Soifaite Ambroise, este que é bolsista do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB (Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização, Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS/OMS). Nestes meses esta sendo de grande valia para o curso contar com um estudante estrangeiro que vem contribuindo para trocas de conhecimentos e culturais entre a comunidade acadêmica do curso.  Em 2020 o Mestrando Haitiano defendeu sua dissertação, intitulada ““Liberação do comércio e desempenho econômico: Uma análise da política comercial ao olhar da Política neoliberal do Haiti.”

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas acompanha avanço na integração fronteiriça: aprovada a criação do Comitê de Fronteira São Borja/Santo Tomé

A Reunião no Consulado Argentino em Uruguaiana, na última quarta-feira, 20 de fevereiro de 2018, oficializou a criação do Comitê de Fronteira das Localidades Fronteiriças Vinculadas de São Borja/RS – Brasil e Santo Tomé/Ctes – Argentina.

O Comitê de Fronteira, estabelecido na Lei Federal Argentina (26.523/2009) e Decreto Brasileiro (8.836/2016) tem como principal finalidade monitorar os avanços e dificuldades na aplicação prática do Acordo Bilateral entre o Brasil e Argentina, assinado pelos presidentes Lula e Kirchner em Puerto Iguaçu, em 2005.

O Acordo beneficia os residentes nas chamadas localidades fronteiriças vinculadas e que possuírem a Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço que viabiliza o exercício de trabalho, ofício ou profissão, gozando de  iguais direitos trabalhistas e previdenciários (são-borjenses poderão trabalhar legalmente em Santo Tomé e vice-versa), o acesso ao ensino público e atendimento médico nos serviços públicos de saúde, em condições de gratuidade e reciprocidade e também ao comércio simplificado de mercadorias sem a limitação de cotas ou valores quando os produtos adquiridos forem para subsistência. Prevê ainda trabalhos conjuntos na prevenção e combate de enfermidades, cooperação em matéria educativa com intercâmbio de professores, estudantes e materiais educativos (com ensino de história e geografia em uma perspectiva regional e integradora) e a elaboração de um “Plano de Desenvolvimento Urbano Conjunto”, com o objetivo de integração racional das cidades, de modo a configurar uma só conurbação quanto a infraestrutura, serviços e equipamento.

Com a aprovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Cancilleria Argentina, o Comitê de Fronteira São Borja/Santo Tomé instalará inicialmente comissões específicas: Facilitação Fronteiriça; Educação; Saúde e Meio Ambiente; Turismo e Comércio e a Comissão de Infra-estrutura para o debate de questões setoriais envolvendo as duas localidades. Ainda, será instalada a “Mesa de Debates” envolvendo as universidades sediadas em São Borja e Santo Tomé (UNIPAMPA, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Estadual/UERGS, Instituto Superior de Formación Docente Jorge Luis Borges e a Universidad Nacional del Nordeste – UNNE/Santo Tomé), para debate específico e integração do ensino superior.

A reunião em Uruguaiana foi coordenada pelo cônsul argentino, Alejandro Massuco e o cônsul brasileiro em Paso de Los Libres, Sérgio Taam, com a participação do secretário de Relações Exteriores de Santo Tomé, Miguel Angel Arismendi. De São Borja, participaram o vice-prefeito, Roque Feltrin, vereadores José Luis Machado, João Luiz Dornelles, servidor da Câmara, Jorge Luiz Goulart Roos (aprovado para cursar o mestrado em Políticas Públicas da UNIPAMPA) e a servidora da Prefeitura Kátia Aguilar. A professora da UNIPAMPA Lisianne Ceolin, Coordenadora Substituta do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP), participou da reunião e considerou  fundamental a criação do Comitê de Fronteira, afirmando que “a data de 20 de fevereiro de 2018 será considerada um marco na integração da fronteira São Borja e Santo Tomé. A UNIPAMPA, como instituição pública comprometida com o desenvolvimento regional, entende como dever contribuir em tão relevante processo”.


I Simpósio Fronteiras Platinas e Dinâmicas Territoriais

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA, campus de São Borja), o Curso de Ciências Sociais –Ciência Política (UNIPAMPA), Curso de Relações Internacionais (ESPM) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e Internacionais (PPGEEI-UFRGS ), em conjunto com o Grupo de Pesquisa CNPQ – Labpoliter (UNIPAMPA), realizaram  no dia 11 de outubro de 2017 o I Simpósio Fronteiras Platinas e Dinâmicas Territoriais, onde foram apresentados estudos de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da UFRGS, ESPM e UNISINOS que estavam a caminho do Engeo, na Unam em Posadas – Argentina.