Corpo docente | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

Corpo docente

Segue abaixo a relação dos docentes credenciados junto ao PPGEM. Tanto os docentes permanente quanto os colaboradores compartilham a responsabilidade de orientação dos alunos regularmente matriculados.

Para aqueles que pretendem ingressar no Programa, recomenda-se acessar o Currículo Lattes de cada docente, verificar seu perfil e sua produção e contatá-lo, caso coincida com sua área de interesse, para verificar a sua disponibilidade de orientação!

Docentes permanentes:

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise de Bacias Sedimentares atuando com análise de proveniência sedimentar, estratigrafia e geologia estrutural. A pesquisa está focada atualmente na integração de dados estruturais e estratigráficos em modelos 3D utilizando algoritmos de modelagem implícita com aprendizagem de máquina (inteligência artificial). As informações utilizadas são derivadas principalmente da análise de modelos virtuais de afloramentos, informações estruturais e estratigráficas obtidas em campo, perfis de fácies e geofísicos, dados sísmicos e GPR 2D e 3D, entre outros.

    • Luciana Arnt Abichequer (lucianaabichequer@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/5420619770517325
      Doutora em Engenharia, atua principalmente nas áreas de modelamento geológico, dimensionamento de frotas, planejamento mineiro, design e otimização de cavas e geoestatística.
    • Luis Eduardo de Souza  (luissouza@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/7470620934641526
      Tem experiência e atuação na área de avaliação e classificação de depósitos minerais, modelamento geológico e geoestatística, além de impactos ambientais relacionados com desmonte de rochas com explosivos.
    • Marcus Vinicius Aparecido Gomes de Lima (marcuslima@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/9873144587831839
      Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente com métodos sísmicos aplicados ao estudo da estrutura da crosta continental, em desenvolvimento e execução de experimentos de refração sísmica profunda.
    • Maria Alejandra Liendo  (alejandra.liendo@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/2328292247686759
      Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em caracterização de materiais nanoestruturados, atuando em pesquisa nas seguintes áreas: remoção de íons em solução aquosa, caraterização de nanopartículas de ferro e extração com fluido supercrítico.
    • Mario Jesus Tomas Rosales (mariorosales@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/4425980586216657
      Tem experiência profissional na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: rochas alcalinas, mapeamento geológico-geofísico, prospecção mineral, modelagem geofísica, propriedades físicas das rochas, geofísica aplicada ao estudo de recursos hídricos, métodos geofísicos potenciais de prospecção (gravimetria e magnetometria), métodos geoelétricos de prospecção mineral, métodos radiométricos de prospecção mineral, inversão de dados geofísicos, processamento e integração de dados geofísicos aéreos e terrestres.

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), cursou especialização em Engenharia Ambiental, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, com ênfase em simulação de processos de pirólise de biomassa, fenômenos de transporte em meios porosos, análise ambiental de processos industriais e energéticos, atuando especificamente nos seguintes temas: secagem de produtos vegetais e extração de princípios ativos, inventário de poluentes e avaliação do ciclo de vida (ACV). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, atuando nos cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral – PPGEM orientando em nível de Mestrado. É membro da Comissão de Avaliadores de Curso de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/INEP/MEC). Integra o grupo de pesquisa Monitoramento e Planejamento Ambiental (UFSM). Foi Coordenador Pró-Tempore institucional da UAB e atualmente é Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação e Acreditação da Pró-reitora de Graduação da UNIPAMPA. 

    • Régis Sebben Paranhos  (regisparanhos@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/9554511794614148
      Tem experiência profissional nas áreas de Engenharia de Minas e Civil, especialmente em mineração de carvão, estruturas de concreto e produção de agregados para a construção civil, além da reciclagem de materiais de construção e demolição.
    • Thiago Henrique Lugokenski (thiagolugokenski@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/4211206301954369
      Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica), com trabalhos nas áreas de bioquímica e toxicologia de pesticidas, e modelagem molecular de sistemas biológicos.
    • Vicente Guilherme Lopes (vicentelopes@unipampa.edu.br)
      http://lattes.cnpq.br/2132033120487705
      Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição florestal, ciclagem de nutrientes, inventários de biomassa, silvicultura, avaliação do sistema radicular e sustentabilidade ambiental, além de avaliação e recuperação de áreas degradadas.