Linhas de pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

Linhas de pesquisa

Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração
Esta linha de pesquisa busca capacitar seus egressos a atuar em gestão ambiental, com foco nos aspectos principais que compõem o tripé básico de uma empresa sustentável, ou seja, (i) economicamente viável, (ii) social e culturalmente aceito e (iii) ambientalmente correto, junto às mineradoras, ou no campo da docência e/ou pesquisa aplicada em centros especializados (universidades, instituições estaduais e/ou federais).

Planejamento Mineiro
O planejamento mineiro compreende um conjunto de tarefas que visam o aproveitamento racional dos recursos minerais, envolvendo a otimização da recuperação do bem mineral útil, em função da maximização do lucro. A partir dos dados e informações obtidos na etapa de prospecção mineral, a avaliação qualitativa e quantitativa do depósito é realizada, com a definição das massas e teores envolvidos, bem como os recursos categorizados em função do nível de certeza e conhecimento geológico; segue-se a análise técnica e econômica da viabilidade do depósito mineral, sendo o conjunto destas informações a base para o planejamento e projeto de qualquer empreendimento mineiro. O planejamento mineiro envolve um processo complexo que depende, além dos aspectos técnicos, da localização, da experiência em gerenciamento de mina, das condições econômicas e da legislação. As etapas normalmente integrantes da fase de planejamento envolvem a escolha ou definição do método de lavra, as especificações de equipamentos e dimensionamento de frotas, o ciclo de lavra e suas operações unitárias, o layout das cavas a céu aberto ou blocos e painéis subterrâneos, definição das taxas de produção, custos operacionais e de investimento e, inclusive, a desmobilização e previsão de atividades relacionadas com o fechamento da mina. Neste sentido, esta linha de pesquisa pretende abranger dois públicos distintos: (i) profissionais que vierem a se instalar na região, em função de diversas minas já em processo de licenciamento ou de instalação e (ii) egressos dos cursos de Tecnologia em Mineração, Geologia e Geofísica, da Unipampa, bem como de outras áreas correlatas de outras Instituições.
Prospecção Mineral
A prospecção e a pesquisa mineral são atividades fundamentais para a implantação de qualquer empreendimento mineiro, pois tratam da execução dos trabalhos necessários à definição da jazida mineral, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico. Neste sentido, esta Linha de Pesquisa é considerada estratégica já que a região faz parte dos principais pontos de interesse geológicos do Brasil e citada como uma das prioritárias para investimento em pesquisa e prospecção mineral, tendo o município de Caçapava do Sul acompanhado a instalação de diversas empresas de prospecção mineral (Mining Ventures Brasil, Amarillo Mineração do Brasil Ltda, Votorantim, etc), realizando pesquisas para cobre, ouro, zinco, prata e chumbo na região do município e proximidades. Além disso, tanto os egressos dos cursos de Tecnologia em Mineração, Geologia e Geofísica da Unipampa, quanto de outras Universidades, que dispõe de componentes curriculares de graduação vinculados a esta área, poderão continuar seus estudos em nível de Pós-Graduação.