Guia de Processos Acadêmicos | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

Guia de Processos Acadêmicos

Aqui constam as informações sobre os procedimentos e fluxos utilizados com mais frequência durante a trajetória acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGEM). Informações sobre demais procedimentos podem ser encontradas no Regimento do PPGEM e na Resolução 295/2020 – Normas da Pós-Graduação.

Importante:

  • Consulte sempre o Calendário Acadêmico da Pós-Graduação – Trimestral. Nele são definidos os prazos para cada procedimento. O calendário fica disponível na página do PPGEM e na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – Proppi: https://sites.unipampa.edu.br/prpg/calendario/
  • Ao encaminhar qualquer solicitação referente aos processos acadêmicos para a Secretaria Acadêmica, professor orientador ou Coordenação do PPGEM, o aluno deve usar obrigatoriamente seu email institucional (seunomeesobrenome.aluno@unipampa.edu.br). Pedidos que não forem remetidos via email institucional serão desconsiderados.

Matrícula em disciplinas

A solicitação de matrícula em disciplinas deve ser feita pelo Portal do Aluno (https://guri.unipampa.edu.br) a cada início de trimestre letivo, nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Para auxílio na escolha das disciplinas, consulte seu orientador. A lista de disciplinas ofertadas para cada trimestre, com seus respectivos docentes e horários, é publicada na página do PPGEM: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgem/

Comprovante de matrícula e histórico:

Esses e outros documentos podem ser conferidos no Portal do Aluno. Se necessário, o aluno pode imprimi-los; têm autenticação eletrônica.

Aproveitamento de disciplinas

O aluno pode requerer o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu da Unipampa ou de outras instituições de ensino superior. Para isso, deve preencher o Requerimento-Dispensa-de-Disciplinas-na-Pós-Graduação, anexar a(s) ementa(s) da(s) disciplina(s) e o histórico da instituição onde cursou a(s) disciplina(s), e enviar para a Secretaria Acadêmica: posgrad.cacapava@unipampa.edu.br. O requerimento será encaminhado para avaliação da Coordenação do PPGEM e, em caso de deferimento, os créditos aproveitados serão registrados no histórico do aluno.

Também podem ser aproveitadas disciplinas cursadas em Regime Especial em programas de pós-graduação stricto sensu. O procedimento é o mesmo descrito acima.

Trancamento de matrícula

Em casos excepcionais, por motivo de força maior, o aluno pode solicitar o trancamento de matrícula, que pode ser total (todo o trimestre letivo) ou parcial (apenas alguma[s] disciplina[s]). A solicitação  de trancamento parcial deve ser feita pelo Portal do Aluno, no período indicado no Calendário Acadêmico. Os pedidos de trancamento parcial são analisados pela Coordenação do PPGEM. Os pedidos de trancamento total deem ser encaminhados à coordenação do Programa, acompanhados da devida justificativa e comprovantes. Estes, são levados para avaliação do Conselho do Programa.

Matrícula em “Sem oferta de disciplina (SOD)”

Cabe ao aluno solicitar matrícula a cada período letivo, sendo que, não havendo disciplinas a serem cursadas,  deve solicitar matrícula em “SOD – Sem oferta de disciplina” ou outra que a substitua na mesma condição, conforme disponibilidade do programa. Esta modalidade deve ser utilizada para os casos em que número total de  créditos em disciplinas obrigatórias e optativas ainda não foi integralizado.

Matrícula em “Em elaboração de dissertação”

Após ter concluído toda a carga horária exigida de disciplinas obrigatórias (180 horas) e optativas (180 horas), o aluno que não deseja cursar mais disciplinas e quer apenas se dedicar à dissertação deve solicitar a matrícula “Em elaboração de dissertação”. Para tanto, no período de matrícula, o aluno deverá fazer a solicitação via portal do aluno.

Proficiência em língua inglesa

A comprovação de proficiência em língua inglesa é requisito obrigatório para a obtenção do título de mestre no PPGEM. Ao longo do curso, o aluno pode prestar o exame de proficiência na Unipampa ou em outras instituições reconhecidas. O comprovante de aprovação deve ser encaminhado para a Secretaria Acadêmica, junto ao Formulário de requerimento de proficiência em língua inglesa. A Secretaria Acadêmica encaminhará à Coordenação do Curso, para que dê anuência para o registro no histórico do aluno.

Informações sobre exames de proficiência na Unipampa: https://sites.unipampa.edu.br/prpg/proficiencia-em-lingua-inglesa/

Exame de Qualificação

Será considerado aprovado no Exame de Qualificação o aluno que tiver publicado (ou recebido formalmente o aceite para publicação) pelo menos um trabalho técnico em evento científico. O comprovante da publicação ou do aceite deve ser encaminhado ao professor orientador, que fará a avaliação e, em caso de deferimento, enviará para a Coordenação do PPGEM. A Coordenação dará anuência e remeterá à Secretaria, para registro no histórico do aluno.

Integralização curricular

Para integralizar o currículo do PPGEM e ser considerado apto para a defesa da dissertação, o aluno precisa:

  • ter obtido no mínimo 24 créditos (360 horas) em componentes curriculares, sendo: 12 créditos (180 horas) em componentes obrigatórias e 12 créditos (180 horas) em componentes optativas;
  • ter sido aprovado em exame de proficiência de língua inglesa;
  • ter publicado (ou recebido formalmente o aceite para publicação) pelo menos um trabalho técnico em evento científico (registrado no histórico como Exame de Qualificação).

Para verificar se esses requisitos foram cumpridos e estão devidamente registrados em seu histórico, o aluno deve conferir no Portal do Aluno seu histórico e também o Relatório de Integralização Curricular. O relatório vai mostrar o que já está pronto (Vencido) e o que falta cumprir (Não vencido). Em caso de dúvidas, consulte seu orientador ou a Secretaria Acadêmica.

Extensão/prorrogação de prazo para conclusão do mestrado:

As justificativas devidamente embasadas, e com anuência do seu orientador, devem ser encaminhadas por e- mail pelo aluno à Coordenação e levadas para apreciação pelo Conselho do Programa.  O prazo máximo para integralização poderá ser estendido por mais 6 meses, sendo que estas solicitações podem ser efetuadas no máximo 2 vezes para cada aluno.
As solicitações de extensão  devem ser encaminhadas à Coordenação com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência em relação ao prazo máximo de integralização.

Defesa de Dissertação e Diplomação:

Para iniciar o Processo de defesa, o aluno deve encaminhar a versão final da sua dissertação ao orientador. Após conferir a dissertação o Orientador deve encaminhar a versão final da  Dissertação para a coordenação do  ppgem@unipampa.edu.br e preencher o formulário de abertura do processo defesa (pode ser acessado em Formulário abertura de processo de defesa).

Para saber os procedimentos a serem adotados para a defesa de sua dissertação acesse este link.

Defesa:

Este documento estabelece as Normas para defesa de Dissertação no Mestrado Profissional em Engenharia Mineral.

Modelo a ser obrigatoriamente seguido para elaboração do documento do texto da dissertação.

Modelo para as apresentações das defesas.

Plano de Estudos:

Em período previsto no calendário acadêmico, o aluno deverá elaborar ou atualizar um Plano de estudos, contendo as etapas cumpridas e ainda necessárias para conclusão do curso. O plano deverá ser enviado (em formato .pdf) para a coordenação do programa (ppgem@unipampa.edu.br), com cópia para a secretaria (posgrad.cacapava@unipampa.edu.br) e orientador.