Grupos de pesquisa | Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP)

Grupos de pesquisa

 

GEEP - GÊNERO, ÉTICA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA 

Líder: Profª. Drª. Jaqueline Carvalho Quadrado

Vice-Líder : Profª. Drª. Lauren Lacerda Nunes

Investiga e discute gênero, ética, educação e política, em diferentes contextos políticos, econômicos, sociais e culturais. Realiza estudos, seminários, oficinas, cursos, produções técnicas (cartilhas, livros, eventos, dentre outros) e orientações sobre as temáticas das linhas. O GEEP aglutina professores da graduação e da pós-graduação, estudantes da graduação, voluntários e bolsistas de Iniciação Científica e de Extensão, como da pós-graduação, especializandos e mestrandos. O GEEP articula suas quatro ênfases principais: gênero, ética, educação e política, através das atividades acadêmicas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, para tornar visível e público:

maiores Informações: https://www.facebook.com/GEEPUNIPAMPASB

 

Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e Territórios Fronteiriços

Líderes: Prof. Dr. Muriel Pinto e Alex Sander Barcelos Retamoso

O devido laboratório objetiva consolidar um coletivo de discussão, que congregue pesquisas acadêmicas voltadas para reflexões sobre as dinâmicas sociais e as políticas de desenvolvimento territorial nos territórios fronteiriços do Prata. O recorte territorial que vem sendo pesquisado, a metade Sul do RS encontram-se em situação de estagnação social e econômica, conforme o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Procurando contribuir com este processo, propomos a criação do Laboratório supracitado, que objetiva criar uma instituição de planejamento regional, que envolva atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, como instrumentos estratégicos para a melhor gestão pública do território, onde instiga-se inserir a Universidade no processo de proposição e interpretação de políticas públicas, objetivo este que busca contribuir com a governança territorial, inclusão social, na constituição de redes colaborativas e de novos arranjos produtivos regionais.

Para mais informações, clique aqui.

Site e banco de dados do Labpoliter: https://labpoliter.wixsite.com/labpoliter

 

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 

Líder: Prof. Dr. Thiago da Silva Sampaio

O Observatório de Políticas Públicas vinculado ao PPGPP-UNIPAMPA, possui como objetivo geral observar, formular, implementar e avaliar políticas Públicas. Entre as linhas de ação destaca-se: Avaliação da Administração Pública Municipal; Monitoramento dos Equipamentos da Saúde Pública; Índice de Evasão e Retenção Municipal; Mapa da Violência Urbana; Termômetro da Empregabilidade Local; e Taxa de Ocupação de Hotéis e de Passageiros Transportados

Para maiores informações, click aqui http://www.politicapublica.com.br/

 

Observatório do Legislativo e Executivo (OLEX)

Líderes: Prof. Dr. Cláudio Damin e Prof. Dr. Thiago Sampaio

O observatório possui como proposta aglutinar pesquisadores que desenvolvam estudos teóricos e empíricos sobre legislativos e executivos nacionais e/ou subnacionais. A análise desses dois atores institucionais é um dos temas que mais desperta interesse na Ciência Política contemporânea aproximando estudiosos de diferentes correntes teóricas espalhados em vários lugares do mundo. O objetivo do OLEX, ao unir pesquisadores com diferentes perspectivas sobre o Legislativo e Executivo, é manter a diversidade da agenda de pesquisa e coordenar os esforços para a produção e divulgação de estudos avançados. A partir dessas metas, a ênfase do grupo é a investigação de questões essenciais para os regimes democráticos e a ampliação do debate sobre temas como governabilidade, gestão pública, sistema partidário, comportamento eleitoral, teorias democráticas, participação política e políticas públicas.

Para mais informações, clique aqui.

Processos Participativos na Gestão Pública 
Líder: Prof. Dr. Alfredo Gugliano (UFRGS/ UNIPAMPA)

O grupo de pesquisa se dedica a estudar os diferentes processos de democratização da sociedade, com especial interesse nas experiências nas quais os cidadãos têm ampliado o seu poder de deliberação na gestão pública.

Reúne principalmente pesquisadores, docentes, doutorandos, mestrandos, estudantes de graduação e ativistas sociais interessados nesses temas. Mesmo tendo como base a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui integrantes em diversas universidades brasileiras, assim como colaboradores no exterior.

Atualmente há grande interesse, por parte da administração pública, pelo debate sobra a ampliação da participação dos cidadãos na gestão pública. Em meio a diferentes formas de desenvolver essa perspectiva, são bastante conhecidos os orçamentos participativos, consultas populares, plebiscitos, conselhos gestores, centros comunais, assembleias comunitárias, entre outros.

Link diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/5614944474318679129993

Site grupo: https://processosparticipativos.blogspot.com/
Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai

 

Líder: Prof. Dr. Ronaldo Bernardino Colvero

O Grupo de Pesquisa Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai prevê que os trabalhos desenvolvidos possam ser objetos de discussão e divulgação dos temas desenvolvidos tanto por alunos da UNIPAMPA, Campus de São Borja, quanto de outras IES presentes na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, o grupo pretende criar vínculos com outros grupos que têm como meta a análise das relações fronteiriças da porção meridional do Brasil, bem como coadunar pesquisadores dos países que fazem parte desse espaço, propiciando a produção do conhecimento de forma inter/multidisciplinar, contribuindo, consequentemente, para a consolidação (e criação) dos cursos de pós-graduação da UNIPAMPA no Campus de São Borja.

Para mais informações, clique aqui.